motorização Eco-G
A Renault e o GPL
A dupla carburação gasolina e GPL (Gás de Petróleo Liquefeito) é uma solução prática, económica e mais ecológica do que a dos automóveis a gasolina clássicos.
A tecnologia Eco-G está disponível na Renault nos modelos Clio e Captur.
* caso o valor do negócio seja de até 37 500 €
**em função da versão e das opções
Os automóveis Eco-G possuem 2 depósitos (gasolina e GPL) utilizados em
alternância,que poderá ser automática ou gerida manualmente.
automático
Este modo significa que o automóvel arrancará, sistematicamente, através do depósito a gasolina e alternará entre os dois depósitos rotativamente, privilegiando sempre o depósito mais cheio.
manual
Neste modo compete ao condutor escolher qual o depósito e em que momentos deseja alternar entre um e outro, graças ao comutador disponível para o efeito. A escolha do condutor será, por defeito, a escolha das próximas utilizações, até que este as modifique.
Graças aos inúmeros progressos realizados, a condução em carburação dupla gasolina/GPL é mais suave e não se verifica um menor desempenho do motor.
Podemos mesmo afirmar que a motorização GPL oferece agora um binário superior ao da motorização a gasolina.
Em Portugal existem cerca de 395* bombas de abastecimento GPL à disposição. Pode encontrá-los em sites como a https://precocombustiveis.pt/ ou ainda MyGPL.eu para preparar melhor a sua viagem.
Se não encontrar nenhum posto com GPL nas proximidades, não se preocupe: pode circular apenas com gasolina, tal como um automóvel térmico clássico.
Nota: o depósito a gasolina será usado sistematicamente no arranque, pelo que não pode estar vazio!
*Dados de julho de 2024.
É bom saber que existem cerca de 395* postos de abastecimento GPL em Portugal. Se não encontrar nenhum posto com GPL nas proximidades, não se preocupe: pode circular apenas com gasolina, tal como um automóvel térmico clássico. Lembre-se que o depósito de gasolina será usado aquando do arranque, pelo que não pode estar vazio!
*Dados de julho de 2024.
A manutenção de um automóvel Eco-G não é mais complicada do que a de um automóvel clássico: os intervalos são os mesmos.
Como qualquer automóvel « específico », a manutenção deve ser confiada a profissionais formados na manutenção e reparação de automóveis com carburação dupla. A título de exemplo, a revisão de um automóvel Eco-G deve ser efetuada a cada 20 000 a 30 000km, como um automóvel a gasolina tradicional. Deve respeitar a frequência indicada no caderno de manutenção para assegurar o bom funcionamento do seu automóvel.
Embora os automóveis Renault Eco-G disponham de um depósito suplementar dedicado ao GPL, o seu espaço interior mantém-se inalterado e o seu preço é semelhante ao de um automóvel convencional a gasolina, pelo que os seus hábitos permanecem os mesmos.
as vantagens de um automóvel GPL
Graças aos dois depósitos, a autonomia de um automóvel Eco-G é maior do que a de um automóvel a gasolina.
Os abastecimentos são menos frequentes e mais económicos, já que o GPL é 45% mais económico* do que o diesel e 50% mais económico do que a gasolina*.
Ecologicamente, um automóvel Eco-G emite até menos 10% de CO2 e 10 vezes menos de NOx** do que um diesel.
compra e utilização
Ainda que os automóveis Eco-G estejam equipados com dois depósitos dedicados à carburação dupla, não são mais caros no momento da compra.
São também mais económicos na utilização, sendo o GPL mais barato. Propõem também um equilíbrio ecológico mais amigo do ambiente e uma maior autonomia.
*com base nos preços médios válidos a 25/08/2024, fonte: https://precoscombustiveis.dgeg.gov.pt/
**emissões de óxidos de azoto resultantes da combustão dos combustíveis fósseis
descobrir também