O Grupo Renault esforça-se permanentemente por respeitar os regulamentos relativos à proteção dos dados de caráter pessoal (doravante «dados pessoais») e coloca esta preocupação no centro da sua ética, tal como é descrito na Política do Grupo para a proteção de dados pessoais e que pode ser consultada no endereço https://group.renault.com/nos-engagements/le-groupe-renault-et-vos-donnees-personnelles/
De facto, o Grupo Renault considera que a proteção dos dados pessoais é essencial para construir uma relação de confiança com os seus clientes. Neste sentido, pretende assegurar a máxima transparência no tratamento dos dados pessoais que os seus clientes lhe fornecem ou que recolhe através dos vários contactos que os clientes podem ter com o Grupo Renault.
O objetivo da presente política consiste em informar, detalhadamente, sobre as condições de tratamento dos seus dados pessoais pelo Grupo Renault, bem como os direitos e as possibilidades de que dispõe para controlar os seus dados pessoais e proteger a sua privacidade.
Nesta política encontrará informação sobre:
O Grupo Renault é um grupo internacional:
Além disso, o Grupo Renault apoia-se numa rede de distribuidores autorizados para vender os veículos das suas marcas, bem como produtos e serviços associados.
As empresas do Grupo Renault e/ou a sua rede de distribuidores podem ter necessidade de recolher e tratar dados pessoais que lhe dizem respeito. A responsabilidade de cada uma destas entidades no tratamento dos seus dados pessoais varia consoante a empresa do Grupo ou a rede de distribuidores e/ou reparadores com quem partilhou os seus dados pessoais e em função da participação destes nos vários serviços ou produtos fornecidos. Para efeitos deste documento, as expressões «nós» ou «Renault» referem-se à Renault SAS, Renault Portugal e à rede de concessionários e/ou reparadores da Renault em Portugal.
De uma maneira geral, são corresponsáveis pelo tratamento de acordo com a legislação aplicável em matéria de dados pessoais:
Em determinadas situações, as empresas Renault SAS e Renault Portugal S.A. podem igualmente tratar os seus dados pessoais na qualidade de responsáveis independentes pelo tratamento.
Renault SAS: 122-122 bis avenue du Général Leclerc - 92 100 Boulogne-Billancourt (França). As informações de contacto do responsável da proteção de dados são as seguintes: Renault SAS, Direção Serviços Jurídicos – Delegado de Proteção de Dados, para o endereço postal indicado acima ou por e-mail para dpo@renault.com.
Os «dados pessoais» referem-se a qualquer informação que permita identificá-lo direta (como o seu nome) ou indiretamente (por exemplo, utilizando um número de cliente exclusivo).
Em termos gerais, comprometemo-nos a recolher apenas os dados pessoais que são pertinentes e adequados a cada uma das finalidades para as quais tratamos os seus dados pessoais.
Os dados pessoais que recolhemos dependem da nossa interação consigo e podem incluir informações relativas:
A este respeito, os dados indispensáveis para responder às suas solicitações ou necessários à formalização de um contrato ou ao cumprimento de uma obrigação legal estão assinalados nos formulários de recolha (indicando a respetiva obrigatoriedade através da utilização de asteriscos*). Se desejar não fornecer os dados obrigatórios, é provável que não possamos tratar o seu pedido ou fornecer os serviços relevantes. As outras informações destinam-se a conhecê-lo melhor, particularmente para lhe enviar mensagens publicitárias personalizadas. Por conseguinte, estas informações são de caráter facultativo.
Convidamo-lo a manter-nos regularmente informados por escrito de quaisquer alterações aos seus dados pessoais.
Os produtos e serviços que oferecemos destinam-se a pessoas maiores de idade. Por conseguinte, não efetuamos qualquer tratamento específico de dados pessoais de menores de idade.
Fornecemos-lhe explicações sobre o contexto de recolha dos seus dados, as finalidades para as quais os tratamos e o período durante o qual os conservamos.
Recolhemos os seus dados pessoais, nomeadamente, quando:
Também podemos obter informações adicionais sobre si através de outras empresas do nosso Grupo ou de parceiros, com o seu consentimento quando tal seja legalmente exigido.
No âmbito das nossas relações e consoante o contexto em que os seus dados pessoais sejam recolhidos, podemos ter de utilizar os seus dados para:
A – Gerir as nossas primeiras interações
B – Gerir a nossa relação comercial
C – Gerir os serviços fornecidos pelo seu veículo conectado e aplicações integradas a bordo
D – Realizar estudos e análises, nomeadamente para avaliar o nosso desempenho, a qualidade dos nossos produtos e serviços e para melhorar continuamente os mesmos
E – Gerir as nossas operações de marketing
Seguimento das visitas aos nossos websites ou aplicações móveis e gestão do respetivo funcionamento e segurança |
Este tratamento baseia-se no seu consentimento dos cookies depositados/lidos no seu terminal (consulte a nossa política de cookies https://www.renault.pt/cookies.html) e no nosso legítimo interesse (em fornecer-lhe websites e aplicações seguros) |
Pedidos de informação, de estimativas/ orçamentos, de test drive (e, eventualmente, cobrança de coima(s) relacionada(s) com este test drive), etc. |
Este tratamento é justificado pela relação pré-contratual resultante da sua solicitação ou das nossas obrigações legais (colaboração com as autoridades para a cobrança de eventuais coimas que surjam como consequência de uma infração) |
Navegação e interação com a nossa página de fans no Facebook |
Este tratamento é justificado pela sua relação contratual enquanto utilizador do Facebook. Neste contexto, a Renault Portugal, S.A. e o Facebook são responsáveis conjuntos pelo tratamento dos dados |
Chamamos a sua atenção para o facto de o Facebook realizar um relatório de atividade e estatísticas de forma anónima a partir de visitas à «página de fans» com o fim de gestão da promoção da atividade da Renault, podendo igualmente utilizá-los para melhorar o sistema de publicidade do Facebook. Para mais informações relativas aos tratamentos de dados pessoais realizados pelo Facebook, por favor consulte a política de privacidade desta rede social acessível no seguinte endereço: https://www.facebook.com/about/privacy.
Finalidades | Fundamento Jurídico |
---|---|
A gestão da encomenda do seu veículo (e, nomeadamente, o respetivo seguimento, desde a fabricação até à entrega), o seu pedido de matrícula, os seus contratos (de manutenção, extensão de garantia, serviços conectados), as suas reparações, a sua garantia (nomeadamente, incluindo as suas reclamações), a assistência na estrada… |
Este tratamento é justificado pela execução do contrato que celebrou connosco. |
A gestão das suas contas de utilizador e meios de autenticação |
Este tratamento é justificado pela execução do contrato que celebrou connosco. |
A gestão da sua participação em fóruns e comunidades |
Este tratamento baseia-se no seu consentimento. |
A gestão das suas reclamações |
Este tratamento baseia-se no nosso legítimo interesse (na prevenção ou exercício dos nossos direitos em ações judiciais) |
Responder aos seus eventuais pedidos de exercício de direitos relacionados com os seus dados pessoais (consulte a secção «quais são os seus direitos») |
Este tratamento baseia-se nas nossas obrigações legais e pode exigir a verificação da sua identidade |
A gestão dos nossos inquéritos de satisfação, a gestão e a resposta aos seus comentários, a fim de melhorar o nível de satisfação do cliente e dos nossos produtos e serviços |
Este tratamento baseia-se no nosso legítimo interesse (em melhorar os nossos produtos e serviços) |
Gestão da nossa base de dados consolidada de clientes e potenciais clientes |
Este tratamento baseia-se no nosso legítimo interesse (com o objetivo de manter uma visão atualizada e consolidada dos dados) |
A gestão da relação com o seu veículo, em particular, as várias operações realizadas no seu veículo |
Este tratamento baseia-se no nosso legítimo interesse (no seguimento da qualidade dos nossos produtos) |
Realização de campanhas de recolha para seguimento da qualidade dos nossos veículos |
Este tratamento baseia-se nas nossas obrigações legais (legislação relativa a produtos defeituosos) e no nosso legítimo interesse (em assegurar a qualidade dos nossos produtos) |
*Informamos que a sua privacidade foi tomada em consideração e que, neste sentido, realizámos os juízos de ponderação adequados a fim de garantir que os seus interesses, direitos e liberdades fundamentais prevalecem sobre os nossos antes de aplicar o nosso interesse legítimo como base da licitude para os fins mencionados na presente secção. Se não estiver de acordo com algum dos tratamentos realizados no interesse legítimo da RENAULT, pode opor-se seguindo os passos descritos na secção “Como exercer os seus direitos”.
Quando contactar o nosso serviço de apoio ao cliente, o nosso objetivo é responder o melhor possível aos seus pedidos. Para melhorar a qualidade dos nossos serviços, formar e avaliar os nossos colaboradores, as suas chamadas poderão ser gravadas. Todavia, poderá opor-se a esta gravação a qualquer momento e sem que seja necessária justificação para tal oposição.
Finalidades | Fundamento Jurídico |
---|---|
Ativar e fornecer os seus serviços conectados e aplicações incorporadas, gerir as suas contas e contratos associados. |
Este processamento é justificado pela execução do contrato que celebrou connosco. |
Melhorar e desenvolver os nossos produtos e serviços, e os dos nossos parceiros. |
Este processamento baseia-se no seu consentimento |
Cumprir as nossas obrigações legais e/ou regulamentares. |
Este tratamento justifica-se pelas nossas obrigações legais e/ou regulamentares, resultantes de disposições nacionais ou comunitárias. |
Garantir a cibersegurança dos nossos sistemas. |
Este processamento é justificado pelo nosso interesse legítimo (fornecer-lhe sistemas seguros). |
1. Serviços conectados e aplicações incorporadas
Para usufruir de uma experiência de condução única, subscreveu serviços inovadores oferecidos pela Renault que requerem a recolha dos seus dados pessoais. Estes serviços estão disponíveis na aplicação My Renault e/ou no ecrã multimédia do seu veículo e podem variar em função do seu perfil, modelo, versão, características do veículo e do país em causa.
Para obter mais informações sobre os dados processados, a justificação para o processamento e o período de conservação para cada serviço conectado específico, visite nossa página dedicada aos Serviços Conectados: https://www.renault.pt/renault-connect/dados-servicos-conectados.html.
Tenha em atenção que a prestação de determinados serviços conectados exige a recolha de dados de localização (por exemplo, o serviço "Localização do Veículo"). Neste contexto, a Renault atribui grande importância à confidencialidade e à segurança dos referidos dados de localização.
Além disso, quando o tratamento de dados de localização se baseia no consentimento (por exemplo, no âmbito da melhoria dos produtos e serviços da Renault e/ou dos seus parceiros), o seu consentimento é especificamente solicitado a partir do ecrã multimédia do veículo e/ou da aplicação My Renault. Pode decidir retirar o seu consentimento para a recolha destes dados, no entanto, chamamos a sua atenção para o facto de que poderá deixar de poder beneficiar, total ou parcialmente, dos seus serviços conectados.
Ademais, alguns serviços conectados (ou aplicações incorporadas) que tenha subscrito exigem a utilização de serviços oferecidos pelo Google.
Consoante o modelo, a versão e as características do veículo, bem como o país em causa, o utilizador pode ter a possibilidade de utilizar os packs "Navegação" e/ou "Infotainment".
O Pack de Navegação dá acesso à aplicação Google Maps para navegação a partir do ecrã central openR do veículo e no painel de bordo, bem como à aplicação Google Assistant, que permite acionar a navegação, as funções do veículo ou obter informações sem tirar os olhos da estrada. Este pack permite também que as aplicações sejam descarregadas do Google Play a partir do ecrã central do link openR do veículo.
O Pack Infotainment Pack permite-lhe utilizar aplicações descarregadas do Google Play (aplicações multimédia, streaming de áudio, etc.) a partir do ecrã central openR do veículo.
Pode obter mais informações sobre o tratamento dos seus dados pessoais pela Google consultando a sua política de privacidade disponível no seguinte endereço: https://policies.google.com/privacy?hl=pt.
Finalmente, tenha em atenção que, quando um dos seus serviços conectados expirar, enviar-lhe-emos mensagens no ecrã do seu veículo e/ou da sua conta My Renault para o notificar e sugerir-lhe a renovação, se necessário.
2. Melhoria e desenvolvimento de produtos e/ou serviços
Os seus dados também podem ser recolhidos para melhorar e desenvolver os produtos e serviços da Renault e dos nossos parceiros. Esta recolha permite à Renault renovar as suas ofertas para que possa beneficiar de novos produtos e desenvolvimentos tecnológicos no setor automóvel. Os dados recolhidos, com base no seu consentimento, incluem dados de localização, técnicos e de utilização do veículo.
Estes dados, quando tratados, estão sujeitos a medidas técnicas adequadas (como a pseudonimização e/ou a anonimização) e são conservados por um período de oito anos, com exceção dos dados de localização, que são conservados durante três anos.
Para proteger a sua privacidade, tornámos os seus dados anónimos na medida do possível, para que não possam ser novamente identificados.
No que diz respeito aos nossos parceiros em particular, os seus dados permitem-lhes contribuir ativamente para melhorar as infraestruturas rodoviária, o tráfego rodoviário e o desenvolvimento de serviços de mobilidade. Seguem-se as categorias de parceiros:
Para saber mais sobre nossos parceiros, consulte as informações abaixo:
3. Cumprimento das nossas obrigações legais e/ou regulamentares
Enquanto fabricante de automóveis, a Renault pode ser obrigada a recolher dados pessoais que lhe digam respeito no veículo que sejam estritamente necessários para alcançar os objetivos prosseguidos por textos legislativos e/ou regulamentares (eCall (Chamada de Emergência), OBFCM, EDR, LOM, ISA, etc.).
No que diz respeito ao regulamento europeu OBFCM (On Board Fuel Consumption Monitoring), é da responsabilidade da Renault recolher dados técnicos e de utilização destes veículos para os comunicar às autoridades europeias competentes. No entanto, se for o proprietário do veículo, pode opor-se à recolha de dados, consultando a secção 5 "Quais são os seus direitos?" da nossa Política.
4. Ativar e suspender os seus serviços
As informações sobre a ativação e suspensão dos seus serviços e a partilha dos seus sados estão disponíveis aqui.
Pode alterar as suas preferências e definições de privacidade a este respeito.
Estamos empenhados em respeitar a sua privacidade, mas lembramos que é da sua responsabilidade informar qualquer outro utilizador ou comprador do veículo sobre as condições em que os seus dados são processados pela Renault.
A realização de estudos e análises tem o objetivo de medir o nosso desempenho, avaliar a qualidade dos nossos produtos e serviços e o nível da satisfação cliente, e melhorá-los de forma contínua.
Chamamos a sua atenção para o uso que fazemos dos seus dados pessoais para medir as suas interações em redes sociais e outros sites de acesso público por meio de serviços de terceiros (Brandwatch: https://www.brandwatch.com/legal/user-privacy-policy/ , SprinklR: https://www.sprinklr.com/privacy/). Esses serviços permitem-nos visualizar as suas avaliações online sobre as nossas marcas, produtos e vários tópicos específicos relacionados. Esses dados também nos permitem conhecer e entender melhor as suas necessidades para que possamos otimizar as nossas decisões sobre as nossas estratégias e produtos. No entanto, esses dados jamais serão utilizados para campanhas de marketing.
Finalidades | Fundamento Jurídico |
---|---|
Solicitar a sua participação em estudos no âmbito do desenvolvimento de novos produtos e serviços, ou medir da nossa imagem de marca |
Este tratamento baseia-se no seu consentimento. |
Efetuar análises estatísticas com vista a medir o nosso desempenho comercial, nomeadamente a eficácia das nossas operações de marketing |
Este tratamento baseia-se no nosso interesse legítimo* (em medir do desempenho da nossa atividade) |
Pesquisa e desenvolvimento dos nossos produtos e serviços |
Este tratamento baseia-se no nosso interesse legítimo* (em melhorar os nossos produtos e serviços) |
Assegurar a qualidade dos nossos veículos e peças nomeadamente através de estudos de acidentologia e durabilidade |
Este tratamento baseia-se no nosso interesse legítimo* (em melhorar os nossos produtos e serviços) |
Realizar análises para melhorar o nível de satisfação dos nossos clientes |
Este tratamento baseia-se no nosso interesse legítimo* (em melhorar os nossos produtos e serviços) |
Realizar análises para medir e otimizar o nosso desempenho operacional e financeiro |
Este tratamento baseia-se no nosso interesse legítimo* (em melhorar o desempenho da nossa atividade) |
* Informamos que a sua privacidade foi tomada em consideração e que, neste sentido, realizámos os juízos de ponderação adequados a fim de garantir que os seus interesses, direitos e liberdades fundamentais prevalecem sobre os nossos antes de aplicar o nosso interesse legítimo como base da licitude para os fins mencionados na presente secção. Se não estiver de acordo com algum dos tratamentos realizados no interesse legítimo da Renault, pode opor-se seguindo os passos descritos na secção “Como exercer os seus direitos”.
Finalidades | Fundamento Jurídico |
---|---|
Envio de campanhas publicitárias (digitais ou não), de newsletters, |
Este tratamento baseia-se no seu consentimento e/ou no nosso interesse legítimo* (para receber informações e conteúdos pertinentes) |
Concursos, eventos e patrocínios, |
Este tratamento baseia-se na execução do contrato (na aceitação do regulamento) |
Nortear as campanhas publicitária online, personalização de conteúdos, |
Este tratamento baseia-se no nosso interesse legítimo em partilhar os seus dados com parceiros nossos de publicidade para exibirmos ofertas personalizadas, ou na sua aceitação dos cookies armazenados no seu terminal (por favor consulte a nossa política de cookies) |
Análise avançada para personalização do marketing (criação de perfis), otimização do desempenho das campanhas de media e melhoria do conhecimento dos nossos clientes e do nosso mercado |
Este tratamento baseia-se no nosso interesse legítimo* (para melhor conhecer os comportamentos dos nossos clientes e potenciais clientes e/ou para fornecer-lhes conteúdos pertinentes) |
* Informamos que a sua privacidade foi tomada em consideração e que, neste sentido, realizámos os juízos de ponderação adequados a fim de garantir que os seus interesses, direitos e liberdades fundamentais prevalecem sobre os nossos antes de aplicar o nosso interesse legítimo como base da licitude para os fins mencionados na presente secção. Se não estiver de acordo com algum dos tratamentos realizados no interesse legítimo da Renault, pode opor-se seguindo os passos descritos na secção “Como exercer os seus direitos”.
Que operações realizamos como parte do nosso marketing?
As nossas operações de marketing permitem-nos:
Relembramos que apenas recolhemos e analisamos os seus dados para publicidade personalizada se tiver aceite a colocação de um ou mais dos cookies correspondentes, que se encontram descritos na nossa política de cookies e que em qualquer momento pode geri-los na nossa ferramenta dedicada clicando no link GERIR COOKIES. Nos casos em que analisamos apenas as nossas campanhas de media online, sem personalizar a publicidade, não recolhemos os seus dados por meio de cookies, mas diretamente através de si e/ou dos nossos parceiros.
Além disso, enviamos-lhe anúncios apenas se tiver expressamente consentido em recebê-los (por exemplo, assinalando uma caixa num formulário de contacto ao criar a sua conta de utilizador MyRenault, etc.).
De onde vêm os dados que tratamos no âmbito de operações de marketing?
Para gerir as nossas operações de marketing e, nomeadamente, personalizar a publicidade e os conteúdos que lhe mostramos, analisamos os seus dados a partir de múltiplas fontes de dados e utilizando ferramentas informáticas dedicadas.
As nossas análises baseiam-se nos dados que nos são fornecidos diretamente pelos nossos clientes e potenciais clientes (por exemplo, ao comprar um veículo num concessionário do Grupo Renault, ao inscrever-se para um test drive no nosso website, ou através de dados relativos à navegação nos nossos websites e ao uso das nossas aplicações móveis) e pelos nossos parceiros (por exemplo, os seus dados de navegação no site do Facebook).
Os dados fornecidos pelos nossos parceiros são dados recolhidos através da colocação de cookies que o utilizador autorizou. Esses dados que utilizamos podem incluir, dependendo das ferramentas: dados de identificação (nome, detalhes de contato, coordenadas), identificadores técnicos (endereço IP do seu terminal, identificadores técnicos atribuídos ao seu terminal pelo Grupo Renault ou por intermédio dos nossos parceiros) e dados de navegação e de conexão (páginas visualizadas, sites visitados, número de cliques).
Que ferramentas nos permitem realizar essas operações?
Usamos várias ferramentas para gerir as operações de marketing elencadas acima.
Os dados que utilizamos para gerir as nossas operações de marketing são analisados através das nossas próprias ferramentas e bases de dados internas e em ferramentas desenvolvidas pelos nossos parceiros (como o Facebook ou a Google) e/ou subcontratados.
Nessas ferramentas, conservamos geralmente os dados recolhidos dos cookies por um período máximo de 25 meses. No entanto, algumas dessas ferramentas não retêm nenhum dado após a conclusão do tratamento dos dados.
Como oferecemos conteúdos e ofertas online personalizados?
Podemos usar essas ferramentas para criação de perfis, ou seja, avaliar as preferências dos nossos clientes, de acordo com a legislação aplicável. Acreditamos que é do nosso interesse legítimo compreender as preferências dos nossos clientes e potenciais clientes, de forma a fornecer-lhes conteúdos de acordo com as suas necessidades ou desejos.
Por exemplo, a criação de perfis pode-nos levar a exibir anúncios sobre um segmento automóvel da sua preferência (um SUV em vez de um carro urbano ou vice-versa). A criação de perfis também nos permite evitar o envio de ofertas promocionais se entendermos que elas não correspondem aos seus interesses, ou limitar o número de vezes que o mesmo anúncio lhe é apresentado.
Para entender como tratamos os seus dados na prática, elencamos abaixo alguns exemplos:
1) Está à procura de um veículo elétrico e visita www.renault.pt para conhecer os veículos vendidos pela marca.
Ao aceder a www.renault.pt, aceita todos os cookies através do banner de gestão de cookies. De seguida clica em determinados veículos elétricos que lhe interessam para obter mais informações acerca desses veículos.
Alguns dias depois, enquanto navega na Internet, um anúncio do Grupo Renault para o Mégane e-Tech é exibido na página web em que está. Clica nele e é redirecionado para a página de apresentação do veículo.
O Grupo Renault pôde exibir este anúncio sobre um veículo que pode gostar por intermédio dos cookies que permitiu que fossem utilizados no seu terminal. O Grupo Renault pôde assim identificar o seu interesse por veículos elétricos e pôde lançar uma campanha personalizada para adaptar a publicidade que lhe é apresentada.
2) Depois de ter lido a descrição detalhada do Mégane e-Tech, decide marcar um test drive num concessionário. Após o seu test drive, decide comprar o Mégane e-Tech. Ao assinar o contrato de compra do veículo, dá o seu consentimento por escrito para receber informações promocionais. Alguns dias após a compra, entra no Facebook e vê um anúncio de acessórios para proteger e otimizar o seu veículo híbrido. Clica no anúncio e chega a uma página do website da Renault listando todos os acessórios que lhe podem interessar, bem como as suas características.
Ao dar o seu consentimento para receber anúncios por e-mail aquando da compra do veículo, conseguimos associar os seus dados pessoais (nomeadamente o seu endereço de e-mail e a sua compra de um veículo híbrido) aos seus dados de navegação (que nos ajudam a entender as suas preferências, desde que tenha aceite a utilização de cookies) para lhe oferecer produtos úteis e suscetíveis de lhe interessar. Passa, então, a receber por e-mail apenas anúncios que identificámos como mais coerentes com o seu perfil e evita anúncios menos pertinentes.
Para saber mais:
Sobre o papel dos nossos parceiros no tratamento dos seus dados:
Temos um contrato com cada um dos nossos parceiros que estabelece as nossas respetivas obrigações e responsabilidades no tratamento dos seus dados pessoais de acordo com os requisitos legais aplicáveis.
Ao abrigo destes contratos, nós e os nossos parceiros temos funções e responsabilidades diferentes no tratamento dos seus dados:
Sobre os parceiros do Grupo Renault e as suas políticas de proteção de dados:
Para obter mais informações sobre como as empresas da Meta (por exemplo, o Facebook) tratam os seus dados, incluindo a base legal e como exercer os seus direitos junto da Meta, consulte a política de privacidade da Meta através do seguinte endereço: https://www.facebook.com/privacy/policy
Para obter mais informações sobre como as empresas do Google tratam os seus dados, consulte a política de privacidade da Google em: https://policies.google.com/privacy
Para saber mais sobre outros parceiros do Grupo Renault, pode consultar a lista desses parceiros na nossa política de cookies e consultar as políticas de privacidade desses parceiros acessíveis nos sites respetivos.
De acordo com a legislação aplicável, comprometemo-nos a não conservar os seus dados pessoais para além do tempo necessário para a prossecução das finalidades para as quais os recolhemos, para responder às suas necessidades ou para cumprir as nossas obrigações legais.
Para determinar o prazo de conservação dos seus dados pessoais utilizamos os seguintes critérios:
Quando já não tivermos necessidade de utilizar os seus dados pessoais, estes serão eliminados dos nossos sistemas e dos nossos registos ou anonimizados, de modo que não seja possível identificá-lo. No entanto, poderemos ter de conservar, em arquivo, alguns dos seus dados pessoais, de modo a podermos responder a eventuais ações judiciais, até ao termo do prazo de prescrição previsto pela legislação aplicáveis.
No seio do Grupo Renault e dos membros da sua rede, asseguramo-nos de que apenas as pessoas devidamente habilitadas a tratar dos seus dados pessoais em virtude das suas funções e deveres estão autorizadas a fazê-lo.
Podemos partilhar os seus dados pessoais com a Renault SAS. Podemos também ter de partilhar os seus dados pessoais com outras empresas do Grupo Renault, como a Renault MAI, responsável pelas atividades de mobilidade (como o car sharing), ou com filiais que prestam serviços financeiros, como a RCI Banque SA (em Portugal RCI Banque Sucursal em Portugal), depois de obtido o seu consentimento quando tal seja exigido pela legislação aplicável. Estas entidades podem agir como responsáveis pelo tratamento, de acordo com as respetivas políticas de proteção de dados pessoais, ou como prestadores de serviços, para desempenhar tarefas de acordo com as nossas instruções.
Para o tratamento integral ou parcial dos seus dados pessoais, recorremos a prestadores de serviços de confiança, que atuam como subcontratantes de acordo com as nossas instruções e em nosso nome, nomeadamente para:
Para todos estes acessos aos seus dados, comprometemo-nos a trabalhar apenas com empresas de confiança e a assegurar a licitude destas relações (através da celebração de contratos, realização de auditorias, garantias e testes de segurança, etc.).
Em alguns casos, podemos partilhar alguns dos seus dados pessoais com empresas parceiras que os utilizarão para as suas próprias finalidades. Neste caso, estes parceiros atuam como responsáveis pelo tratamento e as suas políticas de tratamento de dados pessoais são aplicáveis aos dados que são partilhados. Garantimos que solicitaremos o seu consentimento para esta partilha sempre que a legislação o exigir, assegurando, em qualquer caso, o seu direito de oposição.
Poderemos também oferecer-lhe a possibilidade de utilizar os seus dados de conexão às redes sociais. Informamos que, neste caso, partilhará connosco as informações do seu perfil. Os dados pessoais partilhados dependem da configuração da plataforma da rede social. Sublinhamos que deve ter em conta que as redes sociais têm as suas próprias políticas de privacidade.
Por último, é possível que tenhamos de partilhar os seus dados pessoais com terceiros para cumprimento de obrigações legais (como, por exemplo, a cobrança de coima que surja como consequência de uma infração rodoviária durante um test drive), decisão administrativa ou judicial.
5.1- Os seus direitos
Beneficia de vários direitos decorrentes da legislação relativa à proteção
de dados pessoais:
Direito de oposição ao tratamento dos seus dados pessoais por motivos relacionados com a sua situação particular e o direito de solicitar a limitação do tratamento dos seus dados pessoais nos casos em que tal esteja previsto na legislação aplicável.
Direito de oposição ao tratamento dos seus dados para fins de prospeção comercial: pode solicitar, a qualquer momento, deixar de receber as nossas comunicações relativas a ofertas comerciais, notícias e eventos. Este direito pode ser exercido através da hiperligação de cancelamento da subscrição incluído em cada comunicação eletrónica. Também se poderá opor a ser objeto de um tratamento de elaboração de um perfil.
Direito de retirar o seu consentimento a qualquer momento, para os fins para os quais o mesmo foi obtido.
Direito à informação: tem o direito de obter informações claras, transparentes e compreensíveis sobre a forma como utilizamos os seus dados pessoais (incluindo que dados são utilizados, para que finalidades, etc.) e sobre os seus direitos. Esta política é disso exemplo.
Direito de acesso aos seus dados pessoais: tem o direito de obter informações relativas ao tratamento dos seus dados pessoais (nomeadamente, os dados que são utilizados, para que finalidades, etc.), bem como uma cópia dos mesmos.
Direito de retificação: tem o direito de solicitar a retificação dos seus dados se estiverem incorretos ou incompletos, apesar de nos esforçarmos continuamente por manter atualizada a informação que lhe diz respeito, o que nos permitirá cumprir com a nossa obrigação legal de manter atualizados os seus dados pessoais.
Direito de portabilidade dos seus dados pessoais, ou seja, em determinadas condições, o direito de receber os dados pessoais que nos forneceu num formato informático estruturado, correntemente utilizado, para que os possa transmitir a terceiros, se tal for tecnicamente possível.
Direito de apagamento (ou “direito a ser esquecido”): tem direito a que os seus dados sejam apagados ou eliminados. Este direito pode ser limitado no âmbito da nossa relação contratual (contrato em vigor) ou cumprimento de obrigações legais (nomeadamente, a prevenção ou o exercício dos nossos direitos em ações judiciais).
Direito a definir diretrizes, gerais ou específicas, relativamente a certas operações de tratamento para a conservação, apagamento e comunicação dos seus dados pessoais em caso de morte. Pode alterar ou eliminar estas instruções em qualquer altura. Pode informar-nos sobre estas diretrizes específicas, escrevendo para o endereço abaixo indicado.
Por último, dispõe do direito de apresentar uma reclamação junto da CNPD - Comissão Nacional de Proteção de Dados (https://www.cnpd.pt/), relativa ao tratamento dos seus dados pessoais. Agradecemos que, antes de efetuar qualquer reclamação, nos contacte, para que tentemos resolver o seu problema em conjunto.
5.2- Como exercer os seus direitos?
Pode atualizar os seus dados de contacto e gerir o seu consentimento para receber comunicações comerciais diretamente na sua conta de utilizador (MyRenault, etc.).
Para exercer quaisquer direitos em matéria de proteção de dados:
a) Para Renault Portugal S.A.: por correio, para o Encarregado de Proteção de Dados (DPO) – Lagoas Park, Edifício 15 – piso 2, 2740-262 Porto Salvo, ou por e-mail para dpo.portugal@renault.pt;
b) Para a Renault SAS através do formulário https://www.renault.fr/vos-droits.html ou, para o seguinte endereço postal - Renault SAS, Direction juridique – Délégué à la protection des données, 122-122 bis avenue du Général Leclerc 92100 Boulogne-Billancourt;
c) Para um estabelecimento da rede Renault. Neste caso, pode consultar os respetivos dados de contacto em www.renault.pt.
Poderá ter de fornecer certas informações ou documentos (cartão de cidadão, certificado de matrícula, etc.) para provar a sua identidade e/ou identificar dados do seu veículo.
Os seus dados pessoais estão armazenados em servidores seguros. Implementamos e exigimos dos nossos prestadores de serviços e parceiros, medidas de segurança e proteção de dados apropriadas, recorrendo às mais recentes tecnologias.
Quando o tratamento de um dado pessoal implica a sua transferência, asseguramos que essa transferência se processa segundo condições adequadas que garantam um nível suficiente de proteção, segurança e confidencialidade.
Ao criar uma conta digital, a inserção de uma palavra-passe que respeite os nossos padrões de segurança é obrigatória e faz parte da nossa política de privacidade. É da sua responsabilidade mantê-la secreta.
Na medida do possível, os seus dados são tratados no Espaço Económico Europeu (EEE). Todavia, dado que alguns dos nossos prestadores de serviços ou os seus subcontratados estão localizados em países fora do EEE, os seus dados são tratados nos respetivos países. Alguns destes países podem ter regulamentos sobre dados pessoais diferentes dos da União Europeia. Neste caso, prestamos especial atenção para garantir que esta transferência é efetuada em conformidade com os regulamentos aplicáveis e implementamos garantias que asseguram um nível de proteção da sua privacidade e dos seus direitos fundamentais equivalente ao oferecido pela União Europeia (nomeadamente, mediante a utilização de cláusulas contratuais-tipo da Comissão Europeia).
Ocasionalmente, poderemos ter de alterar a presente política. Sempre que tal seja necessário ou exigido, informá-lo-emos e/ou solicitaremos o seu consentimento. Convidamo-lo, portanto, a rever regularmente o conteúdo desta secção.
Última modificação deste documento: 5 de abril de 2023
Esta nova versão é uma revisão profunda da versão anterior. Pretende-se que seja mais acessível e mais completa. Aqui, encontrará todas as condições de utilização dos seus dados pessoais (em especial, a lista exaustiva das nossas finalidades). O tratamento dos seus dados pessoais com vista aos serviços conectados e às aplicações integradas a bordo está agora incluído nesta política. Fornecemos-lhe novas informações sobre a criação de perfis. A presente versão oferece igualmente mais transparência sobre os destinatários dos seus dados pessoais, quer no seio do nosso Grupo, quer fora dele.