os modelos equipados com a tecnologia
Renault E-Tech elétrico
modelos E-Tech elétricos
A tecnologia E-Tech elétrica é uma das respostas da Renault aos novos desafios da mobilidade. Um know-how com base em mais de 10 anos de experiência, tanto no desenvolvimento, como no acompanhamento no dia-a-dia, graças à nossa rede de concessionários.
Conduzir um modelo Renault E-Tech elétrico significa beneficiar de uma condução reativa, fluida, silenciosa e sem emissões nocivas ou de CO2.
Um automóvel equipado com a tecnologia Renault E-Tech elétrica não emite qualquer poluente* durante a sua utilização, o que lhe permite aceder às zonas com baixo nível de emissões.
* de acordo com a norma WLTP
Um «depósito cheio» 3 vezes mais económico do que um automóvel térmico, graças a um carregamento exclusivamente elétrico, num posto de carregamento público ou no domicílio. A manutenção é até 30 % mais económica, graças aos componentes mais duradouros.
Uma condução mais suave e mais reativa do que os automóveis térmicos. Os modelos Renault E-Tech oferecem um maior prazer de condução, graças à resposta do motor.
O automóvel elétrico é silencioso no arranque e durante a condução acima dos 30 km/h. Sem ruído nem vibração durante as suas viagens.
Os modelos Renault E-Tech são o fruto da nossa experiência na conceção de automóveis elétricos: desde 2012 e do lançamento do Renault Zoe, que afirmou o estatuto de precursor da condução elétrica da marca Renault.
O dia-a-dia ao volante de um automóvel elétrico é muito simples.
Encontre todas as respostas às perguntas mais frequentes, destinadas a facilitar a sua experiência de condução e a ajudá-lo na manutenção do seu Renault. Na nossa secção de FAQ e nas nossas páginas dedicadas, encontrará respostas simples para as suas perguntas sobre a autonomia, a bateria, as soluções e os tempos de carregamento.
As principais razões para passar para a condução elétrica:
A autonomia depende do tipo de bateria, mas também do motor elétrico a que esta está associada.
A bateria possui uma capacidade expressa em kWh, sendo esta comparável à capacidade de um depósito. O motor elétrico consome mais ou menos a capacidade da bateria, consoante o modelo do automóvel, a sua massa e as suas opções.
A autonomia também varia em função de outros fatores externos, como as condições da estrada, a velocidade, a temperatura ou, ainda, o estilo de condução.
Resultantes de inovações na investigação e desenvolvimento, os automóveis equipados com uma motorização Renault E-Tech elétrico beneficiam de tecnologias dedicadas à otimização da sua autonomia, como a bomba de calor ou pré-condicionamento da temperatura
do habitáculo.
A Renault propõe automóveis com diversos níveis de autonomia, conseguindo alcançar até 625 km (WLTP)*, de forma a adaptar-se às utilizações diárias
É bom saber:
O modo eco do seu automóvel adapta as diferentes configurações para lhe permitir ganhar mais autonomia.
A utilização da bomba de calor* também permite reduzir significativamente o seu consumo de energia necessária ao aquecimento do seu automóvel e, deste modo, preservar a autonomia do seu automóvel.
* consoante os modelos e as versões
O tempo de carregamento de um automóvel depende:
Pode consultar os tempos de carregamento específicos de cada automóvel elétrico Renault na página carregamento.
É bom saber: o tempo de carregamento não é linear, é mais ou menos rápido consoante o estado de carga da bateria e a temperatura. Por exemplo, os últimos 20 % são os que demoram mais tempo a carregar. É por esta razão que se recomenda efetuar o carregamento antes de passar abaixo do limiar dos 15% e não carregar com mais de 80% no dia-a-dia ou num posto de carregamento rápido.
O preço de carregamento de um automóvel elétrico varia de automóvel para automóvel, de casa para casa, de um posto de carregamento para outro e depende do preço da eletricidade.
Para calculá-lo, é necessário saber:
Algumas indicações:
Por exemplo, com um posto de carregamento ou um contrato de eletricidade que pratique um preço a rondar os 20 cêntimos por kWh, o carregamento do Renault Megane E-Tech elétrico fica entre 12 € e 15 € para cerca de 60 kWh.
O período de menor procura é, por norma, entre as 21h30 e as 7h30 e entre as 12h e as 16h.
O consumo de um automóvel elétrico depende de vários parâmetros, entre os quais, a massa do automóvel, o tipo de estrada, o estilo de condução…
Estes elementos são reconstituídos num procedimento europeu designado WLTP para definir o consumo e a autonomia.
Apesar de não nos ser possível fornecer um valor global para todos os automóveis elétricos, podemos, em contrapartida, apresentar uma média por modelo de automóvel. Deste modo, por exemplo, o Megane E-Tech elétrico consome cerca de 15,5 kWh/100 km no ciclo de homologação do WLTP (face a cerca de 6 L/100 km para um equivalente a gasolina).
Importa salientar que o consumo de um automóvel elétrico pode ser controlado graças às diferentes tecnologias integradas, como o modo eco.
A resposta é sim. É o que constata um estudo publicado no dia 21 de abril de 2020 pela Transport & Environnement (T&E),
uma organização europeia que reúne cerca de cinquenta ONG. Este estudo analisa automóveis a diesel, a gasolina e elétricos em vários cenários possíveis. Independentemente do cenário, a conclusão é a mesma: o automóvel elétrico emite menos CO2.
No melhor dos casos, até menos 81 %.
Apesar de ser verdade que o fabrico do automóvel elétrico tem um impacto de carbono maior do que o fabrico de um automóvel térmico, depois de colocado em circulação, as suas emissões de CO2 são nulas e as emissões de partículas são reduzidas. A pegada de carbono de um automóvel elétrico é cada vez menor ao longo de todo o seu ciclo de vida.
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