E-Tech elétrico, uma experiência Renault
Encontre todas as respostas às suas perguntas sobre os automóveis elétricos
Em termos de fiabilidade, os automóveis elétricos não ficam nada atrás dos automóveis térmicos.
Graças aos seus conhecimentos especializados no domínio dos automóveis elétricos, à sua experiência na Fórmula 1 e ao apoio das equipas de engenharia, de desenvolvimento e de controlo, a Renault desenvolveu a tecnologia E-Tech de forma a torná-la o mais fiável possível:
Os motores elétricos são menos complexos e requerem menos peças e, consequentemente, menos manutenção. Assim, um problema que ocorra será mais simples de tratar e reparar do que num automóvel térmico.
Os componentes são tão robustos e resistentes quanto os dos automóveis térmicos e já existem mais de 30 000 colaboradores na rede Renault devidamente qualificados para o acompanhar na manutenção do seu automóvel E-Tech elétrico.
Os nossos automóveis equipados com a tecnologia E-Tech elétrico que propomos atualmente são o resultado de anos de trabalho que têm vindo a comprovar a sua eficácia desde o Zoe, em 2012. Orgulhamo-nos de poder afirmar que a nossa experiência no domínio elétrico permite desenvolver novas tecnologias para automóveis elétricos cada vez mais fiáveis.
Inicialmente sim, mas depois não.
Sim, porque o seu fabrico tem um impacto de carbono mais elevado do que o dos automóveis térmicos.
Não, porque as únicas partículas poluentes que emitem enquanto circulam provêm dos travões e da abrasão dos pneus.
Se analisarmos o seu ciclo de vida, é possível afirmar que os automóveis elétricos poluem… até menos 81% do que os automóveis térmicos.
Para saber mais sobre o impacto de carbono dos automóveis elétricos, poderá consultar o estudo publicado no dia 21 de abril 2020 pela Transport & Environnement (T&E).
O arranque de um automóvel elétrico é muito simples, mas é fundamental fazê-lo corretamente.
Independentemente do modelo do seu automóvel (de inserção de chave ou com botão start/stop), é necessário manter o pé sobre o pedal do travão para confirmar o processo de arranque. Em seguida, pode retirar o pé do pedal, fazendo o automóvel arrancar em silêncio. Uma vez que este é elétrico, não emitirá qualquer ruído, mas o seu painel de instrumentos irá confirmar que este está devidamente ligado.
Para avançar ou fazer marcha-atrás, não tem embraiagem, sendo o movimento pretendido indicado através da alavanca de seleção e do pedal do acelerador. Pressione o pedal do travão para abrandar ou parar, sendo o próprio automóvel a gerir a paragem ou o novo arranque do motor. Após o arranque, pode desfrutar de uma condução suave com arranques dinâmicos, bem como de uma aceleração rápida e imediata.
Teoricamente, um pouco por todo o lado. Para efetuar o carregamento de um automóvel elétrico, apenas é necessário existir eletricidade, pelo que cada tomada será um potencial local de carregamento.
No que se refere às tomadas designadas «públicas», irá encontrá-las frequentemente em parques de estacionamento públicos, centros comerciais, autoestradas e em determinadas redes de partilha de automóveis. Também existem muitos concessionários que disponibilizam postos de carregamento, nomeadamente, em mais de 400 estabelecimentos Renault. Os postos de carregamento que encontrará permitem o modo de carregamento rápido (em média, 1h30 para um carregamento de 80%).
A vantagem:
Efetue o carregamento do seu automóvel elétrico:
O tempo de carregamento depende do seu automóvel e do tipo de carregamento utilizado. Com o Megane E-Tech elétrico, pode recuperar até 300 km WLTP de autonomia em 30 minutos, de carregamento rápido.
Para a máxima otimização do carregamento rápido, recomendamos que o carregamento da bateria apenas seja efetuado quando esta se encontrar com menos de 20% de autonomia restante e parar o carregamento quando alcançar um nível máximo de 80%.
O custo do carregamento varia consoante os operadores. A faturação pode ser efetuada de diferentes formas: por kW ou por tempo decorrido (nos postos de carregamento rápido).
Para otimizar o seu carregamento quando se encontra em viagem, o planeador de viagens oferece-lhe a melhor configuração de trajeto: tem em conta a bateria e a respetiva autonomia, em função da carga do automóvel, as condições rodoviárias e identificação dos postos de carregamento (tipos de postos de carregamentos e preços associados). Por exemplo, no Megane E-Tech elétrico*, o planeador irá permitir, consoante a programação do seu percurso, condicionar a bateria para tornar o carregamento rápido o mais eficaz possível.
* consoante as versões
Como sempre, o mérito é, indubitavelmente, de várias pessoas e não apenas de uma.
No entanto, há alguns dados cronológicos que nos permitem identificar os seus primórdios: