COMO FUNCIONA UM AUTOMÓVEL HÍBRIDO?

E-Tech full hybrid - funcionamento - Renault

o princípio da tecnologia E‑Tech hybrid

A Renault optou por desenvolver 2 tecnologias: a tecnologia E-Tech full hybrid, para os automóveis híbridos não recarregáveis, e a tecnologia E-Tech plug-in hybrid, para os automóveis híbridos recarregáveis - propondo, assim, automóveis económicos e ecológicos que aliam o prazer de condução è simplicidade do dia-a-dia.

 

Têm um funcionamento idêntico, diferindo apenas em 3 elementos:

  • a dimensão da bateria e, consequentemente, a capacidade de condução 100% elétrica,
  • o carregamento através de ligação à corrente elétrica, no caso dos automóveis E-Tech plug-in hybrid.
  • a eletrificação do eixo traseiro para o modelo PHEV (híbrido recarregável).

as nossas motorizações híbridas

Designam-se "híbrido em série e em paralelo", por oferecerem a possibilidade de funcionar nos modos 100% elétrico, híbrido (elétrico + térmico) ou apenas térmico.

dois motores elétricos

Ambas as tecnologias combinam dois motores elétricos (alternador de arranque e motor de tração) com um motor de combustão para um melhor desempenho. A tecnologia plug-in hybrid inclui um motor elétrico adicional no eixo traseiro, oferecendo uma experiência de condução ainda mais confortável e dinâmica.

tecnologia para o desempenho

As tecnologias inovadoras incorporadas no automóvel, como a caixa de velocidades inteligente, o sistema de gestão de energia e a travagem regenerativa, permitem que os diferentes motores se revezem ou funcionem simultaneamente, conforme necessário. Desta forma, o desempenho e o consumo de combustível do automóvel híbrido são otimizados para uma eficiência máxima.

aceleração dinâmica

Os motores E-Tech proporcionam uma aceleração eficaz e dinâmica, reduzindo simultaneamente as emissões de CO2 e o consumo de combustível.

motor híbrido não recarregável

Os automóveis híbridos não recarregáveis não precisam de ser ligados à corrente elétrica. A respetiva bateria carrega-se automaticamente enquanto circulam, otimizando assim o consumo de combustível e simplificando o seu dia-a-dia.

E-Tech full hybrid - motorizações híbridas - Renault
    • motor a gasolina
      motor a gasolina

      Os motores térmicos são especialmente concebidos para reduzir o consumo e as emissões de CO₂. Equipados com um filtro de partículas, aliam poupança, eficiência e desempenho.

    • motor elétrico principal
      motor elétrico principal

      Este permite efetuar o arranque do automóvel, garantir a condução 100% elétrica, acionar as rodas e carregar a bateria enquanto circula durante as fases de travagem ou de desaceleração.

    • um motor elétrico secundário

      É responsável pelo arranque e atua como gerador de alta tensão para a bateria. Serve igualmente de estabilizador nas mudanças de velocidades, evitando a ocorrência de sobressaltos e vibrações.

    • caixa de velocidades automática inteligente multimodo
      caixa de velocidades automática inteligente multimodo

      Associada ao sistema de gestão de energia resultante da nossa experiência, esta caixa de velocidades revolucionária oferece um desempenho ideal. Integra um total de 15 modos de condução, graças a 2 velocidades elétricas e 4 térmicas, que podem funcionar em conjunto ou em separado.

    • eletrónica de potência

      O sistema assegura, de forma contínua, a transferência e a conversão da corrente alternada (CA) em corrente contínua (CC) da energia elétrica entre a bateria de tração e o motor elétrico.

    • a bateria de tração
      a bateria de tração

      Armazena a energia necessária para deslocar o automóvel, assegurando a circulação no modo elétrico. As dimensões variam consoante a motorização: até 2 kWh num híbrido não recarregável e até 10,4 kWh num híbrido recarregável.

motor híbrido recarregável

Os automóveis híbridos recarregáveis possuem uma tecnologia idêntica à dos nossos modelos híbridos não recarregáveis​. A diferença reside na maior capacidade de bateria e na possibilidade de carregamento através de uma tomada elétrica (daí o termo "plug-in hybrid") e a adição de um segundo motor elétrico.

motor híbrido recarregável Renault
    • o motor

      Trata-se de um motor híbrido idêntico ao nosso motor híbrido não recarregável, composto por um motor térmico, um motor elétrico, uma eletrónica de potência, uma caixa de velocidades multimodo e um motor elétrico secundário.

    • a bateria de tração

      Esta bateria armazena a energia necessária para movimentar o automóvel plug-in hybrid, o que lhe permite conduzir no modo elétrico. Como uma capacidade de até 22 kWh, oferece uma autonomia elétrica de até 100 km.

    • o motor traseiro

      Este motor elétrico instalado no eixo traseiro permite uma condução com quatro rodas motrizes.

os diferentes modos de tração

Um motor híbrido é composto por 2 motores de tração principais que se revezam ou funcionam em simultâneo para garantir a tração do automóvel. Descubra os diferentes modos de tração:

de uma tração para outra

É possível passar de um modo de tração para outro de duas formas:

  • automaticamente, através de um sistema de gestão eletrónica incorporado. Este sistema analisa o nível de carga da bateria, a solicitação para aceleração e o tipo de estrada e adapta o modo de tração em função destes fatores, permitindo deste modo otimizar o desempenho do automóvel. 
  • manualmente, apenas no plug-in hybrid, para privilegiar a condução 100% elétrica.

da tração à propulsão

A nossa motorização plug-in hybrid, que integra um motor traseiro, pode funcionar com tração à frente com propulsão traseira ou no modo de 4 rodas motrizes. Em função do modo de condução selecionado (eco, sport ou dinâmico) e do tipo de tração, o automóvel ajusta automaticamente a combinação ideal de propulsão e tração para garantir conforto e eficácia energética.

a gestão do carregamento 

E-Tech full hybrid - bateria - Renault

a bateria dos automóveis híbridos não recarregáveis

A bateria carrega-se apenas enquanto circula utilizando a energia cinética. Os automóveis híbridos não recarregáveis não requerem ligação à corrente elétrica, pois dispõem de um sistema que recupera energia ao travar e ao desacelerar. Esta energia é suficiente para recarregar totalmente a bateria. Durante a tração térmica, o motor recarrega a bateria.

E-Tech plug-in hybrid - bateria - Renault

as bateria dos automóveis híbridos recarregáveis

A bateria é carregada sobretudo através da ligação do automóvel à corrente elétrica, mas também enquanto este circula (possibilidade de cerca de 10% do carregamento). Os automóveis híbridos recarregáveis integram uma pequena entrada adicional que permite carregar totalmente a bateria.

a gama Renault E-Tech full hybrid e E-Tech plug-in hybrid

E-Tech full hybrid - Renault Austral E-Tech full hybrid

E-Tech full hybrid

Automóveis compostos por 2 motores de arranque, um elétrico e um térmico, que se carregam enquanto o automóvel circula e permite circular no modo 100% elétrico durante até 80% do tempo (ciclo WLTP urbano).

E-Tech full hybrid - Renault Captur E-Tech

E-Tech plug-in hybrid

Automóveis compostos por um motor térmico e 2 motores elétricos com a possibilidade de carregamento da bateria, que permitem uma autonomia 100% elétrica durante até 105 km em utilização mista (ciclo WLTP correspondente a diversos tipos de estrada).

as suas perguntas sobre o funcionamento dos automóveis híbridos

descubra também