os automóveis equipados com a tecnologia
Renault E-Tech plug-in hybrid
as bases da tecnologia E‑Tech plug-in hybrid
Os automóveis híbridos recarregáveis integram uma tecnologia idêntica à presente nos nossos modelos híbridos não recarregáveis. A principal diferença reside na possibilidade de beneficiar de uma maior capacidade de bateria e a possibilidade de carregar o automóvel numa tomada elétrica ou não, para percorrer distâncias mais longas. Daí advém a designação plug-in.
Os automóveis Renault E-Tech híbridos recarregáveis são compostos por uma bateria de grande capacidade, dois motores eléctricos (um traseiro), um motor de combustão e uma transmissão automática multidirecional. Isto permite uma condução flexível, silenciosa e energeticamente eficiente.
Os automóveis híbridos recarregáveis são concebidos para reduzir o seu consumo de combustível e as suas emissões de CO2 em comparação com um automóvel com motor de combustão, até 0,5 L/100 km no Renault Rafale E-Tech 4x4 300 cv plug-in hybrid*.
* de acordo com o protocolo WLTP
Os automóveis híbridos recarregáveis são carregados diariamente no seu local de trabalho ou no domicílio, em postos de carregamento públicos ou privados. Graças à bateria recarregável de grande capacidade, pode antecipar os seus carregamentos em função dos seus trajetos e adiar a sua passagem pelo posto de abastecimento de gasolina.
Com uma bateria carregada, arranque sempre em modo elétrico. Em ambiente urbano ou em autoestrada, os automóveis equipados com a tecnologia Renault E-Tech plug-in hybrid permitem uma aceleração rápida. Desfrute de uma agilidade e de uma fluidez excepcionais.
Caso se trate de um automóvel híbrido recarregável, pode carregá-lo mediante a ligação à rede elétrica, através de um posto de carregamento público ou do carregamento no domicílio. A potência dos carregadores dos nossos automóveis é de, no máximo, 7,4 kW. Para prolongar a autonomia elétrica, a bateria também carrega enquanto o automóvel circula.
Caso se trate de um automóvel híbrido não recarregável, o carregamento da bateria efetua-se durante a condução, graças à energia cinética e ao motor térmico. A bateria carrega-se de forma totalmente autónoma, nas fases de travagem e de desaceleração. Pode ajustar o nível de recuperação, de forma a aumentar ou diminuir.
A autonomia de um automóvel híbrido recarregável depende não só das características do automóvel, mas também das condições de utilização.
A possibilidade de condução 100% elétrica será maior quanto maior for a capacidade da bateria de tração (expressa em kWh), pois a autonomia elétrica depende sobretudo desta capacidade. No caso da tecnologia híbrida recarregável Renault, cuja bateria se carrega graças à ligação à rede elétrica e também durante a condução através da recuperação da energia cinética, a autonomia 100% elétrica é assegurada a uma velocidade de até 100 km (numa utilização WLTP mista). Para beneficiar plenamente do seu automóvel e da poupança de combustível, é necessário carregar o seu automóvel com a maior regularidade possível.
A autonomia total de um automóvel híbrido recarregável é superior à de um automóvel a gasolina, pois é possível alternar entre várias fontes de energia. Na cidade, quando o(s) motor(es) elétrico(s) assume(m) o comando, o motor térmico é pouco ou nada solicitado, o que, logicamente, permite poupar combustível. Em autoestrada, mesmo que a bateria de tração fique sem carga, beneficia do funcionamento da motorização híbrida para otimizar o seu consumo.
descubra também