tecnologia E‑Tech hybrid, menos consumo
As nossas motorizações híbridas não recarregáveis e híbridas recarregáveis permitem reduzir o consumo de combustível graças a uma gestão eletrónica inteligente dos diferentes motores.
Em função das necessidades, a parte elétrica e a parte térmica funcionam de forma independente ou em conjunto, de modo a reduzir o consumo de combustível.
comparação
E-Tech full hybrid |
E-Tech plug-in hybrid | |
---|---|---|
redução do consumo de combustível | até 40% | até 75% |
condução elétrica na cidade | até 80% | até 100% |
velocidade de condução elétrica | até 130 km/h** | até 135 km/h |
autonomia elétrica | até 5 minutos | até 105 km* |
capacidade da bateria em kWh | até 2 kWh | até 22 kWh |
carregamento através de tomada ou de posto de carregamento | não | sim |
recuperação de energia | sim | sim |
arranque elétrico | sim | sim |
tecnologia | 1 bateria de tração + 2 motores elétricos + 1 motor térmico + 1 caixa automática |
1 bateria de tração + 2 motores elétricos + 1 motor térmico + 1 caixa automática |
*WLTP
** consoante o modelo e a versão
Os automóveis híbridos não recarregáveis foram concebidos para otimizar os seus trajetos e facilitar o seu dia-a-dia. Gasolina, eletricidade, «autonomia»: seguem-se algumas informações-chave relacionadas com a tecnologia E-Tech full hybrid.
poupança de combustível
A principal diferença em relação aos automóveis térmicos reside na poupança de combustível. É possível alcançar uma poupança de até 25% nos percursos designados «mistos» (fora da cidade em estrada livre), sendo possível alcançar uma poupança de até 40% dentro da cidade*.
* referências WLTP
gestão do consumo
A alternância entre os diferentes modos de tração (elétrico, híbrido e térmico) permite aos automóveis híbridos não recarregáveis consumir menos combustível do que os modelos térmicos equivalentes.
A otimização do consumo é realizada através da passagem automática de um modo para o outro e graças à travagem regenerativa. O automóvel, através do seu sistema de gestão de energia, controla o consumo de forma autónoma e contínua.
condução elétrica
Num automóvel híbrido não recarregável, não nos referimos a autonomia mas sim a tempo de circulação elétrica.
Este tempo de circulação é impossível de calcular num automóvel E-Tech full hybrid, uma vez que a bateria se carrega autonomamente consoante os momentos de travagem e de desaceleração do seu percurso e não é possível prever esses momentos. Por outro lado, calculamos que o tempo de circulação elétrica pode alcançar até 80% dos seus trajetos urbanos.
Os automóveis híbridos recarregáveis têm a mesma conceção que os automóveis híbridos não recarregáveis no que se refere ao grupo motopropulsor: 2 motores elétricos + um motor térmico. No caso dos automóveis plug-in hybrid, os motores estão associados a uma bateria recarregável de maior capacidade que se pode carregar através da ligação à corrente elétrica. Esta associação permite reduzir consideravelmente o seu consumo de combustível no dia-a-dia.
ecologia e consumo
O seu automóvel híbrido recarregável leva a uma diminuição de até 75% de emissões de CO2 (ciclo WLTP) e até 100% se conduzir no modo 100% elétrico. Se não efetuar o carregamento do seu automóvel, este funcionará como um full hybrid, mas com um consumo excessivo, devido ao peso da bateria.
autonomia elétrica
Os automóveis híbridos recarregáveis Renault apresentam uma autonomia de até 105 km*. Tal como acontece com um automóvel elétrico, esta autonomia irá depender de inúmeros fatores, como o seu estilo de condução ou a topografia da estrada. Assim, numa via rápida, a sua autonomia será, por norma, inferior.
* em ciclo misto WLTP
modo de carregamento
Os automóveis plug-in hybrid são principalmente carregados com um posto de carregamento elétrico e enquanto circulam (através da travagem regenerativa).
Quando a bateria está descarregada, o modo de funcionamento é igual ao de um automóvel full hybrid, em que a energia cinética gerada lhe permitirá recuperar até cerca de 10% da capacidade da bateria.
sistema de condução híbrida preditiva
A tecnologia E-Tech está associada ao sistema de condução híbrida preditiva, que lhe permite otimizar a carga da bateria em função do seu destino.
Em função da sua localização, o automóvel sabe em que momento irá passar por uma cidade ou deparar-se com uma topografia particular e irá antecipar a condução térmica, híbrida ou 100% elétrica. Deste modo, pode otimizar o consumo e a autonomia, para além do desempenho do seu automóvel.
modo e-save
O modo e-save permite-lhe optar por conservar um mínimo de 40% da autonomia elétrica do seu automóvel para utilizá-la no momento mais oportuno.
pré-condicionamento da temperatura do habitáculo (automóvel híbrido recarregável)
Tal como acontece com um automóvel elétrico, aqueça previamente o habitáculo durante o inverno e ative o ar condicionado durante o verão, tudo isto remotamente através da aplicação My Renault, enquanto efetua o carregamento do seu automóvel. Tal permite-lhe iniciar o seu dia com o máximo de autonomia e um automóvel pronto a viajar.
as suas perguntas sobre o consumo de um automóvel híbrido
A bateria de tração serve para armazenar a energia necessária para o bom funcionamento do automóvel híbrido durante as viagens no modo híbrido ou no modo 100% elétrico.
O carregamento efetua-se de 3 formas diferentes:
Tal como acontece com as baterias dos automóveis elétricos, a Renault garante a reciclagem das baterias utilizadas na sua gama híbrida, graças a uma colaboração com parceiros industriais especializados.
descubra também