Novos motores a Diesel e a gasolina
OS MOTORES A DIESEL BLUE DCI
De forma a reduzir as emissões de poluentes, os novos motores Diesel Blue dCi estão equipados com um dispositivo de Redução Catalítica Seletiva (SCR*) que funciona com AdBlue®. Esta tecnologia transforma ininterruptamente os óxidos de azoto (NOx) provenientes dos motores a Diesel em gases inócuos (vapor de água e azoto).
Eficaz em todas as situações, esta tecnologia não tem impacto no desempenho dos motores Blue dCi. A sua utilização permite, deste modo, dar resposta às novas normas mais rigorosas e mais exigentes.
As vantagens
Composto por 32,5% de ureia pura e 67,5% de água desmineralizada, o AdBlue® é uma solução aquosa incolor e não tóxica.
O AdBlue® está disponível na maioria das estações de serviço.
O seu veículo avisa-o gradualmente quando é altura de abastecer o depósito de AdBlue®.
Um depósito atestado de AdBlue® no seu veículo permite cobrir cerca de 6 a 8 depósitos atestados** de combustível.
A saber
O AdBlue® deve ser utilizado puro.
Dispõe do seu próprio reservatório, facilmente acessível por detrás da tampa exterior que pode ser comum ao do Diesel ou específica.
O depósito de combustível não deve ser abastecido com AdBlue® nem vice-versa.
Em caso de engano, não ligue o motor porque tal poderá danificar o sistema SCR.
OS MOTORES A GASOLINA COM FILTRO DE PARTÍCULAS (FAP)
Para reduzir as emissões de partículas, os novos motores a gasolina de injeção direta incluem, a partir de agora, um filtro de partículas (FAP) ao nível da linha de escape.
Esta tecnologia elimina as partículas contidas nos gases de escape (PM), retendo-as numa estrutura microporosa alveolar e queimando-as em seguida através de uma regeneração automática e muito consistente.
Além disso, uma reação química transforma ininterruptamente os óxidos de azoto (NOx), o monóxido de carbono (CO) e os hidrocarbonetos não queimados (HC) em dióxido de carbono (CO2) e gases inócuos , vapor de água (H20) e azoto (N2)).
A gama dos motores a gasolina dotados desta tecnologia é conhecida por TCe FAP.
As vantagens
O filtro de partículas não necessita de manutenção.
Não tem qualquer impacto na condução do seu veículo.
E, por último, não afeta o consumo de combustível, nem as emissões de CO2.
(*) A Redução Catalítica Seletiva consiste em injetar no catalisador de escape o amoníaco (designado NH3) proveniente do AdBlue®. A reação química daqui resultante transforma os óxidos de azoto (NOx) em gases não poluentes (vapor de água e azoto).
(**) O consumo de AdBlue® depende das condições de utilização do veículo, dos equipamentos e do estilo de condução. O volume do depósito de AdBlue® varia consoante os modelos, sendo geralmente entre 15 e 20 L.
Norma WLTP
Um regulamento que se aproxima mais do comportamento de condução na vida real e dos valores de consumo diários.