Em Portugal existem mais de 395 bombas de abastecimento GPL.
Pode encontrá-los em sites como a https://precocombustiveis.pt/ ou ainda MyGPL.eu para preparar melhor a sua viagem.
A vida útil de um motor em GPL é, em geral, comparável à de um motor a gasolina.
Pelo facto do GPL ser um combustível mais limpo, que deixa menos resíduos e sujidade no motor, alguns motores GPL podem ter uma vida útil mais alargada, com uma manutenção apropriada.
É permitido, por norma, estacionar um automóvel GPL num parque subterrâneo em Portugal, caso este esteja equipado com uma válvula de segurança, de acordo com as normas europeias.
Os automóveis recentes e a gama Renault Eco-G respeita esta regulamentação, o que lhe permite ter acesso aos parques subterrâneos sem restrições. Ainda assim, aconselha-se que verifique as normas específicas de cada parque, pois algumas instalações podem ter políticas personalizadas.
Deverá proceder-se à substituição dos filtros a cada 30 000 km*, no quadro das operações de manutenção clássicas de um automóvel GPL.
*de acordo com a recomendação do construtor
Passar para GPL não é mais complicado do que comprar um automóvel a gasolina. Ao escolher um modelo equipado de origem com GPL, pode beneficiar de inúmeras vantagens. É mais económico, pois o preço do GPL é inferior ao da gasolina, o que reduz os custos com o combustível.
Acresce o facto dos veículos GPL terem uma maior autonomia graças a um sistema de carburação dupla, que permite usar dois tipos de combustível.
Em suma, não há mudança de hábitos: continua a conduzir e a abastecer como habitualmente, beneficiando de um combustível mais limpo e mais barato.
Com a gama Eco-G Renault, os nossos automóveis permitem percorrer até 1 300 km*.
*consoante a versão e as opções
Os depósitos de GPL não representam qualquer perigo, pois integram dispositivos, como uma válvula de segurança, uma válvula de retenção e um abastecimento limitado a 80% para garantir a segurança e resistência.
As diferentes tecnologias foram testadas na Europa e no Mundo, garantindo a fiabilidade aos depósitos GPL.
E ainda o facto de estarem equipados com uma válvula de segurança permite que os nossos automóveis Eco-G estejam autorizados a estacionar em parques subterrâneos.
O GPL (Gás de Petróleo Liquefeito) é principalmente composto de dois hidrocarbonetos leves. Contém cerca de 80% de butano (C4H10), um gás incolor e inodoro, facilmente liquidificável sob pressão, e cerca de 20 % de propano (C3H8), outro gás incolor, também ele facilmente liquidificável sob pressão.
Estes dois compostos permitem usar facilmente o GPL como combustível.