a segurança automóvel aos olhos da Renault
human first program
aumentar a segurança de cada utente da estrada
Com a partilha de dados, crash tests e exercícios em grande escala, a Renault está determinada a reduzir a quantidade e a gravidade dos acidentes.
O seu programa «Human First Program», desenvolvido em conjunto com investigadores, especialistas e bombeiros sapadores, tem um único objetivo: aumentar de dia para dia a segurança de todos os utentes da estrada.
até
32
sistemas avançados de ajuda à condução
mais de
60
equipamentos de segurança
mais de
2000
patentes de segurança registadasdesde 1969
mais de
5000
bombeiros sapadores formadosem 17 países
No âmbito do «Human First Program», a Renault associou-se aos irmãos Naudet, os realizadores dos documentários premiados acerca do 11 de setembro e do incêndio de Notre Dame, de forma a destacar e registar em imagens a enorme colaboração frutífera entre o Grupo e as equipas de emergência rodoviária. Trata-se de uma aventura excecional, a aliança da engenharia e da I&D ao serviço da "golden hour", aqueles minutos preciosos durante os quais os socorristas fazem tudo ao seu alcance para salvar vidas.
formações dos bombeiros sapadores
Sendo a única fabricante do mundo a ter integrado um tenente-coronel bombeiro sapador a tempo inteiro no centro da sua engenharia e a colaborar regularmente com equipas de emergência rodoviária, em poucos anos, a Renault proporcionou formação a 5000 bombeiros sapadores de 19 países a nível mundial!
QRescue Renault: tempo ganho nos resgates
Com o QR code afixado nos para-brisas dianteiros e traseiros, o QRescue Renault permite que os bombeiros sapadores acedam imediatamente à ficha técnica do automóvel acidentado específica para os resgates.
Esta dá aos bombeiros sapadores todas as informações úteis para lhes permitir atuar eficazmente e com total segurança. Deste modo, ganharam-se cerca de 15 valiosos minutos para o salvamento das vítimas durante a golden hour*.
*hora crítica
Fireman Access
Apesar das nossas baterias de alta tensão serem concebidas de forma a que nenhuma causa intrínseca as deteriore, é sempre possível ocorrer um incêndio decorrente de razões externas. Em caso de propagação do fogo até à bateria, o Fireman Access - uma inovação Renault - permite aos bombeiros sapadores dirigir o jato da lança diretamente para o centro da bateria. O tempo de intervenção dos bombeiros passa, assim, de várias horas para cinco minutos!
SD Switch
O interruptor «SD Switch» desliga imediatamente a bateria da rede elétrica de alta tensão.
Em 50 anos, a Renault contribuiu para diminuir para um quinto o número de vítimas rodoviárias. De forma a melhorar continuamente a segurança de todos, os especialistas do LAB (Laboratoire d'Accidentologie et de Biomécanique - Laboratório de Sinistralidade e Biomecânica) e os 600 engenheiros e técnicos têm vindo a inovar incansavelmente. No total, tratam-se de mais de 2000 patentes registadas e uma oferta de soluções com tecnologia de ponta, entre os quais o Fireman Access e o SD Switch.
sistemas avançados de ajuda à condução (ADAS)
Os ADAS são sistemas inteligentes que utilizam tecnologias avançadas (sensores, câmaras, inteligência artificial…) para ajudar os condutores ao longo das viagens.
Apesar de 67% dos condutores não utilizar os sistemas de ajuda à condução, a menos que estes se ativem automaticamente (estudo de 2019 da SSHRC)*, a Renault trabalha, ainda assim, para inverter esta tendência.
*alerta de transposição involuntária da faixa, assistente de manutenção na faixa de rodagem, regulador de velocidade adaptativo inteligente, regulador/limitador de velocidade
dispositivos de retenção
Apenas 25% das crianças são corretamente presas nos automóveis(10% não são presas sob qualquer forma)*: por esta razão, a Renault equipa os seus automóveis com dispositivos de retenção inovadores destinados a melhorar a segurança dos ocupantes.
*estudos naturalísticos/projetos europeus/IBSR, estudo belga
fazer progredir, diariamente, a segurança rodoviária
Criado em 1969 pelos Grupos Renault e PSA, o LAB é um laboratório de acidentologia, de biomecânica e de pesquisas do comportamento humano. A sua missão é baixar o número de vítimas nas estradas. Em 50 anos contribuiu para baixar em um quinto o número de mortes.
vencedor do Prix Innovation Sécurité Routière 2024
Vencedor do Prix Innovation Sécurité Routière 2024, o safety coach analisa potenciais riscos na estrada com base nos dados circundantes e exibe estas informações no ecrã openR.
No final de cada viagem, juntamente com a safety score que avalia a sua condução, encontrará uma análise detalhada e conselhos simples sobre como conduzir com mais segurança.
A política de segurança rodoviária da Renault assenta em 5 eixos: sensibilizar, prevenir, corrigir, proteger e socorrer. Surgem permanentemente inovações, como por exemplo os dispositivos Safety score, Safety coach e Safety guardian, que vão revolucionar a segurança ao volante.
H1st vision
H1st vision encarna a nossa visão de mobilidade do futuro mais segura e a Investigação e Desenvolvimento do «Human First Program» da Renault.
O concept-car resultante da colaboração das 12 empresas do ecossistema Software République, prefigura a visão de mobilidade do futuro com tecnologias ao serviço da segurança de todos os utilizadores na estrada.
segurança e inovações permanentes
Para contribuir para a redução do número de acidentes rodoviários, a Renault estabelece dois objetivos bastante concretos: prevenir os acidentes e facilitar as operações de salvamento. Algumas novidades, como o Safety score, Safety coach e o Safe guardian , revolucionam a segurança ao volante.
simulador de condução ROADS
Ferramenta revolucionária para testar o comportamento dinâmico de um automóvel. Concebido para desenvolver e testar os sistemas ADAS e de condução autónoma, o simulador imersivo ROADS estabelece um avanço às pesquisas sobre segurança.
safety by Renault: segurança pela Renault
(1) como padrão a partir de 2022 para novos modelos Renault
(2) em todos os automóveis elétricos
(3) em automóveis E-Tech 100% elétrico e E-Tech plug-in hybrid