Inovações Renault destinadas a facilitar a intervenção dos primeiros socorros.
Um automóvel elétrico está potencialmente menos sujeito a incêndios do que um automóvel térmico (em virtude da ausência de diversos fluidos, menos elementos altamente inflamáveis…). As baterias dos elétricos Renault têm um nível de segurança muito elevado que reduz drasticamente o risco de incêndio.
Iniciada em 2010, a colaboração entre a Renault e os bombeiros sapadores tem vindo a desenvolver-se ao longo do tempo. As ações permitiram o surgimento de novas tecnologias destinadas a simplificar mais o trabalho dos primeiros socorros e a permitir-lhes ganhar tempo nas intervenções.
Resultante desta colaboração, a generalização de sistemas inovadores (Fireman Access, QRescue by Renault) facilita o trabalho dos bombeiros no terreno e permite aos socorristas e vítimas ganhar um tempo valioso em caso de acidente.
o Fireman Access em resumo
Apesar das baterias de alta tensão dos automóveis Renault serem concebidas de forma a que não ocorra qualquer início de incêndio - quer numa utilização normal, quer num acidente - um incêndio com origem em causas externas pode propagar-se até à bateria. O Fireman Access permite extingui-lo em alguns minutos e prosseguir rapidamente para outra intervenção.
como funciona o Fireman Access?
Trata-se de um sistema de segurança que facilita o "afogamento" da bateria de um automóvel elétrico ou híbrido recarregável em caso de incêndio. Um disco de rutura metálica sela a bateria durante toda a sua vida útil e assegura a estancamento exigido para a sua utilização normal. No incêndio intencional, este cede sob a pressão do jato de água de alta pressão dos bombeiros, a fim de permitir o acesso da água à bateria.
quais as vantagens para os bombeiros?
O tempo de intervenção passa de várias horas para um máximo de dez minutos. Poupa tempo e água!
o SD Switch em resumo
O SD Switch consiste num interruptor mecânico que assegura o corte de ligação entre a bateria e a rede elétrica. Apesar das nossas baterias de alta tensão terem sido concebidas para se colocarem em segurança elétrica em caso de acidente, recomendamos aos bombeiros a utilização do SD Switch em caso de impacto violento, de forma a garantir uma segurança elétrica absoluta.
como funciona?
O SD Switch funciona como um fusível, aplicado a uma tensão de 400 a 600 volts (contra 230 volts na rede doméstica). Este desliga imediatamente a bateria da rede elétrica de alta tensão.
quais as vantagens para os bombeiros?
Em caso de intervenção num automóvel elétrico ou híbrido recarregável, o interruptor SD Switch permite que os bombeiros sapadores operem em total segurança. As formações organizadas pela Renault treinam os serviços de socorro a utilizar devidamente.
realidade virtual, otimizar a ação dos bombeiros
Ao criar cenários bastante precisos, a realidade virtual facilita o trabalho dos bombeiros. Através de capacetes e de salas imersivas, treinam os seus gestos, as suas posturas, a compreender melhor e antecipar os ferimentos.
Qrescue
time figthers - a colaboração Renault e bombeiros sapadores
sistemas avançados de ajuda à condução