Alguns veículos Renault integram 3 lugares equipados com fixações Isofix que permitem uma proteção para as crianças até 4 vezes mais eficaz.
Apenas 30%
de crianças sustidas corretamente
10%
das crianças não são sustidas
4x menos
utilizações incorretas com o Isofix com um sistema com cinto de segurança
15%
de crianças sustidas com um dispositivo Isofix
o que é a solução Fix4sure?
Criada pela Renault, a solução «Fix4Sure» pertence à lista de equipamentos de «segurança passiva». Este dispositivo assenta numa conceção especial da armação das cadeiras e numa posição baixa das fivelas do cinto de segurança. Isto permite evitar aquilo a que designamos o efeito de «afundamento» em caso de choque frontal, ou seja, o deslizamento da pélvis sob o cinto subabdominal que pressiona o abdómen, menos resistente.
O modo de fixação Isofix reduz significativamente o risco de instalações incorretas.
norma R-129 "i-size", adaptada ao tamanho da criança
Em vigor desde julho de 2013, a norma R129 (ou i-size) reforça a segurança das crianças no veículo ao impor o sistema de fixação Isofix, classificando as cadeiras em função do tamanho das crianças e não do peso, alargando o período obrigatório de colocação de costas para a estrada (mínimo de 15 meses e 80 cm). Esta norma irá substituir a norma R44. As cadeiras que atendem a esta nova norma foram concebidas para proteger contra os choques frontais e laterais com a ajuda de manequins de teste de última geração.
De forma a limitar os riscos em caso de travagem brusca ou colisão, é importante cumprir as 6 regras que se seguem.
Nunca transportar uma criança ao colo de um adulto, pois é impossível segurar uma criança em caso de travagem violenta.
Cada criança deve ter um lugar completo no veículo, não deve ser utilizado um cinto para duas. Por conseguinte, ter um sistema de retenção individual.
Este sistema de transporte é particularmente perigoso tanto para o adulto como para a criança. A criança deve viajar com o cinto de segurança apertado, na respetiva cadeira de automóvel ou num assento de elevação.
Não deve existir qualquer espaço entre o corpo da criança e o cinto de segurança. Confirmar que este não passa nem atrás nem sob o braço da criança, nem sobre os apoios de braços do assento de elevação.
Os dispositivos de retenção – cadeira, assento de elevação, cintos de segurança – devem ser adequados ao tamanho e à morfologia de cada criança. Existem soluções para cada idade, tamanho e peso A criança nunca deve ser sentada sobre uma almofada.
Evitar vestuário demasiadamente espesso.
Idade | Altura | Peso | Assento de segurança infantil recomendado* |
---|---|---|---|
0-4 anos | 40-105 cm | 0-17,5 kg | Maxi Cosi Pearl 360 + Family Fix 360 Base |
0-19 kg | Joie Spin 360 | ||
3,5-12 anos | 100-150 cm | 15-36 kg | Britax Römer KIDIFIX i-SIZE** |
*Para mais informações e disponibilidade de assentos, consulte o manual do fabricante.
**Recomendamos o uso do cinto abdominal Secure Guard, SICT e XP ao usar um sistema KIDIFIX I Size.
Quer seja o condutor ou um passageiro, apertar o cinto de segurança é obrigatório e indispensável para viajar com o máximo de segurança.
Nunca com casaco! Se tem vestuário grosso vestido, coloque o cinto sob o mesmo.
Incline-o a cerca de 20° em relação à sua posição vertical.
Ajuste-o! A parte superior da sua cabeça deve estar alinhada com o topo do apoio de cabeça.
Lembre-se: «mais vale um pequeno clique do que um grande choque»!
Ajuste o seu banco para uma posição de condução ideal antes de ajustar a altura do seu cinto de segurança (cinto ao meio do ombro).
Puxe o cinto de segurança para eliminar qualquer folga e limitar os espaços entre o seu corpo e o cinto.
Confirme que o cinto de segurança está posicionado na parte superior das coxas e não sobre o ventre. Em caso de impacto e deslizamento sob o cinto, irá reduzir o risco de lesões abdominais internas.
QRescue Renault
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