DO RENAULT TYPE A AO RENAULT MEGANE R.S.
as nossas primeiras proezas desportivas
OS PRIMÓRDIOS
Desde cedo que Louis Renault tomou consciência da importância das proezas desportivas no desenvolvimento da imagem de marca. A 24 de dezembro 1898, mostra a superioridade da sua primeira grande inovação: a transmissão direta. O seu carrinho Type A é o primeiro a subir a rue Lepic, em Montmartre.
Após este sucesso, a Renault lança-se na competição automóvel e obtém uma série de vitórias no Grande Prémio. O Renault Type K, equipado com o 1.º motor concebido pela Renault, é exibido em 1902, aquando do Paris-Viena. A Primeira Guerra Mundial assinala um tempo de suspensão na competição automóvel na Europa, mas a Renault não se mantém afastada do desporto automóvel por muito tempo. A marca do losango regressa em força nos anos 20, com o impressionante Renault 40 CV. Vitoriosa no Rali de Monte Carlo em 1925, exibe-se ao bater, com a sua versão específica, os inúmeros recordes de velocidade em pista da época.
A CHEGADA DE GORDINI
Em 1958, a Renault coloca o fabricante de origem italiana, Amédée Gordini, no topo da direção de desporto automóvel. E assim é lançado o mítico Renault 8 Gordini. Este irá tornar-se um símbolo de vitória para toda uma geração de pilotos. A sua enorme popularidade conduz à criação, em 1966, da Taça Renault 8 Gordini: assim nasciam os campeonatos monomarcas.
Em julho de 1970, o lançamento do Renault 12 Gordini dá lugar ao "G-Day", um grande encontro de proprietários de Gordini no circuito Paul Ricard. O espírito deste evento perpetua-se até aos dias de hoje através das World Series by Renault. Na mesma época, a Fórmula Renault surge com os primeiros veículos que utilizam o motor do Renault 12 Gordini. A França recebe o seu primeiro campeonato de Fórmula Renault em 1971
A AQUISIÇÃO DA ALPINE
Em 1973, a Renault torna-se acionista maioritária da Alpine, criada por Jean Rédélé, um pequeno fabricante francês com o qual a marca mantinha ligações há largos anos. O ano de 1973 revela-se um ano de êxitos para a marca, em que o Alpine A110, conhecido por «Berlinette», conquista o primeiro Campeonato do Mundo de Ralis.
a nossa história na Fórmula 1
OS NOSSOS PRIMEIROS PASSOS NA FÓRMULA 1
A nossa história no desporto automóvel tem início com a chegada de Amédée Gordini, conhecido pelos seus carros do Grande Prémio. A Renault constrói a fábrica de Viry-Châtillon para dar vida às suas criações. Graças a Gordini, a Renault concentra-se agora num motor V6 de 2,0L, revelado em janeiro de 1973. O conjunto revela-se competitivo no prestigiado Campeonato Europeu de Veículos Desportivos de 2,0L. Com este êxito, a Renault participa no Campeonato do Mundo de Veículos Desportivos da FIA e aperfeiçoa uma versão turbo do motor.
A Renault Sport é fundada oficialmente em 1976, quando é lançado um programa de competição em monolugares: Fórmula 2, Sport Le Mans e, em seguida, a Fórmula 1 em 1977. A Renault estreia-se na Fórmula 1 como equipa. Ao passo que os motores concorrentes são atmosféricos, a Renault uniformiza um motor V6 de turbocombustão. Paralelamente, Didier Pironi e Jean-Pierre Jaussaud vencem as 24 Horas de Le Mans de 1978 graças ao seu Alpine-Renault A442B, alimentado pelo motor Renault V6 turbo. A marca do losango obtém a sua primeira vitória em Fórmula 1 em 1979, no Grande Prémio de França, com Jean-Pierre Jabouille ao volante do RS11.
No início dos anos 80, a Renault ganha 15 Grandes Prémios e termina em 2.º lugar no Campeonato do Mundo de 1983 graças a Alain Prost, antes de se retirar da competição no final da época de 1985.
O REGRESSO VITORIOSO
A Renault regressa à Fórmula 1 em 2001 ao comprar a equipa Benetton, antes de mudar oficialmente o seu nome para Renault F1 Team, em 2002.
A ascensão da Renault F1 Team coincide com a de Fernando Alonso, que vence 2 títulos de Piloto Campeão do Mundo em 2005 e 2006. A nova equipa vence também 2 títulos de fabricante neste mesmo período.
Em 2011, a Renault opta por se concentrar nas suas atividades de fabricante de motores, equipando outras equipas da pista. A equipa Renault F1 Team é vendida à Genii Capital. Os motores Renault passam a propulsionar a equipa Red Bull Racing para a vitória no Campeonato do Mundo, com 4 títulos de fabricante de 2010 a 2013. Sebastian Vettel torna-se uma lenda, ao consagrar-se o mais jovem Campeão do Mundo, quatro vezes consecutivas, da Fórmula 1.
2019, 40.º RUGIDO DA RENAULT
Depois de ter retomado à Fórmula 1 como fabricante oficial, fomos reconhecidamente bem-sucedidos no domínio, com belas disputas e excelentes desempenhos.
Na vanguarda da inovação, dentro e fora de pistas, utilizámos a nossa experiência no desporto automóvel e o nosso know-how em veículos elétricos para desenvolver, em colaboração com as equipas da Renault F1, uma tecnologia híbrida inovadora e exclusiva: a Renault E-TECH.
UMA NOVA IDENTIDADE
Em 2021, a Alpine Cars, a Renault Sport Cars e a Renault Sport Racing unem-se sob a insígnia Alpine e afirmam-se como a marca dedicada aos veículos desportivos inovadores, autênticos e exclusivos do Groupe Renault. Já reconhecida pelos seus sucessos nas provas de resistência e de rali, a marca Alpine revelou, a partir de 2020, a sua nova identidade: a Alpine F1 Team.
Graças à nossa tecnologia híbrida Renault E-TECH, empenhamo-nos ao máximo, enquanto fabricante de motores exclusivo da equipa, para que esta beneficie da nossa genialidade e da nossa experiência única nas motorizações híbridas.
RENAULT SPORT É TAMBÉM...
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