Mobilize Financial Services
Encontre todas as definições úteis relativas aos termos financeiros.
A
Trata-se de um aluguer financeiro que lhe possibilita dispor de um veículo em troca de uma mensalidade de aluguer, com aquisição da viatura no final do contrato.
Compromisso de, num determinado período de tempo, proceder à devolução do capital em dívida (acrescido dos respetivos juros).
Ao subscrever esta autorização, está a autorizar o CREDOR a enviar instruções ao seu Banco para debitar a sua conta,de acordo com as instruções do CREDOR.
O avalista é a pessoa que assume o pagamento do capital em dívida, caso haja incumprimento por parte do devedor. É frequentemente usado por empresas.
C
Montante que falta pagar pelo Cliente num determinado período do seu contrato de financiamento.
Cedência de Posição Contratual é a transferência das obrigações e dos direitos do atual proprietário de um contrato para outro particular ou entidade.
Valor cobrado aos clientes pelas instituições financeiras como retribuição pelos serviços prestados. Exemplos: comissão de gestão
D
O Documento Único Automóvel (ou Certificado de Matrícula) é o documento que contém informações do veículo (como a marca, o modelo, a matrícula, etc), assim como o nome e morada do proprietário. É o cartão de identificação do automóvel perante as autoridades e deve estar sempre na posse do condutor do mesmo, de forma a poder fazer prova da propriedade.
E
Entrada Inicial é o valor monetário entregue pelo Cliente, no início do contrato de financiamento, que irá ser deduzida ao PVP do automóvel. A entrega de uma entrada inicial reduz o valor a financiar e, igualmente, as prestações mensais.
F
Valor assumido pelo cliente depois de ocorrer um sinistro, que vem definido nas condições da apólice de seguro.
I
O Imposto sobre Valor Acrescentado é um imposto pago pelo consumidor aplicado a serviços ou vendas em Portugal. A entidade vendedora recebe o valor do imposto e entraga-o à Autoridade Tributária.
Acontece quando o devedor não paga a dívida dentro do prazo limite.
Inspecção Periódica Obrigatória - ação periódica de verificação das condições de segurança dos veículos.
Imposto único Automóvel - imposto cobrado pelo Estado ao proprietário de um veículo que tenha matrícula ativa, mesmo que não circule com o mesmo.
J
É a sobretaxa que as instituições financeiras cobram no caso de atraso (ou mora) por parte do devedor, aplicando-se ao valor do capital e dos juros vencidos.
L
Trata-se de um aluguer financeiro que lhe permite utilizar um veículo, mediante o pagamento de rendas mensais, com a possibilidade de o adquirir, exercendo a opção de compra no final do contrato.
A Livrança é uma promessa de pagamento, onde o devedor se compromete a pagar ao credor, um determinado valor, num prazo estabelecido
Locadora é a instituição que adquire o automóvel mas que cede a utilização do mesmo ao locatário (Cliente), em contrapartida de receber o pagamento de uma renda (mensal, por exemplo).
Subscritor do contrato de locação financeira.
M
M.T.I.C. é o montante total imputado ao consumidor e corresponde ao valor global que o cliente paga num empréstimo, ou seja, inclui o montante do crédito contratado e dos respetivos juros, comissões, impostos, seguros e outros encargos.
M.U.A. é o Modelo Único Automóvel. É o documento utilizado para que possa registar a propriedade do automóvel.
Falta de pagamento da dívida na data acordada entre as partes.
P
A perda total acontece quando o automóvel sinistrado sofreu danos tão graves que se considera em situação de perda total. Nesta situação, em vez da reparação do veículo, o lesado é indemnizado em dinheiro.
Tabela com a regulamentação de preços (comissões, despesas e taxas de juro aplicadas) aprovados internamente pela instituição que o publica, para um determinado período.
Preço de Venda ao Público
Preço de Venda ao Público Recomendado
R
Trata-se de num serviço de aluguer a longo prazo do veículo, ajustado às suas necessidades em termos de duração e quilometragem, previamente estabelecidas, proposto com uma vasta gama de serviços que apoiam e simplificam a gestão da sua frota. A viatura é devolvida à Mobilize Financial Services no final do contrato, não sendo necessário ocupar-se do veículo usado.
Processo onde se entrega o automóvel antigo, de forma a que o valor do mesmo seja descontado no preço de aquisição dum novo automóvel.
S
O valor do salvado é o valor do automóvel no estado em que ficou após o sinistro.
T
Taxa Anual de Encargos Efectiva Global é custo total do crédito para o Locatário, expresso em percentagem anual do montante total do crédito.
Taxa Anual Nominal Bruta é uma taxa de juro expressa numa percentagem fixa ou variável aplicada numa base anual ao montante do crédito utilizado. Quando multiplicada pelo capital em dívida, resultam os juros a pagar pelo crédito pelo período de um ano.
É a taxa sobre o atraso no pagamento de um empréstimo, num determinado período de tempo.
O tomador do seguro é a pessoa responsável pela apólice (quem assina o contrato com a prestadora de seguros) e, consequentemente, quem assegura o seu pagamento.
V
Valor Final Mínimo Garantido é o valor que o automóvel terá após decorrido o prazo correspondente ao pagamento das mensalidades. É o valor da última prestação a pagar no caso de alguns tipos de financiamento e é acordado entre as partes no início do contrato.
Valor Residual é o montante que o cliente deverá pagar à locadora no final do contrato, se desejar exercer a opção de compra e tornar-se o proprietário do automóvel.
Capital que já deveria ter sido pago mas que ainda não foi, ou seja, representa os pagamentos em atraso.
O V.I.N., ou Vehicle Identification Number, é um conjunto de 17 caracteres que permite identificar caracterísicas do veículo, como o país que o produziu, o motor, o modelo, etc. Todos os veículos são obrigados a ter um VIN associado e pode ser encontrado no veículo ou no D.U.A. .