a autonomia dos automóveis elétricos
A autonomia é uma das principais características dos automóveis elétricos.
Tal como acontece com um motor térmico, o motor elétrico consome energia e este consumo depende de fatores como: o estilo de condução, o tipo de estrada, a temperatura exterior, a massa e as opções do automóvel.
Os automóveis Renault E-Tech 100% elétricos foram concebidos para o ajudar a otimizar a autonomia do seu automóvel.
Assim, por exemplo, com o Scenic E-Tech 100% elétrico, pode percorrer até 625 km (segundo o ciclo WLTP).
teoria e prática
A autonomia teórica é a distância percorrida entre um carregamento de 100% e uma bateria sem carga a 0%.
Esta é calculada através do protocolo WLTP e serve de referência e de comparação entre os automóveis.
É importante saber que a autonomia WLTP assenta em fatores que se aproximam das condições reais de condução sem, no entanto, serem totalmente representativos.
WLTP?
Significa «Worldwide harmonized Light-Duty vehicles Test Procedure», implementado em 2017. Trata-se de uma norma mundial que visa aproximar-se das condições reais de condução, harmonizando os testes realizados. Tem como objetivo fornecer dados precisos e comparáveis de todas as marcas. O protocolo WLTP permite, deste modo, medir a autonomia, o consumo elétrico e as emissões de CO2 e de poluentes em relação aos automóveis térmicos.
autonomia real
A autonomia real depende das condições exatas de circulação e será, portanto, algumas vezes inferior ao valor homologado. O seu estilo de condução, as estradas que percorre, os locais e as condições meteorológicas dos seus trajetos irão determinar a autonomia do seu automóvel elétrico, tal como acontece com um automóvel térmico.
Por exemplo, em autoestrada, a autonomia diminui cerca de 25 %, pois as condições de circulação requerem um consumo energético maior do que no ciclo WLTP.
A autonomia de um automóvel elétrico depende de vários elementos externos e do tipo de condução do utilizador.
o estilo de condução
Desportivo, dinâmico, calmo, suave, lento... o seu modo de condução influencia a velocidade a que a energia da bateria do seu automóvel é consumida.
o tipo de estrada
Caminho, estrada, autoestrada, inclinado... Algumas estradas exigem mais energia e uma maior força de tração. Há diversos elementos que influenciam o consumo de energia da bateria.
as condições meteorológicas
O frio reduz a autonomia real da bateria.
A utilização do aquecimento ou do ar condicionado consome energia e também influencia a autonomia do automóvel elétrico.
É bom saber: no inverno, por vezes é necessário retirar o gelo dos vidros, aquecer o volante, etc... Por conseguinte, é útil ativar o pré-condicionamento da temperatura do habitáculo do automóvel quando este se encontra ainda a carregar, de modo a não afetar a autonomia antes de iniciar a sua viagem.
carga do seu automóvel
Quanto maior for a carga do seu automóvel (objetos pesados, passageiros, ...), maior será o impacto sobre a autonomia. Por exemplo, as bagageiras de tejadilho e demais acessórios aumentam a quantidade de energia necessária para que o seu automóvel se desloque.
Por conseguinte, pense em otimizar a carga transportada, de modo a maximizar a autonomia do seu automóvel.
Os automóveis Renault E-Tech 100% elétricos beneficiam de tecnologias inovadoras concebidas para preservar a sua autonomia.
outras dicas
Dicas úteis e práticas para simplificar o seu dia-a-dia na condução elétrica:
Enquanto o seu automóvel está a carregar, pré-aqueça o habitáculo durante o inverno e ative o ar condicionado durante o verão graças ao pré-condicionamento da temperatura do habitáculo. Este pode ser programado através do easy link, do openR link, ou remotamente, com a aplicação My Renault.
Caso o pré-condicionamento da temperatura do habitáculo não tenha sido previamente programado e o seu automóvel estiver equipado com estas opções, privilegie o aquecimento através dos bancos e do volante. Beneficie de um conforto térmico mais rápido e mais económico.
Na medida do possível, estacione o seu automóvel num parque de estacionamento ou numa garagem fechada. A bateria do seu automóvel elétrico ficará menos sujeita às condições climáticas e a sua autonomia elétrica será, assim, preservada.
Graças à aplicação My Renault, organize as suas deslocações: encontre os postos de carregamento adequados ao seu automóvel e acompanhe remotamente a carga da bateria do seu automóvel.
automóvel | autonomia (WLTP) | simulador de autonomia |
---|---|---|
particulares | ||
Renault 5 E-Tech 100% elétrico | até 410 km | simule a autonomia |
Renault Megane E-Tech 100% elétrico | até 470 km | simule a autonomia |
Renault Scenic E-Tech 100% elétrico | até 625 km | simule a autonomia |
Renault Kangoo E-Tech 100% eléctrico | até 285 km | simule a autonomia |
profissionais | ||
Renault Kangoo Van E-Tech 100% elétrico | até 300 km | simule a autonomia |
Renault Trafic Van E-Tech 100% elétrico | até 294 km | simule a autonomia |
Renault Master E-Tech 100% elétrico | até 460 km | simule a autonomia |
Sim, a temperatura influencia a autonomia do automóvel, em especial as temperaturas baixas. Tanto o motor, como o aquecimento recorrem à bateria. Por conseguinte, a bateria irá descarregar-se mais rapidamente se o automóvel for aquecido e poderá, consequentemente, fornecer eletricidade ao automóvel durante menos tempo.
Os nossos conselhos para conservar uma boa autonomia do automóvel no inverno:
Por exemplo, o Scenic E-Tech 100% elétrico integra uma bomba de calor de série, que permite recuperar o calor gerado pela bateria e o motor para aquecer o habitáculo e, assim, gerir melhor a autonomia do automóvel, mesmo no inverno.
Dica de conforto: os bancos e o volante aquecidos permitem melhorar a sua sensação térmica ao mesmo tempo que otimizam o consumo geral do seu automóvel elétrico.
Todos os automóveis elétricos são adequados para a condução em autoestrada.
Para gerir da melhor forma a autonomia do automóvel nos seus trajetos, basta ter algumas informações em mente:
Há que relativizar a importância do envelhecimento da bateria. Os nossos 11 anos de experiência com as baterias de iões de lítio permitem-nos propor-lhe baterias com um desgaste bastante lento. Muito raramente tivemos de mudar baterias devido a perda de autonomia.
No entanto, recomenda-se que carregue a bateria a 80% quando não tiver trajetos longos a realizar. Tal irá permitir-lhe aumentar a vida útil da sua bateria.
No caso de imobilização de longa duração do automóvel, aconselha-se também que deixe a bateria com um nível de carga intermédio (entre 30% e 80%) caso o automóvel possa ficar exposto a calores elevados. Tal contribui para melhorar o comportamento da bateria com o passar do tempo.
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