serviço de manutenção conectada
As presente condições gerais de utilização (doravante “CGU”) definem os termos e condições da utilização do serviço de manutenção conectada (doravante “Serviço”) fornecido pela Renault s.a.s, uma société par actions simplifiée (sociedade por ações simplificada) francesa com capital social de €533.941.113, cuja sede social está situada em 122-122 bis avenue du Général
Leclerc, 92100 Boulogne Billancourt, e que está registada na Conservatória do Registo Comercial de Nanterre sob o número 780 129 987 (doravante designada “Renault”).
Nesta política encontrará informações relativas a:
Ao utilizar os dados transmitidos pela TCU do Veículo e descritos no Anexo 1 abaixo, a Renault oferece o seguinte Serviço individualizado ao Cliente que tenha subscrito o Serviço de Manutenção Conectada:
- informar quando deve ser efetuada a manutenção programada do respetivo Veículo,
- alertar proactivamente quando um evento no Veículo exigir uma visita a um reparador autorizado Renault,
- fornecer informações sobre o estado dos travões, baterias e pneus, e sugerir a substituição se necessário, utilizando mecanismos para antecipar o desgaste de peças.
Os dados recolhidos nos Veículos de clientes que tenham subscrito o Serviço também permitem à Renault, por meio de uma análise agregada das causas de anomalias e possíveis avarias dos Veículos ou do respetivo ambiente, propor soluções corretivas e/ou melhorias para aumentar a qualidade, fiabilidade e durabilidade dos Veículos e serviços associados.
Estas soluções podem ser implementadas pela Renault nos clientes que tenham subscrito o Serviço, quando o Veículo passar por um Estabelecimento Designado ou através de atualizações remotas ("over the air").
3.1. Subscrição do Serviço
Os clientes podem subscrever o Serviço através de um Estabelecimento Designado.
A subscrição é gratuita e implica a aceitação, sem reservas, das presentes CGU por parte do Cliente.
A Renault presta o Serviço sem custos para o Cliente. Irá variar consoante o modelo e versão do Veículo, as opções e o equipamento escolhidos, o país de comercialização e a área de cobertura geográfica.
3.2. Ativação do Serviço
Para ativar o serviço, o Cliente tem de fornecer à Renault um número de telemóvel e/ou endereço de correio eletrónico válidos.
O endereço de correio eletrónico e/ou o número de telemóvel que o Cliente fornecer quando encomendar o Veículo é necessário e será utilizado para prestar o Serviço. O Cliente poderá alterar o número de telemóvel e/ou o endereço de correio eletrónico em My Renault ou My Renault Web a qualquer momento durante a utilização do Serviço.
O Cliente é o único responsável pelos dados que fornece à Renault, devendo garantir que é o verdadeiro titular dos mesmos.
O Cliente também tem obrigatoriamente de cumprir com os de transferir a App e identificar-se, sincronizarseguintes requisitos cumulativos:
1 - transferir a App e identificar-se,
2 – sincronizar o seu Veículo,
3 - estar equipado com uma TCU, e
4 - ter conexão através da rede móvel do Veículo.
O Serviço será ativado após o Cliente subscrever o Serviço. A ativação poderá demorar até 72 horas até ser efetiva. A ativação é efetuada automaticamente.
A recolha dos dados necessários para a implementação do Serviço não requer qualquer ação por parte do Cliente nas respetivas definições de privacidade ou a partir do ecrã multimédia do Veículo se o mesmo tiver esse equipamento.
Sendo o Cliente o único obrigado contratualmente, deve informar, antes da
utilização do Veículo por terceiros, de que são recolhidos dados e que os
mesmos são partilhados com a Renault.
O Serviço alertará o Cliente quando a manutenção programada do respetivo Veículo deva ser efetuada ou se um evento requerer a sua visita a um reparador autorizado Renault. Além disso, o Cliente receberá alertas por antecipação relativamente ao desgaste de peças, especialmente o estado dos travões, baterias e pneus e, se necessário, sugestões para a respetiva substituição.
Durante as visitas a um Estabelecimento Designado ou através de atualizações remotas ("over the air"), o Cliente poderá beneficiar, mediante disponibilidade na Oficina, das mais recentes correções e melhorias desenvolvidas pela Renault.
O Serviço irá depender do modelo e versão do Veículo, das opções e do equipamento escolhido, do país em que é comercializado e utilizado, bem como da área de cobertura geográfica.
4.1 Requisitos para a transmissão de alertas
A transmissão de alertas só é possível se os seguintes requisitos cumulativos estiverem cumpridos:
4.2 Transmissão de alertas
Se o Cliente tiver uma conta na App My Renault, irá receber notificações na App, bem como no endereço de correio eletrónico que tiver fornecido à Renault.
Se o Cliente não tiver uma conta na App My Renault, irá receber alertas por correio eletrónico no endereço que tiver fornecido à Renault.
Se o Cliente não tiver uma conta na App My Renault e não tiver fornecido um endereço de correio eletrónico, irá receber alertas por SMS no respetivo telemóvel cujo número tenha fornecido à Renault.
Consoante o tipo de alerta que o Cliente receber, o alerta poderá conter uma hiperligação a um sistema de marcações online que o Cliente poderá utilizar para efetuar uma marcação com o reparador autorizado da sua escolha.
O reparador autorizado do Cliente também receberá notificações de eventos e poderá contactar o Cliente diretamente para o notificar, fornecer informação e, se necessário, propor uma marcação.
A Renault prestará este Serviço a partir da data de ativação e pelo prazo inicial de oito (8) anos.
Quando o Serviço atingir final do prazo inicial, o Cliente receberá uma notificação a informá-lo desse facto e dos termos da eventual renovação.
6.1 Alterações ao Serviço
Durante a vigência do Serviço, a Renault poderá alterar unilateralmente o Serviço, total ou parcialmente, em particular para (i) oferecer uma ou mais funcionalidades adicionais, (ii) cumprir novos requisitos legais ou regulamentares, (iii) corrigir mal funcionamentos que possam ocorrer ocasionalmente, ou (iv) ter em consideração desenvolvimentos técnicos e alterações nas expectativas gerais dos clientes.
A Renault reserva-se no direito de modificar e/ou atualizar as presentes CGU em qualquer momento e informará antecipadamente o Cliente desse facto.
As CGU aplicáveis são as que estiverem em vigor à data em que o Cliente ligar e utilizar o Serviço.
As modificações efetuadas no Serviço poderão estar sujeitas ao consentimento expresso por parte do Cliente de uma nova versão das condições gerais de utilização.
6.2 Cessação do Serviço
A Renault poderá terminar permanentemente a prestação do Serviço por qualquer motivo justificado, em particular se a(s) rede(s) de comunicação utilizada(s) para prestar o Serviço deixar(em) de estar disponíveis ou se tornar(em) fortemente saturada(s) caso o operador de telecomunicações desligue as redes 2G, 3G, 4G e 5G. Nesse caso, a Renault informará antecipadamente o Cliente num prazo razoável, enviando uma notificação para o endereço de correio eletrónico e/ou número de telemóvel fornecido à Renault pelo Cliente e/ou no espaço pessoal do Cliente em My Renault e/ou através do respetivo Veículo.
A Renault reserva-se o direito de terminar o Serviço remoto, em particular:
Se ocorrer algum dos casos acima, o Cliente deve informar de imediato a Renault contactando o Serviço de Apoio ao Cliente.
Se a Renault tiver conhecimento, por exemplo, através de uma chamada para o número de telemóvel fornecido pelo Cliente, que este já não é proprietário ou locatário do Veículo, poderá terminar unilateralmente o Serviço.
Se o Cliente já não pretender beneficiar do Serviço, pode terminá-lo a qualquer momento, contactando o Serviço de Apoio ao Cliente.
Se o Serviço for terminado, o mesmo será desativado. O Cliente é informado e aceita que a desativação não é instantânea e que poderá existir um lapso temporal entre a receção do pedido e a efetiva desativação do Serviço.
O Cliente compromete-se, pessoalmente e em nome de qualquer utilizador do seu Veículo:
Se o Cliente vender o respetivo Veículo, de modo a proteger os seus dados pessoais e os do comprador do Veículo, deverá:
- eliminar o Veículo da respetiva conta My Renault de modo a terminar a sincronização entre o Veículo e a respetiva conta My Renault;
- eliminar os dados armazenados no Veículo antes da venda em conformidade com as instruções disponíveis no Manual do Utilizador do Veículo;
- informar de imediato a Renault contactando o Serviço de Apoio ao Cliente.
Quando a dessincronização estiver concluída, é recomendado que o Cliente contacte o Serviço de Apoio ao Cliente para verificar que a dessincronização foi efetiva.
8.1 Limitações do Serviço
Mesmo que o Serviço esteja tecnicamente disponível, só estará acessível se o Veículo estiver localizado numa área de cobertura geográfica em que a TCU funcione.
Na medida do permitido pela legislação aplicável, a Renault nãotem qualquer responsabilidade relativamente à velocidade e/ou desempenho
do Serviço, pelo que não dá qualquer garantia neste campo.
Em particular, dentro da área de cobertura, o acesso ao Serviço a funcionar no modo conectado poderá ser temporária e periodicamente suspenso ou interrompido a qualquer momento por motivos técnicos, os quais poderão ser alheios à Renault.
8.2 Responsabilidade
A Renault tomará todas as precauções e medidas dentro do âmbito das suas responsabilidades, para assegurar o correto funcionamento do Serviço, não podendo garantir que o mesmo estará isento de erros, anomalias ou que não será acedido ilegalmente ou atacado, em particular, por vírus informático, o que poderá causar mau funcionamento, interrupções, avarias ou perda de dados ou de informações, caso em que não poderá ser assacada qualquer responsabilidade da Renault.
A Renault está em qualquer caso isenta de responsabilidade:
O Cliente reconhece e aceita que os alertas são transmitidos apenas para fins informativos e que não cobrem todos os eventuais maus funcionamentos do Veículo.
Além disso, os alertas transmitidos pela Renault não dispensam o Cliente de:
Se o Cliente não conseguir utilizar o Serviço por motivos técnicos, poderá consultar as informações disponíveis no website https://www.renault.pt/ ou em My Renault. O Cliente poderá também contactar o Serviço de Apoio ao Cliente.
O software, as interfaces e o conteúdo de qualquer natureza (imagens, sons, vídeos, bases de dados, etc.) do Serviço são propriedade da Renault e estão protegidos pela lei das marcas comerciais.
Estão protegidos pela legislação de propriedade intelectual e/ou industrial e, por conseguinte, qualquer utilização ilegal pelo Cliente está sujeita a sanções civis e/ou penais previstas pela legislação aplicável, com fundamento na violação dos direitos de propriedade intelectual.
O Cliente reconhece que não detém qualquer direito de propriedade intelectual ou industrial sobre todo ou qualquer parte do Serviço, nem sobre todo ou qualquer parte do respetivo conteúdo.
O Cliente tem o direito de utilizar o Serviço apenas para fins pessoais e não comerciais, ao abrigo de uma licença não exclusiva e intransmissível, concedida na medida estritamente necessária à respetiva utilização.
O Cliente não está autorizado a copiar, adaptar, digitalizar, reproduzir, distribuir, difundir, adaptar, sublicenciar, vender, alugar, incorporar, traduzir, modificar, publicar, representar, ceder ou criar trabalhos derivados com base em todo ou qualquer parte do Serviço.
O Cliente reconhece também que não tem o direito de contornar, remover, substituir ou modificar as medidas de segurança do Serviço e que não pode, em circunstância alguma, modificar ou remover as menções relativas aos direitos de autor do Serviço.
O Serviço poderá ser interrompido em casos de força maior, tais como falhas parciais ou totais decorrentes de perturbações ou interrupções dos meios de comunicação fornecidos pelos operadores de telecomunicações. A interrupção também poderá ocorrer em resposta a ordens das autoridades públicas que resultem na suspensão, total ou parcial, das atividades do operador de telecomunicações necessárias para o funcionamento do Serviço.
As CGU estão sujeitas ao direito francês e são interpretadas e aplicadas em conformidade com este último, exceto no caso de o Cliente ser um consumidor e a lei local for obrigatoriamente aplicável.
Qualquer litígio relativo às CGU deve, primeiro, ser objeto de uma tentativa de resolução amigável entre as partes antes de ser submetido aos tribunais competentes da relação de Paris aos quais as partes atribuem competência exclusiva, não obstante a pluralidade de réus ou pedidos de indemnização provenientes de terceiros.
No caso de a lei local ser obrigatoriamente aplicável, qualquer litígio relativo às CGU deverá ser objeto, primeiramente, de uma tentativa de resolução amigável entre as partes antes de ser submetido aos tribunais judiciais competentes. O cliente consumidor tem ainda a possibilidade de recorrer a uma das entidades de resolução alternativa de litígios de consumo com competência territorial quanto ao local da celebração do contrato, elencadas no mapa detalhado disponível para consulta disponível em https://www.consumidor.gov.pt/parceiros/sistema-de-defesa-do-consumidor/entidades-de-resolucao-alternativa-de-litigios-de-consumo/ral-mapa-e-lista-de-entidades.aspx. O Cliente consumidor poderá, alternativamente decidir recorrer ao tribunal arbitral do Centro de Arbitragem do Sector Automóvel. Só os litígios de reduzido valor económico estão sujeitos à arbitragem necessária. Se o Cliente residir no espaço da União Europeia, tem também a possibilidade, nomeadamente e principalmente para as reclamações relacionadas com uma compra online, de recorrer à plataforma de Resolução de Litígios em Linha no caso dos serviços fornecidos pelas empresas da União Europeia (a «Plataforma ODR»), disponibilizada para todos os cidadãos europeus pela Comissão Europeia, através do link https://ec.europa.eu/consumers/odr.
Os seus dados pessoais serão tratados para fins de prestação do Serviço.
A tabela seguinte explica o contexto em que os seus dados são recolhidos e os fins secundários diretamente relacionados com a prestação do Serviço.
CATEGORIA |
FINS SECUNDÁRIOS |
TIPOS DE DADOS PESSOAIS |
---|---|---|
Dados relativos aos componentes do veículo (características técnicas) |
Identificação dos veículos |
Número de identificação do veículo (VIN) |
Números de identificação dos componentes do veículo, especificações técnicas |
||
Rede e comunicação Ligação entre o veículo e o servidor de gestão de dispositivos |
Endereço IP do veículo, IMEI, endereço MAC (Media Access Control - Controlo de acesso ao meio) |
|
Dados relativos à qualidade e manutenção do veículo |
Estado do veículo Prestação do serviço (tal como interpretar notificações de alerta de manutenção e diagnóstico, manutenção programada) |
Verificação do motor, pressão e temperatura do óleo, sistema de refrigeração, sistema de travagem e controlo de estabilidade, bateria de 12 V, bateria de tração EV, direção, consumo de combustível, consumo elétrico do veículo e dos acessórios, gestão de energia, nível de AdBlue, nível de carga, funcionamento do airbag, quilometragem total, estado dos pneus, filtro de partículas, carregador e tração EV |
Avarias e diagnóstico para o contactar, caso o seu veículo necessite de manutenção e para sugerir uma marcação numa oficina |
Códigos de avarias, dados de manutenção |
|
Dados de comportamento do condutor e de condução, dados do ambiente do veículo e dados de carga |
Dados dinâmicos utilizados para calcular uma correlação entre grupos de dados, prever o desgaste dos componentes, tais como pneus, pastilhas de travões, baterias e filtros de ar Utilizados para dar contexto ao aparecimento de avarias |
Velocidade, quilometragem por viagem, aceleração, travagem, relação de transmissão, velocidade do motor, consumo de combustível, consumo por viagem (combustível ou eletricidade), utilização dos acessórios, travagem automática, nível de AdBlue, gestão dos dados de stop & start, temperatura externa, estado da carga da bateria de tração, potência de carga |
A Renault recolherá e tratará os dados pessoais do Cliente na qualidade de responsável pelo tratamento independente para a prestação do Serviço.
A Renault assegura o respeito pela legislação da proteção de dados pessoais, em particular o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados de 27 de abril de 2016, que entrou em vigor em 25 de maio de 2018 na União Europeia, bem como a Lei de Proteção de Dados francesa, Lei n.º 78-17 de 6 de janeiro de 1978 , com as alterações que lhe foram introduzidas, e os respetivos regulamentos de aplicação e quaisquer regulamentos subsequentes que os completem ou substituam.
Em conformidade, a Renault disponibiliza a sua Política de Privacidade
no seguinte endereço URL: https://www.renault.fr/donnees-personnelles.html ou https://www.renault.pt/politica-privacidade.html , que inclui, em particular, uma secção dedicada aos serviços conectados. A Política de Privacidade está também disponível, mediante pedido, no Estabelecimento Designado do Cliente. A Renault convida o Cliente a consultá-la para obter mais informações sobre as condições do tratamento dos respetivos dados pessoais, em particular em termos de duração, fundamento jurídico e destinatários.
A este respeito, o Cliente tem o direito de aceder, retificar e apagar os seus dados pessoais, e quando apropriado, limitar ou opor-se ao tratamento dos seus dados, bem como o direito de portabilidade dos dados nas condições estabelecidas na legislação de proteção de dados pessoais aplicáveis e conforme disposto na Política de Privacidade.
O Cliente poderá exercer os seus direitos e contactar o Encarregado da Proteção de Dados, das seguintes formas:
Por último, o Cliente tem o direito de apresentar reclamação à Agência de Proteção de Dados francesa (CNIL), a autoridade de supervisão em França ou à Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), a autoridade responsável pelo controlo em Portugal quando se tratar de um caso em que a lei local é imperativamente aplicável, entidades estas responsáveis por assegurar o respeito pelo cumprimento das obrigações em matéria de dados pessoais
saiba mais sobre a gestão dos seus dados
ativação e partilha dos seus dados pessoais
tratamento de dados para serviços conectados