bateria de iões de lítio
A bateria de iões de lítio é atualmente a tecnologia de referência para os automóveis elétricos.
A Renault escolheu equipar com esta bateria os seus automóveis E‑Tech elétricos, pois é a que oferece o melhor benefício e eficiência técnica para o cliente:
A bateria de tração é o principal elemento do seu automóvel elétrico e foi concebida e fabricada com o máximo de rigor. Temos como objetivo reduzir a sua dimensão, sem deixar de garantir o desempenho ideal.
A bateria é composta por vários elementos que visam garantir o seu funcionamento:
Salienta-se que apenas as células e os módulos são desenvolvidos com os nossos parceiros. Os restantes elementos da bateria são pensados e fabricados pela Renault. Uma garantia de qualidade e de resposta às suas necessidades.
A bateria de iões de lítio é um componente que converte a energia química em energia elétrica. Tal é possível graças a uma reação química que tem lugar entre 2 elétrodos nas células, um positivo (o cátodo) e outro negativo (anodo), imersos num eletrólito.
Quando a bateria alimenta o seu automóvel, os eletrões acumulados são libertados num fluxo constante de energia através da rede do automóvel entre o anodo e o cátodo para alimentar o motor elétrico.
Por outro lado, quando a bateria recupera a energia transmitida pelo carregador ou pela travagem regenerativa, os eletrões retomam o seu lugar inicial.
capacidade
A capacidade da bateria é expressa em quilowatt-horas (kWh). Não deve confundir-se com a potência instantânea do motor elétrico ou de um carregamento expresso em quilowatt (kW).
Esta diferença pode ser comparada com o que ocorre com os automóveis térmicos: um depósito de combustível, cuja capacidade é expressa em litros (l) e a potência de um motor, expressa em cavalos (cv).
autonomia
Esta depende principalmente da capacidade da bateria, ou seja, quanto maior esta for, mais quilómetros conseguirá o automóvel percorrer.
No entanto, existem outros fatores que influenciam a autonomia do automóvel elétrico: o peso do automóvel, o estilo de condução e as condições meteorológicas.
exemplo do Renault Megane E-Tech elétrico
Renault Megane E-Tech elétrico: 60 kWh armazenados numa bateria com 11 cm de espessura, para uma autonomia de até 470 km WLTP por carregamento.
As autonomias variam em todos os automóveis, descubra a nossa gama Renault E-Tech elétrica.
capacidade de carregamento
A principal função da bateria é garantir o armazenamento da energia e a respetiva distribuição, garantindo a autonomia do seu automóvel elétrico. Na sua conceção, temos em conta a capacidade de carregamento, ou seja, a sua capacidade de absorver rapidamente a potência fornecida (kW), independentemente do tipo de carregamento.
tempo de carregamento
As baterias dos nossos automóveis E-Tech são concebidas com vista a oferecer a melhor relação entre a energia armazenada e o tempo de carregamento. Ideal para dar resposta às necessidades em autoestrada ou ter uma recuperação eficaz aquando de um carregamento ultrarrápido.
Com o Renault Megane E-Tech 100% elétrico, recupera até 200 km de autonomia em 30 minutos. Ela oferece uma grande polivalência de carregamento de até 22 kW através de uma rede CA e até 130 kW em pico máximo através de um posto de carregamento rápido numa rede CC.
condições exteriores
A bateria também está sujeita às condições exteriores. De modo a garantir o correto funcionamento do automóvel, regulamos as temperaturas de funcionamento através do nosso sistema de refrigeração integrado na bateria. Graças ao nosso sistema openR link, com o Google Maps incorporado, quando se aproxima de um posto de carregamento CC programado, pré-aquecemos a bateria, de modo a otimizar a potência de carregamento*.
* consoante os modelos e as versões
experiência e garantia de qualidade Renault
A Renault possui mais de 10 anos de experiência desde a venda do primeiro Renault Zoe. Tal permite-nos ter excelentes conhecimentos e domínio a respeito do envelhecimento da bateria. O nosso know-how e o nosso empenho constituem uma garantia.
garantia da bateria
Os nossos automóveis Renault E-Tech 100% elétricos integram baterias com uma garantia de 8 anos ou 160 000 km (o que ocorrer primeiro). Salienta-se que há uma degradação natural, tal como acontece com qualquer aparelho eletrónico equipado com uma bateria. Nos nossos novos modelos, a bateria tem a garantia da manutenção de um mínimo de 70% da sua capacidade inicial durante o período da garantia.
Para a Renault, a segurança dos seus automóveis elétricos constitui uma prioridade. A Renault é o único construtor a ter integrado nas suas equipas um bombeiro sapador que trabalha em estreita colaboração com os especialistas em segurança terciária para reforçar a sua segurança com, por exemplo, duas importantes inovações:
o fireman access
O fireman access permite aos bombeiros aceder diretamente ao núcleo da bateria, caso esta seja atingida por um fogo exterior, reduzindo o tempo de intervenção para apenas 5 minutos.
o SD switch
Em caso de intervenção dos bombeiros (que não um incêndio), a bateria pode ser imediatamente desligada da rede elétrica através da inovação SD switch, o que os protege de uma potencial eletrocussão.
Quando as baterias chegam ao fim da sua primeira vida, ou seja, entre os 10 e os 15 anos, ou quando estas deixam de alcançar os 70% de capacidade de carregamento, podem ser substituídas.
Iniciam, então, uma segunda vida, por exemplo, ao ser reutilizadas para o armazenamento de energias renováveis ou para outras utilizações móveis menos intensivas. Quando chegam ao fim da sua segunda vida, podem então ser recicladas.
recolha
Em conformidade com a diretiva europeia, a Renault compromete-se a recolher as baterias usadas dos seus automóveis elétricos.
Todos os nossos centros Renault E-Tech fornecem-lhe acompanhamento nas suas ações de reciclagem das baterias.
A Re-Factory de Flins prevê também a instalação de uma linha de desmantelamento de automóveis e baterias elétricas a partir de 2024.
segunda vida
Finda a primeira vida das baterias, o desafio que se coloca é a sua reutilização. Uma problemática sobre a qual a marca Mobilize está fortemente posicionada, através dos seus dispositivos de armazenamento «Advanced Battery Storage», já implantados em diversas instalações em França e no resto da Europa. Estes dispositivos servem, por exemplo, para armazenar a energia produzida pelas turbinas eólicas e os campos solares, bem como para compensar a intermitência inerente a estes recursos.
reciclagem
Para uma bateria de iões de lítio como a do Renault Zoe, a reciclagem tem início mediante uma operação de desmontagem para a extração dos seus componentes.
Os elementos de estrutura, plástico, metais e soldagens, vão para sistemas de reciclagem específicos.
as suas perguntas sobre as baterias elétricas
Contrariamente ao que era anteriormente praticado quando surgiu a condução elétrica, atualmente a maioria dos construtores já não dispõe da opção de aluguer da bateria. O motivo é simples e animador: esta tecnologia provou ser fiável quer em termos de desempenho quer de durabilidade.
Com efeito, as baterias Renault E-Tech oferecem agora uma garantia de 160 000 km ou 8 anos e podem ser substituídas caso o respetivo nível alcance menos de 70% da sua capacidade inicial.
A Renault tem mais de 10 anos de experiência com as baterias de automóveis elétricos de iões de lítio. A durabilidade ultrapassa quaisquer previsões, com uma perda de capacidade muito baixa em 10 anos.
É bom saber:
É muito bom saber: em qualquer caso, graças a uma parceria com empresas especializadas, a Renault garante a reciclagem de todas as baterias.
Certamente. Em primeiro lugar, porque se trata de uma obrigação legal, mas também porque para a Renault faz todo o sentido.
Foi de uma forma natural que concebemos o ciclo de vida de uma bateria.
O nosso objetivo para 2030 é fabricar as nossas baterias com 70% de materiais estratégicos (níquel, cobalto, lítio…), provenientes da reciclagem de baterias em fim de vida. Graças à sua Re-Factory de Flins e à sua parceria com a Veolia e a Solvay, o Grupo Renault está na vanguarda em relação aos seus concorrentes.
1.ª vida: no interior dos nossos automóveis.
A bateria manter-se-á até que a respetiva capacidade deixe de ser a adequada para o bom funcionamento do automóvel (abaixo de 70% da sua capacidade inicial). O seu estado de funcionamento pode ser acompanhado através da aplicação My Renault.
2.ª vida: uma nova utilização.
Quando a bateria fica abaixo dos 70% da sua capacidade inicial, ainda pode ser útil. Irá contribuir para o bom funcionamento de outros domínios da mobilidade elétrica, ou até no domínio solar ou eólico.
3.ªa vida: a reciclagem dos componentes.
6 a 10 anos mais tarde, irá entrar num setor específico de reciclagem dos seus diversos elementos (níquel, cobalto, lítio…), com o objetivo de reciclar até 95% dos materiais que a compõem.
Ao longo de todo este ciclo, a Renault está rodeada de parceiros especializados, com vista a garantir uma produção responsável e circular. Logicamente.
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