saber tudo sobre as baterias dos modelos Renault E-Tech elétrico

E-Tech 100% electric - bateria - Renault

bateria de iões de lítio

A bateria de iões de lítio é atualmente a tecnologia de referência para os automóveis elétricos.

 

A Renault escolheu equipar com esta bateria os seus automóveis E‑Tech elétricos, pois é a que oferece o melhor benefício e eficiência técnica para o cliente:

  • grande autonomia, graças a uma elevada densidade energética;
  • grande capacidade de carregamento, aceitando potências elevadas de carregamento;
  • manutenção do desempenho, independentemente das temperaturas e sem efeito de memória;
  • durabilidade e envelhecimento da bateria controlados ao longo do tempo.

compreender a bateria de um automóvel Renault E-Tech elétrico

a conceção das nossas baterias

A bateria de tração é o principal elemento do seu automóvel elétrico e foi concebida e fabricada com o máximo de rigor. Temos como objetivo reduzir a sua dimensão, sem deixar de garantir o desempenho ideal.

A bateria é composta por vários elementos que visam garantir o seu funcionamento:

E-Tech 100% electric - bateria - Renault
    • módulo

      O conjunto é composto por vários módulos montados e ligados entre si, sendo o número de módulos que irá influenciar a dimensão da bateria e, consequentemente, a sua autonomia.

    • célula

      A célula é o componente vital da bateria. Composta por elétrodos e eletrólito, tem a capacidade de transformar a energia libertada aquando da reação química numa corrente para alimentar o automóvel. Várias centenas de células são reunidas no conjunto dos módulos.

    • BMS

      Um sistema de gestão eletrónica da bateria (ou Battery Management System) assegura o comportamento global correto, controlando os elementos-chave (temperatura, tensão…). Permite, assim, o funcionamento correto e a proteção da bateria.

    • elementos de segurança

      Uma bateria elétrica Renault não se incendeia por si só, estando estancada graças a uma caixa especifica. Em caso de degradação ou de acidente, o «fireman access» e o «SD switch» permitirão aos bombeiros intervir com total segurança.

    • conjunto da bateria

      O conjunto dos componentes da bateria designa-se conjunto da bateria. É composto por uma estrutura que garante a rigidez dentro do automóvel e a segurança dos elementos químicos e eletrónicos.

Salienta-se que apenas as células e os módulos são desenvolvidos com os nossos parceiros. Os restantes elementos da bateria são pensados e fabricados pela Renault. Uma garantia de qualidade e de resposta às suas necessidades.

COMO FUNCIONA UMA BATERIA ELÉTRICA?

A bateria de iões de lítio é um componente que converte a energia química em energia elétrica. Tal é possível graças a uma reação química que tem lugar entre 2 elétrodos nas células, um positivo (o cátodo) e outro negativo (anodo), imersos num eletrólito.

Quando a bateria alimenta o seu automóvel, os eletrões acumulados são libertados num fluxo constante de energia através da rede do automóvel entre o anodo e o cátodo para alimentar o motor elétrico.

Por outro lado, quando a bateria recupera a energia transmitida pelo carregador ou pela travagem regenerativa, os eletrões retomam o seu lugar inicial.

E-Tech 100% electric - bateria - Renault

desempenho da bateria

E-Tech 100% electric - capacidade da bateria - Renault

capacidade

A capacidade da bateria é expressa em quilowatt-horas (kWh). Não deve confundir-se com a potência instantânea do motor elétrico ou de um carregamento expresso em quilowatt (kW).

Esta diferença pode ser comparada com o que ocorre com os automóveis térmicos: um depósito de combustível, cuja capacidade é expressa em litros (l) e a potência de um motor, expressa em cavalos (cv).

E-Tech 100% electric - autonomia - Renault

autonomia

Esta depende principalmente da capacidade da bateria, ou seja, quanto maior esta for, mais quilómetros conseguirá o automóvel percorrer.

No entanto, existem outros fatores que influenciam a autonomia do automóvel elétrico: o peso do automóvel, o estilo de condução e as condições meteorológicas.

Megane E-Tech elétrico – Renault

exemplo do Renault Megane E-Tech elétrico

Renault Megane E-Tech elétrico: 60 kWh armazenados numa bateria com 11 cm de espessura, para uma autonomia de até 470 km WLTP por carregamento.

As autonomias variam em todos os automóveis, descubra a nossa gama Renault E-Tech elétrica.

E-Tech 100% electric - capacidade de carregamento - Renault

capacidade de carregamento

A principal função da bateria é garantir o armazenamento da energia e a respetiva distribuição, garantindo a autonomia do seu automóvel elétrico. Na sua conceção, temos em conta a capacidade de carregamento, ou seja, a sua capacidade de absorver rapidamente a potência fornecida (kW), independentemente do tipo de carregamento.

E-Tech 100% electric - tempos de carregamento - Renault

tempo de carregamento

As baterias dos nossos automóveis E-Tech são concebidas com vista a oferecer a melhor relação entre a energia armazenada e o tempo de carregamento. Ideal para dar resposta às necessidades em autoestrada ou ter uma recuperação eficaz aquando de um carregamento ultrarrápido.

Com o Renault Megane E-Tech 100% elétrico, recupera até 200 km de autonomia em 30 minutos. Ela oferece uma grande polivalência de carregamento de até 22 kW através de uma rede CA e até 130 kW em pico máximo através de um posto de carregamento rápido numa rede CC.

E-Tech 100% electric - condições exteriores - Renault

condições exteriores

A bateria também está sujeita às condições exteriores. De modo a garantir o correto funcionamento do automóvel, regulamos as temperaturas de funcionamento através do nosso sistema de refrigeração integrado na bateria. Graças ao nosso sistema openR link, com o Google Maps incorporado, quando se aproxima de um posto de carregamento CC programado, pré-aquecemos a bateria, de modo a otimizar a potência de carregamento*.

* consoante os modelos e as versões

E-Tech 100% electric - experiência - Renault

experiência e garantia de qualidade Renault

A Renault possui mais de 10 anos de experiência desde a venda do primeiro Renault Zoe. Tal permite-nos ter excelentes conhecimentos e domínio a respeito do envelhecimento da bateria. O nosso know-how e o nosso empenho constituem uma garantia.

E-Tech 100% electric - garantia da bateria - Renault

garantia da bateria

Os nossos automóveis Renault E-Tech 100% elétricos integram baterias com uma garantia de 8 anos ou 160 000 km (o que ocorrer primeiro). Salienta-se que há uma degradação natural, tal como acontece com qualquer aparelho eletrónico equipado com uma bateria. Nos nossos novos modelos, a bateria tem a garantia da manutenção de um mínimo de 70% da sua capacidade inicial durante o período da garantia.

segurança das baterias

Para a Renault, a segurança dos seus automóveis elétricos constitui uma prioridade. A Renault é o único construtor a ter integrado nas suas equipas um bombeiro sapador que trabalha em estreita colaboração com os especialistas em segurança terciária para reforçar a sua segurança com, por exemplo, duas importantes inovações:

E-Tech 100% electric

o fireman access

O fireman access permite aos bombeiros aceder diretamente ao núcleo da bateria, caso esta seja atingida por um fogo exterior, reduzindo o tempo de intervenção para apenas 5 minutos.

E-Tech 100% electric - SD switch - Renault

o SD switch

Em caso de intervenção dos bombeiros (que não um incêndio), a bateria pode ser imediatamente desligada da rede elétrica através da inovação SD switch, o que os protege de uma potencial eletrocussão.

segunda vida e reciclagem das baterias

Quando as baterias chegam ao fim da sua primeira vida, ou seja, entre os 10 e os 15 anos, ou quando estas deixam de alcançar os 70% de capacidade de carregamento, podem ser substituídas.

Iniciam, então, uma segunda vida, por exemplo, ao ser reutilizadas para o armazenamento de energias renováveis ou para outras utilizações móveis menos intensivas. Quando chegam ao fim da sua segunda vida, podem então ser recicladas.

E-Tech 100% electric - recolha - Renault

recolha

Em conformidade com a diretiva europeia, a Renault compromete-se a recolher as baterias usadas dos seus automóveis elétricos.

Todos os nossos centros Renault E-Tech fornecem-lhe acompanhamento nas suas ações de reciclagem das baterias.

A Re-Factory de Flins prevê também a instalação de uma linha de desmantelamento de automóveis e baterias elétricas a partir de 2024.

E-Tech 100% electric - segunda vida - Renault

segunda vida

Finda a primeira vida das baterias, o desafio que se coloca é a sua reutilização. Uma problemática sobre a qual a marca Mobilize está fortemente posicionada, através dos seus dispositivos de armazenamento «Advanced Battery Storage», já implantados em diversas instalações em França e no resto da Europa. Estes dispositivos servem, por exemplo, para armazenar a energia produzida pelas turbinas eólicas e os campos solares, bem como para compensar a intermitência inerente a estes recursos.

E-Tech 100% electric - reciclagem - Renault

reciclagem

Para uma bateria de iões de lítio como a do Renault Zoe, a reciclagem tem início mediante uma operação de desmontagem para a extração dos seus componentes.

Os elementos de estrutura, plástico, metais e soldagens, vão para sistemas de reciclagem específicos.

as suas perguntas sobre as baterias elétricas

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