Quer saber mais sobre o seu sistema multimédia R-LINK 2?
Bluetooth®, Android Auto™ & Apple Carplay™, Coyote e serviços conectados, aplicação My Renault, atualização e navegação... Consulte as nossas respostas às perguntas mais frequentes.
Encontre abaixo os passos a seguir para emparelhar o seu telefone Android com o R-LINK 2:
Para emparelhar a partir do seu iPhone, siga estes passos:
Estes são os passos para emparelhar o seu Windows Phone com o R-LINK 2:
Para utilizar a opção multimédia em streaming através de Bluetooth® para o seu iPhone, deve primeiro transferir para o seu telefone pelo menos um ficheiro de áudio (podcast ou música, gratuito ou pago) do catálogo da App Store para o seu telemóvel utilizando o software iTunes.
Depois de o ter feito, ligue o seu telemóvel por Bluetooth® ao R-LINK 2 e vá ao menu " Multimédia". A opção Bluetooth® estará disponível e poderá então ouvir música em streaming.
Etapa 1:Certifique-se de que o seu telefone está corretamente emparelhado com o sistema R-LINK 2. Para isso, vá à secção " Telefone" no menu principal, clique em "Definições", verifique se o botão Bluetooth® está ativado e se o seu telefone está ativo na lista de dispositivos (o ícone "Telefone" deve estar selecionado em vermelho).
Nota: Se tiver problemas em emparelhar o seu telefone, consulte as Perguntas Frequentes "Não consigo emparelhar o meu telefone ao meu R-LINK 2" na mesma secção de ajuda.
Etapa 2:Para fazer uma chamada, aceda ao menu do telefone e pressione "Contactos". Os seus contactos são importados automaticamente para o ecrã do R-LINK 2. Selecione o contacto de quem pretende ligar e pressione o número para efetuar uma chamada.
Nota: Se a sua lista de contactos estiver vazia no ecrã do R-LINK 2, embora o processo de emparelhamento tenha sido corretamente executado, verifique no telefone se os seus contactos estão guardados na memória do telefone e não no cartão SIM. Os contactos devem ser guardados no telefone e não no cartão SIM para aparecerem no ecrã do R-LINK 2.
Etapa 1:Certifique-se de que o seu telefone está corretamente emparelhado com o R-LINK 2. Para isso, vá à secção " Telefone" no menu principal, clique em " Definições", verifique se o botão Bluetooth® está ativado e se o seu telefone está ativo na lista de dispositivos (o ícone "Telefone" deve estar selecionado em vermelho).
Nota: Se tiver problemas em emparelhar o seu telefone, consulte as Perguntas Frequentes "Não consigo emparelhar o meu telefone ao meu R-LINK 2" na mesma secção de ajuda.
Etapa 2:Quando o telefone estiver emparelhado com o sistema R-LINK 2, vá ao menu multimédia e clique em " Multimédia". Escolha a fonte de áudio " Bluetooth®" e selecione uma música no seu telemóvel.
Etapa 1:Pode ter um problema de emparelhamento Bluetooth® . Para assegurar que o telefone está emparelhado, vá à secção "Telefone" no menu principal, clique em "Definições", verifique se o botão Bluetooth® está ativado e se o seu telefone está ativo na lista de dispositivos: o ícone "Telefone" deve estar selecionado em vermelho.
Nota: Se tiver problemas em emparelhar o seu telefone, consulte as Perguntas Frequentes "Não consigo emparelhar o meu telefone ao meu R-LINK 2" na mesma secção de ajuda.
Etapa 2:Se o seu telefone estiver devidamente emparelhado, mas mesmo assim não conseguir fazer chamadas, verifique no seu telefone se os contactos estão guardados diretamente no telefone e não no cartão SIM.
Os contactos devem ser guardados no telefone e não no cartão SIM para aparecerem no ecrã do R-LINK 2.
Nota: Se, mesmo assim, ainda não for possível fazer chamadas, há um problema específico de compatibilidade e aconselhamos que contacte o Serviço de Apoio ao cliente. Para melhor o ajudar a resolver o problema que encontrou, indique que já seguiu os passos acima.
Etapa 1:Se estiver a ter problemas para emparelhar o telefone com o R-LINK 2, siga os procedimentos de emparelhamento (para iPhone, Android e Windows Phone) que pode encontrar na mesma seção de ajuda.
Etapa 2:Se o processo de emparelhamento ainda assim não funcionar, verifique a compatibilidade online aqui
Para realizar o teste, tem de saber:
Etapa 3:
Se não encontrar resultados positivos no nosso teste de compatibilidade online ou se não encontrar as suas versões na lista:
A atualização dos seus sistemas pode corrigir o problema e permitir o emparelhamento do seu telefone. Se não for esse o caso, contacte o nosso Serviço de Apoio ao Cliente e indique que já seguiu os passos acima para facilitar a resolução do problema encontrado.
Se o resultado do nosso teste de compatibilidade online for positivo, significa que o processo de emparelhamento deve funcionar e que pode ser um problema mais específico. Contacte o nosso Serviço de Apoio ao Cliente e indique que já seguiu os passos acima para que possamos ajudá-lo da melhor forma possível.
Ativar o reconhecimento de voz do Android Auto™? Talk to Google™.
Método 1: Pressione e mantenha premido o botão "Pressionar para falar" no volante até ouvir um sinal sonoro.
Método 2: Pressione o ícone "Microfone" no canto superior direito do ecrã do Android Auto™. Irá ouvir um sinal sonoro.
Método 3:Diga "Ok Google" em voz alta e o Android Auto™ emite um sinal sonoro.
Poderá colocar várias questões e controlar por voz determinadas aplicações, como fazer uma chamada, ouvir música, enviar e responder a mensagens de texto, utilizar mapas e obter direções, criar lembretes, etc.
É bom saber: as chamadas telefónicas funcionam através do sistema áudio da viatura graças ao R-LINK 2. No entanto, o reconhecimento de voz pode não funcionar através do sistema áudio devido à ligação ao Android Auto. O smartphone pode ser a origem do problema. Neste caso, contacte a assistência do fabricante do seu smartphone.
1. No seu telefone
2. Na viatura
Nota: Recomenda-se a utilização de um cabo USB da mesma marca do smartphone para evitar qualquer inconveniente. O telefone não pode ser utilizado durante a ligação.
Para verificar se o seu veículo é compatível*:
* Disponibilidade de acordo com os modelos. Para mais informações sobre cada modelo Renault equipado, visite as páginas dos veículos no nosso site: https://www.renault.fr/vehicules/vehicules-particuliers.html
Para usar o Android Auto™, tem de ter um telefone equipado com o Android 5.0 (Lollipop) ou superior.
A Renault testa diversos telefones para garantir a compatibilidade. Neste painel, alguns modelos equipados com Android 5.0 ou superior não são suportados pelo Android Auto™ para o R-LINK Evolution.
Na secção de aviso de utilização, em baixo na página de ajuda, pode encontrar em formato pdf a lista de telefones testados pela equipa de engenheiros da Renault.
Nota: Para garantir a compatibilidade do seu smartphone com o sistema Android Auto™, recomenda-se que efetue todas as atualizações de software disponíveis no telefone.
O Android Auto™ integra originalmente 4 aplicações:
Na Google Play Store, pode instalar aplicações adicionais compatíveis com o Android Auto™, como WhatsApp™ ou Spotify™.
Para ver a lista de aplicações compatíveis, consulte esta ligação: g.co/androidauto.
Nota: Apenas aplicações certificadas pela Google e transferidas para o seu smartphone podem ser utilizadas no Android Auto™ enquanto conduz.
Em baixo uma lista dos comandos compatíveis com Android Auto™:
Método nr. 1:
Método nr. 2:
Se quiser que o Android Auto™ e o R-LINK 2 coexistam no mesmo ecrã:
Pode então visualizar alternadamente o leitor de música de sua escolha (Spotify, Google Music) no Android Auto™ e a navegação do sistema R-LINK 2. Pode também exibir a navegação do Android Auto™ (Mapas) e, simultaneamente, o rádio FM do sistema R-LINK 2.
Nota: não podem ser ativadas duas funções semelhantes ao mesmo tempo. Não pode ativar Mapas do Android Auto™ e a navegação do sistema R-LINK 2.
Ative o reconhecimento de voz Siri ™:
Método nr. 1:Pressione e mantenha premido o botão "Pressionar para falar" no volante.
Método nr. 2:Pressione sem soltar o botão "Início" do lado inferior esquerdo do ecrã Apple CarPlay ™.
Poderá colocar várias questões e controlar por voz determinadas aplicações, como fazer uma chamada, ouvir música, enviar e responder a mensagens de texto, utilizar mapas e obter direções, criar lembretes, etc.
Exemplo: "Ligar a nome do contacto", "Enviar mensagem para nome do contacto", "Criar percurso para endereço", etc.
É bom saber: as chamadas telefónicas funcionam através do sistema áudio da viatura graças ao R-LINK 2. No entanto, o reconhecimento de voz pode não funcionar através do sistema áudio devido à ligação ao Apple Carplay™. O smartphone pode ser a origem do problema. Neste caso, contacte a assistência do fabricante do seu smartphone.
1. Na viatura
Com o carro parado, ligue o cabo USB. Se o iPhone estiver bloqueado, o R-LINK 2 solicitará que o desbloqueie. A Apple recomenda o uso de cabos certificados para evitar desconexão ou outros problemas.
2. No seu iPhone
Se o seu iPhone estiver bloqueado, pedir-lhe-á para autorizar o CarPlay™ para o R-LINK.
3. Na viatura
Clique no botão "Apple CarPlay™" localizado a meio em baixo e aceda à página de início do Apple CarPlay™; O seu iPhone pode ser utilizado mesmo que ligado através do cabo USB.
É bom saber: se o Wi-Fi e o Bluetooth® estiverem desativados, o iPhone propõe que os ative ou ligue o cabo USB. No entanto, o Apple CarPlay™ só pode funcionar com o cabo USB. Pressione assim "Apenas USB" no seu iPhone
Para verificar se o seu veículo é compatível*:
* Disponibilidade de acordo com os modelos. Para mais informações sobre cada modelo Renault equipado, visite as páginas dos veículos no nosso site: https://www.renault.pt/veiculos-passageiros.html
Para usar o Apple CarPlay™, tem de ter um iPhone 5 ou modelo posterior e versão do iOS 7.1 ou superior.
Na secção de aviso de utilização, em baixo na página de ajuda, pode encontrar em formato pdf a lista de telefones testados pela equipa de engenheiros da Renault.
Nota: Para garantir a compatibilidade do seu smartphone com o sistema Apple CarPlay™, recomenda-se que efetue todas as atualizações de software disponíveis no telefone.
O Apple CarPlay™ integra originalmente 5 aplicações:
Na App Store pode instalar aplicações adicionais compatíveis com a Apple CarPlay™ tais como Livre Audio™, Spotify™ ou ainda Deezer™.
Para ver a lista de aplicações compatíveis, consulte esta ligação: https://www.apple.com/pt/ios/carplay/.
Nota: Apenas as aplicações certificadas pela Apple e transferidas para o seu smartphone podem ser utilizadas no Apple Carplay™ enquanto conduz.
Regresse ao R-LINK 2 a partir do Apple Carplay™:
Método nr. 1:
Método nr. 2:
Se quiser que o Apple Carplay™ e o R-LINK 2 coexistam no mesmo ecrã:
Pode então visualizar alternadamente o leitor de música de sua escolha (Spotify™, Google Music™) no Apple CarPlay™ e a navegação do sistema R-LINK 2. Pode também exibir a navegação do Apple CarPlay™ (Mapas) e, simultaneamente, o rádio FM do sistema R-LINK 2.
Nota: não podem ser ativadas duas funções semelhantes ao mesmo tempo. Não pode ativar Mapas do Apple Carplay™ e a navegação do sistema R-LINK 2.
O seu R-LINK 2 contém um cartão SIM. Para beneficiar das aplicações e serviços conectados, tem de ativar o seu R-LINK 2.
Nota: Mais informações sobre esta partilha estão disponíveis através do botão "Ajuda".
Nota: O símbolo de rede por cima de um automóvel na parte superior do ecrã indica que o seu R-LINK 2 está ligado. Pelo contrário, um símbolo de cruz em vez do ícone de rede por cima de um automóvel na parte superior do ecrã indica que o seu R-LINK 2 não está ligado.
Guarde primeiro os dados do seu R-LINK 2 numa pen USB e para este fim:
Nota: Tenha em atenção que não há nenhuma mensagem a indicar que a gravação dos dados está terminada.
Sincronização de produtos:
Transferência de produtos:
Nota: A aplicação R-LINK 2 Toolbox é compatível com Windows 7, 8, 8.1, 10 e a partir do iOS 10.7 a 10.11 em Mac.
Atualização no seu veículo:
Verificação da instalação da Coyote Series
Pode transferir o seu pacote Coyote Series para um Renault equipado com o mesmo sistema R-LINK 2.
Nota: Ambos os veículos devem estar registados na sua conta MY Renault.
Nota: Uma vez validado o pedido de transferência, a operação não pode ser anulada. Não é portanto possível transferir um pacote do veículo de destino para o veículo de origem.
Os pacotes que contêm TomTom Live ou TomTom Traffic não são transferíveis pois são contratos associados exclusivamente ao veículo que subscreve.
Se o Coyote Series não funcionar, pode ser devido ao facto de a versão de teste de 3 meses ter expirado.
Pode verificar se o seu contrato ainda está ativo na R-LINK Store. (Consulte as Perguntas Frequentes "Como aceder à R-LINK Store" se necessitar de ajuda).
Na R-LINK Store, vá à secção "As minhas aplicações e Serviços" para consultar o estado dos contratos dos seus serviços conectados.
Se a sua versão de teste de 3 meses já expirou, pode prolongar o contrato adquirindo a versão completa disponível na seção "Catálogo".
Se tem um contrato ativo mas o seu Coyote ainda não funciona, verifique na sua viatura se a partilha de dados está ativada no seu sistema R-LINK 2: Menu principal / Serviços / Definições / Partilha de dados. A partilha de dados deve estar ativada para que o Coyote funcione.
Se o problema persistir, contacte o nosso Serviço de Apoio ao Cliente para obter assistência e indique que já seguiu este procedimento.
Para ativar a sua versão de teste gratuita de 3 meses do Coyote Series, a conectividade da sua viatura tem de estar ativada.
Para saber se a sua viatura está ativa, verifique no seu sistema R-LINK 2 se o botão "Ativar os meus serviços" surge na parte inferior do ecrã no menu principal.
Se o botão aparecer, clique no mesmo e siga as instruções para ativar a conectividade. Uma vez concluído este processo, a sua versão de teste gratuita de 3 meses do Coyote Series estará pronta a funcionar dentro de 72 horas.
Encontrará a aplicação Coyote na secção "As minhas Aplicações".
Se o botão não aparecer no menu principal, significa que a conectividade da sua viatura já está ativa e que a sua versão de teste de 3 meses do Coyote Series está operacional.
Para verificar se o veículo está conectado, verifique se o ícone de conectividade está ativo.
Se não for o caso, clique no botão "Conectar" na parte inferior do menu principal e siga as instruções. A ativação da conectividade do seu veículo pode demorar até 72 horas a ficar ativada.
Se o botão de ligação não aparecer, isso significa que a sua conectividade já está ativa, mas a partilha de dados está desativada. A partilha de dados deve estar ativada para que os serviços conectados funcionem.
Para ativar partilha de dados, vá ao Menu principal / Aplicações / Privacidade.
O seu veículo está agora ativo e pode beneficiar plenamente de todos os seus serviços. Consulte as Perguntas Frequentes "Para quê ativar a conectividade" para obter mais informações.
A ativação da conectividade do seu veículo vai permitir-lhe beneficiar de serviços como, por exemplo:
Para verificar se a sua conectividade está ativa, consulte as Perguntas Frequentes "O meu veículo está conectado?".
Pode desativar/ativar a partilha de dados sempre que quiser na secção de serviços do seu R-LINK 2: Menu principal / Aplicações / Privacidade.
Nota: Os serviços conectados (Coyote, TomTom Traffic, etc.) exigem a configuração de uma partilha de dados para funcionar.
Pode instalar os Highway Services a partir da R-LINK Store integrada no seu R-LINK 2:
Etapa 1: Compra:
Etapa 2: Guardar os dados do seu R-LINK 2 numa pen USB
Nota: Não há nenhuma mensagem a indicar que a gravação dos dados está terminada.
Etapa 3: Sincronização da aplicação na R-LINK 2 Toolbox
Todos os veículos equipados com sistema Multimédia R-LINK 2 na versão MID ou HIGH.
Não existem restrições de versão de software.
É necessária a conectividade digital suportada pelo pacote "TomTom TRAFFIC e Conectividade".
Na sua versão atual, a Highway Services opera na rede rodoviária SANEF/SAPN.
O respeito pela proteção dos dados pessoais é um valor ético do Grupo RENAULT em conformidade com a Política de Proteção de Dados Pessoais do Grupo.
Para saber mais, clique na seguinte ligação: Dados pessoais Highway Services.
Para aceder pela primeira vez à R-LINK Store e a todos os seus conteúdos, siga os passos abaixo:
ETAPA 1:Comece por criar a sua conta My Renault
Nota: A sua palavra-passe protege o acesso à sua conta pelo que a deve manter em segurança.
Nota: Se não receber nenhum e-mail de ativação, verifique a pasta de SPAM da sua caixa do correio.
ETAPA 2: Registe o seu veículo Renault na sua conta My Renault
Para gerir o conteúdo do seu R-LINK 2, siga os passos abaixo:
Etapa 1: Guarde os dados do seu R-LINK 2 numa pen USB
Nota: Não há nenhuma mensagem a indicar que a gravação dos dados na pen está terminada.
Etapa 2:Atualização e sincronização dos seus produtos
Para adicionar conteúdo gratuito ou pago ao seu R-LINK (serviços, aplicações, mapas):
Etapa 1: Escolha a aplicação na conta "My Renault"
Etapa 2: Guardar os dados do seu R-LINK 2 numa pen USB
Nota: Não há nenhuma mensagem a indicar que a gravação dos dados está terminada.
Etapa 3:Sincronização da aplicação na R-LINK 2 Toolbox
A R-LINK Store permite-lhe efetuar várias operações:
Criar uma conta My Renault permite-lhe beneficiar de todos os serviços para o seu veículo:
Para criar uma conta em My Renault, clique aqui.
Para atualizar o seu R-LINK 2 e o seu conteúdo (sistema, mapas, aplicações):
Etapa 1:Comece por guardar os dados do seu R-LINK 2 numa pen USB
Nota: Nenhuma mensagem indica que o registo está terminado.
Etapa 2:Sincronize os dados recolhidos (registo) com a R-LINK Store
Etapa 3:Atualize o sistema e/ou cartografia
Etapa 4: Transferência
Etapa 5: Instale as atualizações no seu R-LINK 2
Nota: No caso de uma atualização do sistema, o R-LINK 2 irá reiniciar.
Para iniciar uma navegação GPS a partir da página inicial do seu R-LINK 2, clique em " Menu", pressione "Navegação" e depois "Destino". Se pretender aceder a um destino específico, clique em " Endereço " e introduza:
Pressione " Selecionar" para iniciar a navegação após alguns segundos.
Nota: No menu " Destino" poderá encontrar todos os seus destinos anteriores e locais de interesse próximos de si (estação de serviço, parques de estacionamento, etc.).
Para seguir o processo, necessita de uma pen USB (vazia e no mínimo 8 GB) e um computador com acesso à internet.
Etapa 1: Registo digital do seu sistema - Na sua viatura
Etapa 2: Descarregar um novo mapa - No seu computador
Nota: Dependendo do tamanho dos mapas e da sua ligação à Internet, a transferência pode demorar algum tempo.
Etapa 3:Instalação de novo mapa no seu R-LINK 2 - Na sua viatura
Nota: Não utilize o seu sistema R-LINK 2 e deixe o motor ligado durante o processo de instalação.
Se o seu TomTom Traffic em tempo real não estiver a funcionar corretamente, pode significar que o período de teste gratuito de 3 anos terminou.
Pode verificar se o seu contrato ainda está ativo na R-LINK Store (consulte as Perguntas Frequentes "Como aceder à R-LINK Store", se necessitar de ajuda).
Na R-LINK Store, vá à secção "As minhas aplicações e serviços" para ver o estado dos contratos dos seus serviços conectados.
Se o seu contrato TomTom Traffic em tempo real tiver expirado, pode prolongá-lo ao comprar a versão completa disponível na secção "Catálogo".
Se tem um contrato ativo, mas o TomTom Traffic em tempo real ainda não funciona, verifique na sua viatura se a partilha de dados está ativada no seu sistema R-LINK 2: Menu principal / Aplicações / Privacidade. A partilha de dados deve estar ativada para que o TomTom Traffic em tempo real funcione.
Se o problema persistir, tente atualizar o seu software e os mapas na R-LINK Store na secção "Atualizações". (Consulte as Perguntas Frequentes "Como atualizar a cartografia" se precisar de ajuda).
Se continuar com problemas, contacte o nosso sServiço de Apoio ao Cliente para obter assistência e indique que já seguiu este procedimento.
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