Reviva a história de sucesso da 4L com as 14 criações do ilustrador francês Greg.
Renault 4L «Alta Costura» - 1963
Por ocasião da operação «Elle prend le volant !» (Ela senta-se ao volante), cem R4 Super foram decoradas com um estilo «Alta Costura»: fundo negro destacado com decoração em palhinha ou em estilo escocês colocada harmoniosamente nas portas laterais e na porta da bagageira, para além de embelezadores de roda cromados e repetição do motivo na grelha de ventilação.
Esta operação permitiu que 6000 condutoras experimentassem uma R4 Super durante 48 horas e, desta forma, comprovassem pessoalmente a sua manobrabilidade, o seu conforto excecional e a sua ampla capacidade de transporte, bem como a enorme visibilidade e velocidade!
Cada condutora teve a oportunidade de partilhar as suas opiniões, observações ou sugestões, para criar o retrato-tipo do veículo ideal da época.
Renault 4L «Plein Air»- 1969
Veículo de lazer destinado a costear as praias mais do que a percorrer a estrada, a
Renault 4 Plein Air é comercializada em maio de 1968 e fabricada num número bastante limitado
até abril de 1970.
É um carro descapotável concebido pela empresa Sinpar, já conhecida pelas suas adaptações de 4 rodas motrizes.
Conta com a parte dianteira da 4L e com o rebordo do para-brisas adaptado para receber a fixação da capota. A porta da bagageira é cortada ao meio, para apenas deixar a parte inferior. Os flancos, as portas laterais e o tejadilho são eliminados, e a carroçaria é reforçada nas laterais.
Renault 4L «Cross» - 1981
Em 1974, a Renault reforça as suas campanhas promocionais, lançando a Taça de França Renault Cross Elf, em parceria com a revista especializada «Champion».
Esta modalidade pretende ser a mais económica possível e apenas são autorizadas a participar as Renault 4 que possuam um motor de origem de 4 cilindros e 845 cm3, excetuando-se a montagem de um tubo de escape Devil.
A Renault 4 Cross integra uma caixa mecânica de 4 velocidades e um sistema de travões de tambor nas 4 rodas para dar resposta às exigências da corrida.
A Taça obtém a aceitação unânime dos pilotos graças às taxas de inscrição reduzidas e a uma expetativa de vitória atrativa: um prémio e um Renault 5 Coupé!
Michel Duvernay venceu este campeonato de França em 1981!
Renault 4 «Sixties» - 1985
Lançada em três cores (vermelho, amarelo e azul) e limitada a 2000 exemplares, a série limitada Sixties pretendeu homenagear os anos 60.
Concebida com base no modelo GTL, destaca-se pela presença de dois tetos de abrir em vidro atérmico e estofos em tecido de três cores, associados à napa preta.
A grelha dianteira, o para-choques, os puxadores das portas e os retrovisores são
tratados uniformemente em preto mate.
Renault 4 F4 «Darty» - 1986
Com uma capacidade de carga de 300 kg, um volume de quase 2 m3, barras de torção reforçadas para a suspensão traseira, porta traseira com vidro que se abre da direita para a esquerda a fim de facilitar o acesso à zona de carga no lado do passeio, a furgoneta oferece vantagens infindáveis!
O veículo distingue-se pelo seu painel curvo móvel e amovível que se estende sobre o tejadilho e permite colocar na furgoneta objetos volumosos em altura... incluindo uma girafa, se acreditarmos nos anúncios!
Esta portinhola do tejadilho, uma exclusividade Renault e conhecida por «escotilha de teto», virá a encarnar mais tarde o pequeno veículo comercial dos anos 80/90: o modelo Express.
A Renault 4 furgoneta irá ostentar com orgulho e pelos 5 continentes as cores de uma infinidade de artesãos, autoridades e grandes marcas.
Renault 4 «4L Trophy™» - 2020
A Renault 4 nunca falha e a juventude do século XXI é prova disso, com a prova 4L Trophy™.
Organizada desde 1998, esta prova reúne 1200 tripulações de estudantes para uma prova de navegação de 6000 km, de Paris ao sul de Marrocos.
Aventureira, a 4L avança pela areia e rochas, e os aprendizes das aventuras, os «aficionados 4L», fazem o melhor que podem com os meios disponíveis para fazer perdurar o seu veículo cujo conta-quilómetros, na sua maioria, já conta com milhares de quilómetros percorridos.
Fiáveis apesar dos longos anos das 4L participantes, todas as noites conseguem regressar ao acampamento.
Há algum outro modelo que ainda consiga esta proeza, 60 anos após o seu lançamento?
Renault 4 - «Torpedo SINPAR» - 1968
A Renault 4 4x4 SINPAR (Société Industrielle de Production et d’Adaptation
Rhodanienne) distingue-se pelos seus desempenhos em todo-o-terreno, mantendo o conforto e a potência do veículo original.
Possui uma distância ao solo generosa, 4 rodas motrizes independentes e uma suspensão que lhe permitem percorrer com suavidade e conforto os caminhos acidentados e os terrenos mais difíceis. Graças à sua conceção, a transformação pode ser realizada tanto na berlina como na furgoneta, sem diminuição do volume útil.
A SINPAR oferece, a partir do verão de 1964, uma versão Torpédo homologada pela Renault, sempre com 4 rodas motrizes, sem tejadilho nem revestimento lateral, com um para-brisas rebatível e flancos da carroçaria cavados para permitir que os 2 ocupantes subam a bordo.
A Torpedo SINPAR mais célebre é a da série televisiva «Os Cavaleiros do céu».
Renault 4 «Serviços Públicos»
Surgida em outubro de 1961, a furgoneta oferece vantagens infindáveis: uma capacidade de carga de 300 kg, um volume de quase 2 m3, barras de torção reforçadas para a suspensão traseira e porta traseira com vidro que se abre da direita para a esquerda a fim de facilitar o acesso à zona de carga no lado do passeio.
La Poste (Empresa de Correios em França) torna-a um dos seus primeiros veículos da empresa, com a sua superfície de carga de 5,47 m3 e peso máximo de carga de 1050 kg.
Sem janelas traseiras, puxadores de portas e lugares traseiros, integra uma cor de referência, designada 030, atualmente chamada de «Amarelo La Poste».
Também a Gendarmerie Nationale (Guarda Nacional Francesa) escolheu este veículo, não só pelas suas qualidades intrínsecas mas também porque cumpria um dos critérios do caderno de encargos: «Uma pessoa deve conseguir estar sentada no interior com o quepe colocado».
Mais de 14 500 Renault 4 integraram a Gendarmerie Nationale desde 1962 para servirem de carro patrulha e de transporte ou, simplesmente, para segundo veículo da brigada.
Renault 4 «e-Plein Air» - 2019
Este modelo único é o resultado de uma colaboração entre a Renault Classic e a Melun Rétro Passion, especialista da Renault 4, no salão Epoqu’Auto, que acolhe os veículos elétricos mais populares.
«Por que razão a icónica Renault 4 não haveria de ser representada neste movimento?»
Criada com base na plataforma encurtada da JP4, numa versão lúdica que relembra a Plein Air e com um estilo modernizado pelo Design Renault, esta 4L adota os componentes elétricos do Twizy para uma velocidade máxima de aproximadamente 85 km/h.
Renault 4 «Rallye Dakar™» - 1980
Em 1969, os irmãos Marreau ambicionam estabelecer um recorde entre Le Cap e Argel (recorde estabelecido em 1971 no Renault 12 Gordini), e iniciam uma viagem de reconhecimento, no Saara, a bordo de uma Renault 4.
Alguns anos mais tarde, será a bordo de uma Renault 4 que se encontram na partida de um rali de um novo tipo, uma corrida de vários milhares de quilómetros com partida em Paris e meta em Dakar.
Alcançam o 3.º lugar em 1980 graças à sua Renault 4 impulsionada por um motor da Renault 5 Alpine GR2 e equipada com um depósito de 140 litros.
O Rali Paris Dakar™ torna-se uma lenda que tem os irmãos Marrea como heróis e a astutaRenault 4 como o símbolo de um rali em que os amadores podem até vencer as equipas oficiais.
Renault 4 «Seventies» - 1975
A decoração «Seventies» deste veículo foi realizada com base numa Renault
4 GTL.
Trata-se de uma decoração com autocolantes a partir de uma maquete da Publicis e uma pintura
«rosa» realizada pela Renault Classic.
Esta decoração foi realizada aquando de uma reconfiguração do Pub Renault
(o atual Atelier Renault) situado nos Campos Elísios, em Paris, que tinha como tema
inaugural a publicidade.
Renault 4 «Expedição Terra de Fogo - Alaska» - 1965
Em 1965, 4 parisienses aventuram-se num desafio impressionante: percorrer os 40 000 km que separam Ushuaïa, na Terra do Fogo, e Anchorage, no Alaska, ao volante de duas Renault 4 e atravessar todo o continente americano em 4 meses e meio.
Passam então pelo Cap Horn, com encostas rochosas geladas, atravessam os Andes, a floresta amazónica e o deserto salgado do Utah, demonstrando a robustez e agilidade da Renault 4.
Renault 4 «Saline 4 fun» - 2011
Em 2011, a Renault celebra os 50 anos da 4L e a Renault Classic associa-se à
Triplettes de Bonneville, para inscrever uma 4L furgoneta de 1983 na
famosa «Speed Week», no lago salgado de Bonneville, nos Estados Unidos.
Com base numa Renault 4 furgoneta, a «Saline4Fun» integra uma distância ao solo extremamente reduzida, uma saída de escape acima da roda dianteira e um… paraquedas!
A sua caixa de velocidades é inspirada nas dos Renault 21 Turbo e Renault 25 GTX e o chassi adota rolamento (cubos, fusíveis, travões e suspensão) específicos. Está equipada com todos os equipamentos de segurança exigidos pelo organizador americano, que lhe dão um peso de aproximadamente 780 kg.
Integra o motor de um Renault 5 Turbo, preparado para atingir os 285 cv e localizado no compartimento dianteiro do veículo, no lugar do motor de origem.
Assim equipada e dotada de pneus especiais Good Year Long Speed Racing, a Saline4fun alcança oficialmente a velocidade recorde de 237 km/h, ou seja, quase o dobro da sua velocidade original!
Renault 4 Clan «Bye Bye» - 1992
Em 1992, a Renault 4 despede-se em beleza com o fabrico de uma série limitada.
A Renault cria a Renault 4 «Bye Bye» inspirada no modelo «Clan» e encerra o seu fabrico com uma contagem decrescente em que cada veículo é descontado.
Cada veículo integra um painel de instrumentos especial, que exibe uma placa numerada de 1000 a 1.
Ilustrações ©greg2021. É proibida qualquer reprodução.
a 4L comemora os seus 60 anos!
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