Desde 1972, o Renault 5 impõe-se como uma lenda. Um verdadeiro símbolo da cultura pop, este carro mítico foi constantemente reinventado. 50 anos mais tarde, o Renault 5 comemora o seu aniversário com inúmeras surpresas inéditas.
um fruto dos anos 70
Em finais da década de 60 e inícios da década de 70, a sociedade encontra-se em plena transformação. A juventude rema contra a maré: quer ser descontraída, moderna e a favor da igualdade dos géneros.
A Renault, uma empresa aberta para o mundo e atenta às evoluções sociais, está a construir uma gama direcionada para a classe média emergente e desenvolve um veículo polivalente, com um design singular e anticonformista, destinado a um público de mulheres e de jovens.
Renault Comunicação - Direitos reservados
o veículo "divertido e simpático"
O projeto 122 visa revisitar o segmento do pequeno veículo. As suas especificações dão continuidade ao sucesso da 4L: um veículo com a mesma definição mas com uma carroçaria mais bonita e dentro da mesma gama de preço.
Na sua conceção, o estilo do R5 afirma-se desde o primeiro esboço. Com as suas bonitas formas arredondadas, Pierre Dreyfus, normalmente mais ligado ao convencional, reconhece com astúcia que o 122 «é divertido e simpático».
Renault Comunicação - Direitos reservados
«Sou o Renault 5, conduza-me»
É realizada uma gigantesca operação de lançamento em janeiro de 1972: 1 920 veículos laranjas ou verde-maçã decorados com olhos sobre os faróis e balões de diálogo autocolantes nas portas que anunciam: «Sou o Renault 5, conduza-me» são colocados em exposição nos concessionários. São organizados desfiles nas principais cidades francesas, seguidos de uma operação em que qualquer pessoa pode experimentar conduzi-los.
Renault Comunicação - Direitos reservados
o "Supercar" superstar dos meios de comunicação
Tendo por base uma ideia de Simone Guibert, diretora artística da Publicis, o Renault 5 torna-se "Supercar".
Muito rapidamente, os meios de comunicação apoderam-se do fenómeno e inicia-se uma campanha sem precedentes. Na rádio, na televisão, nos jornais e ao longo das estradas, Renault 5 está por todo o lado. Apresentado mais como uma pessoa do que como um objeto, a originalidade da campanha atrai a simpatia do público. Sucesso imediato!
Renault Comunicação - Direitos reservados
o pequeno veículo protagonista da mudança
A estrutura de vida das famílias mudou totalmente: a mulher trabalha, desloca-se e necessita agora de um veículo polivalente e de dimensões reduzidas.
O Renault 5 dá resposta a esta procura e, logo aquando do seu lançamento, atrai um terço das mulheres. Trata-se de um veículo de dimensões reduzidas, versátil, confortável e com capacidade para acomodar facilmente quatro adultos ou um casal com crianças. Os engenheiros idealizaram um «espaço para crianças» para os bancos traseiros, graças à ausência de portas e de vidros de abrir atrás. A bagageira permite transportar o necessário para a vida quotidiana e viagens de lazer.
Renault Comunicação - Direitos reservados
"o carro de todos"
O sucesso do Renault 5 ultrapassa todas as expetativas. Desde o seu lançamento, os prazos de entrega contam-se em meses. Os clientes deixam-se seduzir por este vento de frescura. O R5 torna-se rapidamente o veículo da juventude e dos demais, dos biberões e das bocas de sino.
Transgeneracional, é mais do que um pequeno veículo para todos, é o "carro de todos", um veículo com tantas versões quanto categorias de clientes: desde a configuração básica à desportiva e da versão mais elegante à automática...
Fabricado desde 1972 até 1985 e com mais de 5,5 milhões de exemplares vendidos nos cinco continentes, o Renault 5 foi o modelo de uma marca, ou melhor, o veículo de uma década!
Renault Comunicação - Direitos reservados
uma carreira nos 5 continentes
Rapidamente alcança o sucesso na Europa. No ano do seu lançamento, o Renault 5 ocupa o 2.o lugar das vendas na Europa, logo atrás do Fiat 127. Não fica por aqui e prepara-se, ao longo das suas novas versões, para seduzir novos utilizadores.
Desde 1975, com o «Siete», a sua versão espanhola, o Renault 5 ocupa o primeiro lugar do pódio e, no ano seguinte, torna-se o Renault mais vendido fora de França.
Os R5 vendidos fora de França, nomeadamente nos últimos anos, representam até 60% da produção total. Em 1980, a sua versão de 5 portas torna-se o 2.o veículo mais vendido em todo o mundo!
Renault Comunicação - Direitos reservados
mais moderno e elétrico do que nunca
A marca Renault entrou numa nova era ao lançar a sua própria «Nova Vaga». Traz uma lufada de modernidade ao universo automóvel europeu ao tornar-se uma marca de tecnologia, de serviço e de energia.
Apresentado em janeiro de 2021, o Renault 5 E-Tech electric Prototype exibe a vontade da Renault de democratizar o veículo elétrico na Europa, com uma abordagem moderna do veículo popular.
o Renault 5 Prototype é um citadino compacto repleto de charme, que lança em direção ao futuro um dos ícones da Renault numa versão 100 % elétrica. Mantém o seu espírito divertido e alegre, com uma carroçaria amarela muito «pop», as suas grandes linhas do design original do R5, com uma abordagem moderna: os acabamentos e os materiais escolhidos são inspirados na eletrónica, no mobiliário e no desporto.
O R5 comemora os seus 50 anos
Por ocasião do seu 50.o aniversário, o Renault 5 transporta-o entre o passado, o presente e o futuro!
Viva o aniversário do intemporal "Supercar" com os eventos agendados: colaborações e criações artísticas, retrospetivas, exposições e muitas outras surpresas esperam por si.
Permaneça conectado! Consulte também o programa
de aniversário do R5 num universo "pop" e colorido nas redes
sociais da Renault.
Merchandising
Em 30 anos, o Twingo não parou de de se reinventar, mantendo o seu espírito único único, divertido e colorido. Descubra a colecção exclusiva de miniaturas e e merchandise criados especialmente para este aniversário
30 anos do twingo
Comemore connosco os 30 anos do Twingo e conheça a sua história ao longo de todos estes anos.
60 anos de 4L
Um dos nossos modelos mais emblemáticos tem direito a um aniversário igualmente emblemático!