alta tecnologia elétrica
Com a nova plataforma CMF-EV, as inovações mais recentes embarcam a bordo do Megane E-Tech elétrico. O puro prazer de condução e eficiência graças à:
um espaço interior renovado
O Megane E-Tech electric foi concebido a pensar no seu conforto. A sua bateria de 110 mm, a mais estreita do mercado, bem como o seu motor compacto, libertam espaço à frente para dar lugar a 33 L de espaço de arrumação e compartimentos.
Pensámos nos seus passageiros dos bancos traseiros. A ausência de elementos mecânicos (entre os quais, a caixa de velocidades) e a distância entre eixos alargada criam um piso plano e oferecem maior conforto às pernas.
uma condução arrebatadora
O Megane E-Tech elétrico integra um novo motor elétrico, para além de uma melhor distribuição do peso do chassis e um centro de gravidade baixo.
As paisagens desfilam num silêncio elétrico. As acelerações encadeiam-se de forma vigorosa, linear e robusta. Sem solavancos nem vibrações. Com patilhas no volante que controlam o nível de travagem regenerativa, o seu prazer de condução muda de nível.
Dispõe em permanência de um amplo leque de ofertas personalizadas para o carregamento em casa, na empresa ou em viagem. O Renault Megane E-Tech elétrico é fornecido com um cabo de modo 3 tipo 2 que pode ser utilizado num posto de carregamento doméstico (1) ou num posto de carregamento público.
tipo de instalação | potência mínima no ponto de carregamento | cabo a utilizar | tempo de carregamento(2) | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
bateria de 40 kWh | bateria de 60 kWh | ||||||||
50 km | 150 km | 300 km | 50 km | 250 km | 450 km | 470 km | |||
posto de carregamento doméstico Wallbox | 7,4 kW | cabo de modo 3 incluído na compra | 1h10 | 3h15 | 6h30 | 1h | 5h | 9h15 | 9h15 |
tomada doméstica Green'Up | 3,7 kW | cabo de modo 2 standard ou flexi-charger em acessórios | 2h15 | 6h15 | 12h15 | 2h | 10h | 18h | 18h |
tomada doméstica standard(1) | 2,3 kW | cabo de modo 2 flexi-charger em acessórios | 3h40 | 10h35 | 21h | 3h20 | 17h | 30h30 | 30h30 |
posto de carregamento rápido público (DC) | 130 kW (3) | cabo compatível com o posto de carregamento | 8 min | 27 min | 1h15 | 7 min | 25 min | 1h15 | 1h15 |
posto de carregamento público | 22 kW (4) | cabo de modo 3 incluído na compra | N.A. | N.A. | N.A. | 20 min | 1h30 | 3h15 | 3h15 |
(1) recomendado para uma utilização ocasional.
(2) Os tempos de carregamento são baseados no veículo ideal e no ponto de carregamento. As autonomias indicadas dependem do ciclo WLTP. A autonomia de condução no mundo real depende das condições de condução (tipo de estrada, estilo de condução e condições meteorológicas).
(3) O pico de potência aceite pela bateria varia dependendo do estado de carga da bateria e da temperatura (até 85 kW em uma bateria de 40 kWh e 130 kW em uma bateria de 60 kWh).
(4) Tempo de carregamento válido apenas em carga de reforço e versões de carga otimizada com um carregador AC22.
Carregue o Megane E-Tech elétrico:
O tempo de carregamento varia consoante a configuração escolhida.
Carregamento Standard: com carga padrão, seja em casa ou em carregamento público, o Megane E-Tech elétrico recarrega até 50 km de autonomia em 1 hora, para que você possa carregar totalmente a sua bateria durante a noite (7 a 10 horas dependendo da bateria). Este modo de carregamento também é compatível com todas as estações de carregamento públicas, incluindo pontos de carregamento rápido DC (principalmente em autoestradas) para recuperar até 200 km WLTP em ~30 minutos com um pico de potência de 85 kW.
Boost Charge: Além do carregamento doméstico, pode aproveitar toda a potência das estações de carregamento públicas AC de até 22 kW com esta versão (carrega 3x mais rápido que o Super Charge). Também compatível com carregadores rápidos DC para recuperar até 200 km WLTP em ~30 minutos com um pico de potência de 85 kW.
Super Charge: Ideal para recarregar em casa em pontos de carregamento monofásico de 7kW, para uma carga completa durante a noite (9 horas). Também compatível com carregadores rápidos de corrente contínua (DC) para recuperar até 300 kms WLTP em 30 minutos, com um pico máximo de 130 kW.
Optimum Charge: Além do carregamento doméstico, esta versão permite que aproveite toda a potência dos pontos de carregamento CA públicos de até 22kW (carregamento 3x mais rápido que o Super Charge). Também é compatível com carregadores DC rápidos para recuperar até 300 kms WLTP em 30 minutos, com um pico máximo de 130 kW.
A bateria do Megane E-Tech elétrico não tem "efeito de memória". Integra a tecnologia de iões de lítio, a mais eficaz do mercado, que lhe proporciona uma autonomia otimizada.
Deste modo, pode efetuar o carregamento de acordo com as suas necessidades, ainda que parcialmente, sem correr o risco de perda de desempenho.
A partir da sua aplicação MyRenault para dispositivos móveis, controle remotamente o nível de carga do seu Megane E-Tech elétrico.
Necessita de carregar o seu veículo? Em casa, ative remotamente o carregamento do seu veículo através do seu smartphone.
Com a bateria de 40 kWh, percorra até 300 km* WLTP em ciclo combinado, ou seja, até 200 km em autoestrada com carga completa.
* disponível na versão evolution extended range. Informações suplementares a partir de fevereiro de 2022.
O Megane E-Tech elétrico integra um sistema de regeneração com travagem. Nas fases de travagem e de desaceleração, a energia dissipada é recuperada para alimentar a bateria elétrica e prolongar a autonomia.
Beneficia também de serviços conectados graças ao sistema openR link com Google integrado para otimizar a sua autonomia em tempo real e navegar com total tranquilidade.
Disponível com uma bateria de 40 kWh ou de 60 kWh, o Megane E-Tech elétrico adapta-se a todos os tipos de utilização.
Escolha a sua versão em função dos quilómetros que percorre diariamente, da tipologia dos seus trajetos e do seu estilo de condução.
Para uma utilização essencialmente urbana e suburbana, ou como segunda viatura da família para trajetos curtos (cerca de 80km diários), a bateria de 40 kWh será adequada para si. Para uma utilização mais polivalente, nomeadamente para percursos em autoestrada, ou para fins de semana no campo, opte pela bateria de 60kWh.
Com uma bateria de 60 kWh e uma potência de carregamento de até 130 kW, o Megane E-Tech elétrico adequa-se perfeitamente às distâncias longas. A sua autonomia vai até aos 470 km WLTP* em ciclo misto e até 300 km em utilização em autoestrada.
O planificador de trajetos em modo elétrico é um aliado das viagens longas. Ative-o a partir do seu sistema multimédia para preparar o seu itinerário. A sua funcionalidade preditiva permite-lhe adaptar-se, em tempo real, às condições do seu percurso e orientá-lo até aos postos de carregamento disponíveis.
* disponível na versão evolution extended range. Informações suplementares a partir de fevereiro de 2022.
** em opção no seu financiamento
Os aparelhos eletrónicos têm apenas um pequeno impacto na autonomia do seu Megane E-Tech elétrico.
Para otimizar a sua autonomia no dia a dia, adote as boas práticas de uma condução suave e menos consumidora de energia!
O tipo de cabo utilizado varia consoante a versão do seu Megane E-Tech elétrico.
O seu Megane E-Tech elétrico está equipado de série com um cabo modo 3 tipo 2 que lhe permite ligar à sua Wallbox em casa ou a qualquer posto de carregamento público.
Obtenha um cabo Modo 2 "Flexicharger"* para carregar o seu Megane E-Tech elétrico ocasionalmente ou em caso de falta de uma solução de carregamento dedicada através de uma tomada doméstica convencional de 2,3 kW. Com este cabo, o carregamento completo irá demorar entre 20 e 30 horas.
Todas as versões são equipadas de série com um carregador rápido DC (130 kW ou DC 85 kW pico de potência máxima dependendo das versões), que é compatível com as estações de carregamento de alta potência localizadas em autoestradas. Não há necessidade de um cabo adicional para este modo de carregamento. Os cabos são conectados diretamente à estação de carregamento. Assim como abastecer nas bombas.
* disponível em opção para todas as versões
Utilize um cabo Modo 2 "Flexicharger"* para ligar o Megane E-Tech elétrico a uma tomada doméstica convencional de 2,3 kW. Este modo de carregamento será útil a título esporádico ou em caso de falta de uma solução de carregamento dedicada. Um carregamento completo irá demorar entre 20 a 30 horas.
Para maior rapidez e segurança, instale um posto de carregamento Wallbox de 7 ou 22 kW!
* em opção, compatível com todas as versões do Megane E-Tech elétrico.
Aceda ao Google Maps a partir do seu Megane E-Tech elétrico e seja orientado até ao posto de carregamento mais próximo de si.
Com a ajuda do planificador de trajetos elétricos, organize as suas paragens e os seus carregamentos para chegar ao seu destino com total tranquilidade. Pode até consultar a potência e o preço do carregamento.
Multiplique a capacidade total da bateria pelo preço do kilowatt-hora. Embora o custo médio de carregamento varie em função de determinados critérios (nível da bateria, fornecedor de eletricidade, tipo de ligação), é possível, ainda assim, calcular o custo do carregamento com alguma precisão.
Assim, na Europa, calculamos que o custo médio de um carregamento para 100 Km se situa entre os 2 e os 4 euros, dependendo do país.
No seu país, beneficie dos tarifários do horário económico e reduza os seus custos de carregamento.
A manutenção simplificada do Megane E-Tech elétrico não requer mudança de óleo nem de correias!
O mesmo acontece com as pastilhas de travão e os discos, cuja vida útil é significativamente alargada, pois graças à travagem regenerativa a utilização do pedal de travão é reduzida.
Com a gama E-Tech, a Renault está empenhada na redução da pegada de carbono.
Entre a inovação e o desempenho, o motor do Megane E-Tech elétrico permite-lhe reduzir a pegada de carbono com 0 emissões de CO2 em circulação.
Isto mantém-se válido em comparação com um veículo térmico, mesmo tendo em conta a produção da bateria e a produção da eletricidade nos países europeus durante toda a vida útil do veículo.
Todo o ecossistema do veículo é tomado em consideração, desde o fabrico à reciclagem do veículo e da respetiva bateria.
O Megane E-Tech elétrico insere-se também numa iniciativa de redução do seu impacto ambiental, com:
Consoante as versões, isso pode representar até 2,2 kg de material! - Inúmeras peças visíveis (parte inferior do cockpit) e não visíveis (estrutura do painel de instrumentos) fabricadas com plástico reciclado, num total de 27,2 kg.
O Megane E-Tech elétrico minimiza também a poluição sonora, graças ao seu silêncio de funcionamento.
O Renault Group excede as exigências regulamentares, de forma a:
A bateria do Megane E-Tech elétrico foi concebida para acompanhá-lo ao longo de toda a vida útil do seu veículo.
Além disso, Renault oferece-lhe uma garantia de 8 anos e 160 000 km, com 70% do nível de desempenho inicial da sua bateria.
Inicie sessão na sua conta My Renault para consultar o certificado de estado geral da sua bateria elétrica.
O grupo motopropulsor que integra o Megane E-Tech elétrico é totalmente novo.
Trata-se de um motor síncrono com rotor bobinado, que oferece um melhor desempenho do que a tecnologia do motor de ímanes permanentes.
A ausência de terras raras limita o seu impacto ambiental e os custos de fabrico a larga escala.
A bateria é também totalmente nova. Trata-se da bateria mais fina do mercado, com uma altura limitada de 110 mm.
Para alcançar esta dimensão compacta, os engenheiros basearam-se numa nova versão da química das baterias de iões de lítio com tecnologia NMC («Níquel, Manganês e Cobalto») da LG, integrando mais níquel e menos cobalto, em prol da densidade energética.
No fim da sua primeira vida, as baterias serãoreutilizadas e, em seguida, recicladas para extrair os diferentes materiais que as compõem com vista a novas utilizações industriais.
A este respeito, graças à sua Re-Factory em Flins e à sua parceria com a Veolia e a Solvay, o Renault Group está na vanguarda em relação aos seus concorrentes.
A reciclagem não se limita à bateria: 95% da massa do Megane E-Tech elétrico será valorizada.
Os materiais serão reciclados e reutilizados na economia circular em, pelos menos, 85%, sendo os 10% restantes incinerados com recuperação da energia produzida.
carregamento CA
Carregamento em corrente alternada a baixa ou média potência (máximo 43 kW). Modo de carregamento mais frequentemente encontrado em casa ou na maioria dos postos de carregamento públicos.
carregamento CC
Carregamento rápido em corrente contínua (mínimo 50 kW). Necessita de um posto específico de carregamento rápido, apenas disponível na rede pública.
capacidade útil
Quantidade de energia contida na bateria que pode ser utilizada pelo veículo. Valor expresso em quilowatts-hora (kWh).
E-Tech
Tecnologia 100% elétrica, híbrida ou
híbrida recarregável desenvolvida pela Renault.
travagem regenerativa
Sistema de recuperação de energia ao travar que permite aumentar a autonomia do veículo: sempre que o veículo abranda, parte da sua energia cinética é convertida em eletricidade. A bateria carrega quando o condutor levanta o pé do pedal do acelerador ou aciona ligeiramente o pedal do travão.
flexi charger
Cabo de carregamento que permite ligar um veículo a uma tomada elétrica doméstica. Concebido para o carregamento em casa, de modo ocasional, o Flexi-Charger é ligado preferencialmente a uma tomada elétrica com uma ligação à terra específica.
kW
Abreviatura de quilowatt. Unidade de potência que permite medir a capacidade do motor de um veículo, elétrico ou térmico. O quilowatt pode também medir a potência de carregamento em corrente contínua (CC) ou em corrente alternada (CA).
kWh
Abreviatura de quilowatts-hora. Unidade de energia que permite indicar a capacidade de energia que uma bateria pode fornecer ao motor numa hora de utilização.
modo 2
Para utilização doméstica,
este cabo é necessário para carregar
o veículo elétrico através das tomadas convencionais.
modo 3
Este cabo é necessário para carregar
o veículo elétrico através da wallbox
ou de infraestruturas públicas.
tomada reforçada
Solução de carregamento no domicílio mais eficaz do que uma tomada doméstica simples (tipo tomada doméstica Green'Up). Permite um carregamento mais potente (3,2kW para uma tomada reforçada vs 2,3kW para uma tomada habitual) e mais seguro (integra um disjuntor diferencial).
posto de carregamento doméstico
Posto de carregamento particular, que fornece uma intensidade amplamente superior à de uma tomada elétrica doméstica convencional, para um carregamento mais eficaz e mais rápido. Graças aos dispositivos de controlo do carregamento e de proteção contra sobretensão, permite um carregamento no domicílio mais seguro.