Rafale: um nome, um espírito, uma história
O mítico avião Caudron-Renault Rafale tinha nos seus genes tudo o que torna o nosso novo automóvel tão especial: tecnicidade, audácia, agilidade e design únicos. O Renault Rafale presta homenagem a um know-how, com tecnologias e uma visão plenamente dedicadas ao desempenho e fruto da nossa história na aviação.
Anos 1920
por via aérea, ferroviária e rodoviária
A Renault desempenha um papel verdadeiramente pioneiro no desenvolvimento de motores, não só para automóveis e comboios mas também para aviões.
1933
um passo rumo à aeronáutica
Um apaixonado pela aviação e pela competição civil, Louis Renault adquire a sociedade Caudron e cria a sociedade Caudron-Renault.
1934
conceção do Caudron-Renault Rafale
Uma história de aerodinamismo e de design francês. Este «avião de corrida», com o nome inspirado no vento, destinava-se à competição desportiva.
1934
influência do aerodinamismo aeronáutico
Os trabalhos de Marcel Riffard, o engenheiro que criou o avião Caudron-Renault Rafale, influenciaram o design do Renault Nervasport ou do Renault Estrela Cadente.
uma história de sucesso
Este espírito pioneiro e o gosto pela superação já estavam bem presentes nos anos 30, um período em que os «ases» da aviação se chamavam Hélène Boucher, Maryse Bastié, Madeleine Charnaux, Maryse Hilsz…
Hélène Boucher
Aviadora prodígio, Hélène Boucher assina, em junho de 1934, um contrato com a jovem sociedade Caudron-Renault.
Foi autora de múltiplas conquistas: recorde mundial dos 1000 km para aviões ligeiros, recorde internacional de velocidade para todas as categorias em 100 km, recorde dos 1000 km com uma velocidade média de 409 km/h…
A 8 de julho de 1934, classifica-se em segundo lugar nas 12 horas de Angers, após ter pilotado sozinha o seu Caudron-Rafale por doze horas seguidas. Um mês mais tarde, ao comando de um Caudron-Renault monoplano de 140 cv, conquista o recorde mundial feminino de 445 km/h!
Maryse Hilsz
Uma mulher de ação com uma forte personalidade, Maryse Hilsz é detentora de vários recordes de velocidade e de distância. A 30 de dezembro de 1938, bate o recorde de distância sem escalas com um avião de primeira categoria, o Caudron Simoun, ao unir Port Etienne (Mauritânia) a Istres, ou seja, um voo de 3230 km.
Madeleine Charnaux
Ao serviço da Caudron-Renault, é a primeira aviadora a obter uma licença de piloto sem referências visuais. Rapidamente bate inúmeros recordes ao comando do seu Rafale: recordes de velocidade femininos e gerais em 1000 km, em 100 km em dupla e, a seguir, sozinha.
Maryse Bastié
Foi a primeira aviadora francesa a estabelecer vários recordes femininos no seu palmarés. Após apenas um mês do desaparecimento de Mermoz, Maryse Bastié atravessa o Atlântico sul de Dakar até Natal em 12 horas e 5 minutos, sozinha a bordo de um Caudron Simoun com um motor de 220 cv, estabelecendo o recorde mundial feminino de velocidade neste percurso.
audácia, emoção e sucesso
À semelhança da F1® hoje em dia, a aviação desportiva dos anos 30 foi um autêntico laboratório de investigação e de desenvolvimento de tecnologias de ponta. A exigência, a inovação e a superação são valores que permaneceram ao longo do tempo e hoje persistem nos nossos escritórios, nas nossas oficinas e nos nossos produtos. O Renault Rafale demonstra-o claramente.