Teto panorâmico inovador em vidro, que se torna opaco ou transparente, de forma total ou parcial, a pedido do utilizador, através de um botão. O conforto térmico e luminosidade estão assegurados, tanto no verão, como no inverno.
4 configurações de opacidade disponíveis
O solarbay pode ser ativado através do botão localizado no teto do Scenic E-Tech 100% elétrico. Para um conforto personalizado, estão disponíveis quatro configurações de opacidade. A luminosidade é conservada, quer o teto esteja opaco ou não.
1 m² de tecnologia condensada
O solarbay é o fruto de um desenvolvimento conjunto entre a Renault e a Saint-Gobain. Tem por base o sistema eletrónico completo AmpliSky® da Saint-Gobain Sekurit, uma tecnologia assente numa película em PDLC* situada entre duas placas de vidro, alimentada por uma tensão elétrica para mudar a orientação dos cristais líquidos. Esta conceção permite ganhar 30 milímetros de distância do teto, o que contribui para aumentar o aerodinamismo do Scenic E-Tech 100% elétrico e, consequentemente, a sua autonomia.
Atualmente, apenas a Renault oferece este tipo de teto «inteligente», com um funcionamento multidirecional e uma animação na forma de onda progressiva ao abrir e ao fechar.
* cristais líquidos dispersos num polímero
um teto em vidro reciclável e reparável
No seu fabrico, os vidros que compõem o solarbay do seu Scenic E-Tech 100% elétrico contêm ~50% de casco de vidro, ou seja, vidro reciclado em pequenos fragmentos e proveniente das diferentes etapas a produção de vidros automóveis nas fábricas de Saint-Gobain Sekurit.
Na sua utilização, graças a duas finas camadas microscópicas sobre esses vidros, o solarbay oferece uma excelente proteção térmica. Deste modo, apresenta uma pegada de CO2 reduzida em comparação com os tetos tradicionais.
No final da sua vida útil, os vidros são reciclados através de um processo de trituração e filtragem para a conceção de novos vidros automóveis. As películas de PDLC, tal como de PVB*, podem ser reutilizadas para outras finalidades. No que respeita ao solarbay, isto significa um total de taxa de reciclabilidade em massa superior a 90%.
Em caso de acidente, o vidro pode ser substituído com a mesma simplicidade de um teto laminado convencional, em que todas as partes que o compõem podem ser substituídas individualmente.
*Polyvinyl Butyral