uma conceção sustentávelScenic E-Tech 100% elétrico

O Renault Scenic E Tech 100% elétrico encarna o compromisso do Grupo Renault com o desenvolvimento sustentável. Pioneiro neste campo, o automóvel utiliza processos otimizados e inclui pelo menos 18% de materiais reciclados¹ e 24% de materiais provenientes da economia circular ⁽ ² ⁾ ⁽ ³ ⁾ . No final da vida útil do automóvel ⁴, toda a massa, incluindo a bateria, pode ser reciclada através de canais de reciclagem industrial. Construído em França, abre caminho para uma mobilidade mais responsável e segura.

um processo de produção circular

O Scenic E-Tech 100% elétrico incorpora quase 40 kg de plásticos reciclados em todo o automóvel⁵ . Durante a produção, as sobras de alumínio são compactadas e devolvidas ao fornecedor original, que as reintegra no ciclo produtivo.

abrir caminho para o conforto ecológico

No habitáculo, os acabamentos dos bancos e do volante, a estrutura do painel de instrumentos e os tapetes são maioritariamente feitos de materiais reciclados e de base biológica ⁶ . Isto significa que os têxteis dos bancos contêm até 100% de material reciclado ⁷.

uma bateria maioritariamente reciclada

A bateria, maioritariamente recicláve⁸, é composta por 12 módulos que podem ser trocados individualmente em mais de 20 centros de reparação de baterias na Europa. No final da vida útil do automóvel, se o seu estado o permitir, pode ser reaproveitado para armazenar energia para diversos usos.

conforto reciclado

O interior do Scenic E-Tech 100% elétrico não integra couro, sendo esta substituída por materiais reciclados. Estes materiais têm uma pegada de carbono inferior à do couro, sem comprometer a qualidade e o conforto.

Têxtil reciclado - Renault Scenic E-Tech 100% electric
bancos: 87% de fibras recicladas dos têxteis na versão iconic
painel de instrumentos - Renault Scenic E-tech 100% electric
estrutura do painel de instrumentos: até 80% de materiais reciclados
solarbay - Renault Scenic E-tech 100% electric
teto panorâmico em vidro opacificante solarbay®: vidro composto por, no mínimo, 50% de materiais reciclados

uma ambição prioritária

O Youtube está desativado. Autorize o depósito de cookies sociais para aceder ao conteúdo. (CTA - Permitir)

apoiar a economia circular

Conceber automóveis integrados numa lógica de economia circular é uma ambição prioritária para o Grupo Renault. Através da utilização de tecidos, plásticos, vidro e metais que integram materiais reciclados, o recondicionamento de peças de substituição ou a reutilização das baterias, o Grupo Renault pretende estar na vanguarda em termos de economia circular e visa alcançar, até 2030, a percentagem de 33% de materiais reciclados resultantes da reciclagem na massa dos seus automóveis.

¹ de acordo com a norma ISO 14021.

² incluindo materiais reciclados em conformidade com a norma ISO 14021 ou sobras de produção reincorporadas aos processos de fabricação em uma unidade industrial.

³ baseado na motorização ETech 100% elétrica de 220 cv grande autonomia com bateria de 87 kWh, estimativa em fase de consolidação. 

⁴ produto maioritariamente reciclável, taxa de reciclabilidade arredondada para 90%, valor real superior a 89,72% da sua massa de acordo com a Diretiva Europeia 2005/64/CE relativa à homologação de automóveis motorizados no que diz respeito à sua reutilização, reciclabilidade e recuperabilidade.

⁵ ou seja, 17% da massa total de termoplásticos e espumas de poliuretano presentes no automóvel (239 kg).

⁶ consoante a versão

⁷ disponível nas versões techno e Alpine Spirit.

⁸ bateria composta por 12 módulos substituíveis individualmente em mais de 20 centros de reparação de baterias na Europa.