Quer saber mais sobre o seu sistema multimédia R-LINK Evolution ?
Bluetooth®, Android Auto™ & Apple Carplay™, Coyote e serviços conectados, aplicação MY Renault, atualização e navegação... Consulte as nossas respostas às perguntas mais frequentes.
O procedimento de emparelhamento de um telemóvel com o R-LINK pode ser efetuado a partir do telemóvel ou do R-LINK. Este procedimento pode ser diferente dependendo do telefone utilizado.
Nota: Não tente ambos os procedimentos ao mesmo tempo, pois a ligação Bluetooth será impossível.
Método nr. 1: Para emparelhar a partir do seu telefone Android
Nota: Pode surgir uma mensagem solicitando a introdução do código Bluetooth no Samsung. Nesse caso, introduza o número apresentado no R-LINK.
Método nr. 2: Para emparelhar a partir do seu R-LINK
O seu telemóvel Android está agora emparelhado com o R-LINK.
O procedimento de emparelhamento de um telemóvel com o R-LINK pode ser efetuado a partir do telemóvel ou do R-LINK. Este procedimento pode ser diferente dependendo do telefone utilizado.
Nota: Não tente ambos os procedimentos ao mesmo tempo, pois a ligação Bluetooth será impossível.
Para qualquer tipo de dispositivo, o primeiro passo obrigatório é ativar o Bluetooth® no R-LINK:
Método 1: Para emparelhar a partir do seu iPhone
Página inicial > Menu > Telefone > Mensagem "Gerir dispositivos" > NÃO > "+" (canto inferior direito do ecrã) > "Tornar R-LINK visível": O R-Link fica então visível durante 300 segundos.
Método 2: Para fazer um emparelhamento a partir do R-LINK
O seu iPhone está agora emparelhado com o R-LINK.
Etapa 1:Certifique-se de que o seu telefone é compatível com o seu R-LINK Evolution. Para o fazer, vá até a secção Telefone no Menu, clique em Definições e depois em "Gerir dispositivos". Verifique se o seu telefone aparece na lista de dispositivos associados.
Nota: Se tiver problemas em emparelhar o seu telefone, consulte as Perguntas Frequentes "Não consigo emparelhar o meu telefone ao meu R-LINK Evolution" na mesma secção de ajuda.
Etapa 2:Para fazer uma chamada, aceda ao menu do telefone e aceda aos Contactos. Os seus contactos são importados automaticamente para o ecrã do R-LINK Evolution. Selecione o contacto de quem pretende ligar e pressione o número para efetuar uma chamada.
Nota: Se a sua lista de contactos estiver vazia no ecrã do R-LINK Evolution, embora o processo de emparelhamento tenha sido corretamente executado, verifique no telefone se os seus contactos estão guardados na memória do telefone e não no cartão SIM. Os contactos devem ser guardados no telefone e não no cartão SIM para aparecerem no ecrã do R-LINK Evolution.
Etapa 1:Certifique-se de que o seu telefone é compatível com o seu R-LINK Evolution. Para o fazer, vá até a secção Telefone em Menu, clique em Definições e depois em "Gerir dispositivos". Verifique se o seu telefone aparece na lista de dispositivos associados.
Nota: Se tiver problemas em emparelhar o seu telefone, consulte as Perguntas Frequentes "Não consigo emparelhar o meu telefone ao meu R-LINK Evolution" na mesma secção de ajuda.
Etapa 2:Quando o telefone estiver emparelhado com o sistema R-LINK Evolution, vá ao menu multimédia e clique em "Multimédia". Escolha a fonte de áudio "Bluetooth®" e selecione uma música no seu telemóvel.
Etapa 1:Certifique-se de que o seu telefone está emparelhado com o R-LINK Evolution. Para o fazer, vá até a secção Telefone no menu principal, clique em Definições e depois em "Gerir dispositivos". Verifique se o seu telefone aparece na lista de dispositivos associados.
Nota: Se tiver problemas em emparelhar o seu telefone, consulte as Perguntas Frequentes "Não consigo emparelhar o meu telefone ao meu R-LINK Evolution" na mesma secção de ajuda.
Etapa 2:Se o seu telefone estiver devidamente emparelhado, mas mesmo assim não conseguir fazer chamadas, verifique no seu telefone se os contactos estão guardados diretamente no telefone e não no cartão SIM.
Os contactos devem ser guardados no telefone e não no cartão SIM para aparecerem no ecrã do R-LINK Evolution.
Nota: Se ainda não for possível fazer chamadas, há um problema específico de compatibilidade e aconselhamos que contacte o Serviço de Apoio ao cliente. Para melhor o ajudar a resolver o problema que encontrou, indique que já seguiu os passos acima.
Etapa 1: Se estiver a ter problemas para emparelhar o telefone com o R-LINK Evolution, siga os procedimentos de emparelhamento (para iPhone, Android e Windows Phone) que pode encontrar na mesma seção de ajuda.
Etapa 2: Se o processo de emparelhamento ainda não funcionar, verifique a compatibilidade online aqui
Para realizar o teste, tem de saber:
Secções específicas na página de teste de compatibilidade explicam como encontrar essas informações.
Etapa 3:Se não encontrar resultados positivos no nosso teste de compatibilidade online ou se não encontrar as suas versões na lista:
A atualização dos seus sistemas pode corrigir o problema e permitir o emparelhamento do seu telefone. Se não for o caso, contacte o nosso Serviço de Apoio ao Cliente e indique que já seguiu os passos acima para facilitar a resolução do problema encontrado.
Se o resultado do teste de compatibilidade online for positivo, significa que o processo de emparelhamento deve funcionar e que pode trata-se de um problema mais específico. Contacte o nosso Serviço de Apoio ao Cliente e indique que já seguiu os passos acima para que possamos ajudá-lo da melhor forma possível.
Ativar o reconhecimento de voz do Android Auto™? Talk to Google™.
Método 1: Pressione e mantenha premido o botão "Pressionar para falar" até ouvir um sinal sonoro.
Método 2: Pressione o ícone "Microfone" no canto superior direito do ecrã do Android Auto™. Irá ouvir um sinal sonoro.
Método 3: Diga "Ok Google" em voz alta e o Android Auto™ emite um sinal sonoro.
Poderá colocar várias questões e controlar por voz determinadas aplicações, como fazer uma chamada, ouvir música, enviar e responder a mensagens de texto, utilizar mapas e obter direções, criar lembretes, etc.
Exemplo: "Ligar a 'nome do contacto'", "Enviar mensagem para 'nome do contacto'", "Criar percurso para 'endereço'", etc.
É bom saber: As chamadas telefónicas funcionam através do sistema áudio da viatura graças ao R-LINK Evolution. No entanto, o reconhecimento de voz pode não funcionar através do sistema áudio devido à ligação ao Android Auto™. O smartphone pode ser a origem do problema. Neste caso, contacte a assistência do fabricante do seu smartphone.
1. No seu telefone:
2. Na viatura:
Com o veículo parado, desbloqueie o ecrã do smartphone e ligue-o ao sistema multimédia R-LINK Evolution do seu veículo Renault através de um cabo USB compatível.
Surge um ecrã a perguntar se pretende iniciar o Android Auto™. Clique em sim e em seguida clique no botão "Android Auto™" a meio em baixo do ecrã para aceder à página inicial.
É apresentado um novo ecrã a indicar para verificar o seu smartphone.
3. No seu telefone:
Siga os passos indicados no ecrã do seu telefone. Para uma melhor experiência, recomendamos que aceite todas as autorizações e pedidos.
4. Na viatura
No ecrã do R-LINK Evolution toque no botão "Android Auto™" a meio em baixo do ecrã e aceda à página inicial do Android Auto™.
Nota: Recomenda-se a utilização de um cabo USB da mesma marca do smartphone para evitar qualquer inconveniente.
O telefone não pode ser utilizado durante a ligação.
Para verificar se o seu Renault é compatível*:
* Disponibilidade de acordo com os modelos. Para mais informações sobre cada modelo Renault equipado, visite as páginas dos veículos no nosso site: https://www.renault.fr/vehicules/vehicules-particuliers.html
Para usar o Android Auto™, tem de ter um telefone equipado com o Android 5.0 (Lollipop) ou superior.
A RENAULT testa diversos telefones para garantir a compatibilidade. Neste painel, alguns modelos equipados com Android 5.0 ou superior não são suportados pelo Android Auto™ para o R-LINK Evolution.
Na secção de aviso de utilização, em baixo na página de ajuda, pode encontrar em formato pdf a lista de telefones testados pela equipa de engenheiros da Renault.
Nota: Para garantir a compatibilidade do seu smartphone com o sistema Android Auto™, recomenda-se que efetue todas as atualizações de software disponíveis no telefone.
Instalar aplicações:
Android Auto™ integra originalmente 4 aplicações:
No seu smartphone, através da Google Play Store, pode instalar aplicações adicionais compatíveis com o Android Auto™, como WhatsApp™ ou ainda Spotify™.
Para ver a lista de aplicações compatíveis, consulte esta ligação: g.co/androidauto.
Nota: Apenas aplicações certificadas pela Google e transferidas para o seu smartphone podem ser utilizadas no Android Auto™ enquanto conduz.
Em baixo uma lista dos comandos compatíveis com Android Auto™:
Voltar ao R-LINK Evolution a partir do Android Auto™:
Método nr. 1:
Método nr. 2:
Fazer com que o Android Auto™ e o R-LINK Evolution coexistam no mesmo ecrã:
Pode então visualizar alternadamente o leitor de música de sua escolha (Spotify, Google Music) no Android Auto™ e a navegação do sistema R-LINK Evolution. Pode também exibir a navegação do Android Auto™ (Mapas) e, simultaneamente, o rádio FM do sistema R-LINK Evolution.
Nota: Não podem ser ativadas duas funções semelhantes ao mesmo tempo. Não pode ativar Mapas do Android Auto™ e a navegação do sistema R-LINK Evolution.
Aqui estão os passos a seguir para desemparelhar um dispositivo do seu R-LINK:
Se pretender eliminar um dispositivo da lista memorizada no R-LINK:
Estes são os passos para descarregar e instalar o Coyote no seu R-LINK:
Estes são os passos a seguir para transferir o pacote Coyote de um veículo para outro:
Nota: uma vez validado o pedido de transferência, a operação não pode ser anulada. Não será mais possível transferir um pacote do veículo de destino para o veículo de origem.
Os pacotes que contêm TomTom Live ou TomTom Traffic não são transferíveis pois são contratos associados exclusivamente ao veículo que subscreve.
Se o Coyote Series não funcionar, pode significar que a versão de teste de 3 meses já expirou.
Pode verificar se o seu contrato ainda está ativo na R-LINK Store. (Consulte as Perguntas Frequentes "Como aceder à R-LINK Store" se necessitar de ajuda).
Na R-LINK Store, vá à secção "As minhas aplicações e Serviços" para ver o estado dos contratos dos seus serviços conectados.
Se a sua versão de teste de 3 meses já expirou, pode prolongar o contrato adquirindo a versão completa disponível na seção "Catálogo".
Se tem um contrato ativo mas o seu Coyote ainda não funciona, verifique na sua viatura se a partilha de dados está ativada no seu sistema R-LINK Evolution: Menu principal / Serviços / Definições / Partilha de dados. A partilha de dados deve estar ativada para que o Coyote funcione.
Se o problema continuar, contacte o nosso Serviço de Apoio ao Cliente para obter assistência e indique que já seguiu este procedimento.
Para ativar a sua versão de teste de 3 meses do Coyote Series, a conectividade da sua viatura tem de estar ativada.
Para saber se a sua viatura está ativada, verifique no seu sistema R-LINK Evolution se o botão "Ativar os meus serviços" surge na parte inferior do ecrã no menu principal.
Se o botão aparecer, clique no mesmo e siga as instruções para ativar a conectividade. Uma vez concluído este processo, a sua versão de teste de 3 meses do Coyote Series estará pronta a funcionar dentro de 72 horas.
Encontrará a aplicação Coyote na secção dos serviços.
Se o botão "Ativar os meus serviços" não aparecer no menu principal, significa que a conectividade da sua viatura já está ativa e que a sua versão de teste de 3 meses do Coyote Series está operacional.
Para saber se a sua viatura está conectada, verifique no Menu se o botão "Ativar os meus serviços" surge na parte inferior do ecrã.
Se o botão não aparecer no ecrã, significa que o seu veículo já está conectado.
Se o botão aparecer, clique em "Ativar os meus serviços" e siga as instruções.
Nota: a ativação da conectividade do seu veículo pode demorar até 72 horas.
O seu veículo está agora conectado e pode desfrutar plenamente de todos os seus serviços. Consulte as Perguntas Frequentes "Para quê ativar a conectividade" para obter mais informações.
Nota: a partilha de dados deve estar ativada para que os serviços conectados funcionem.
Para verificar se ativou a partilha de dados, vá ao Menu principal / Serviços / Definições / Partilha de dados.
A ativação da conectividade do seu veículo vai permitir-lhe beneficiar de serviços como, por exemplo:
Para verificar se a sua conectividade está ativa, consulte as Perguntas Frequentes "O meu veículo está conectado? "
Pode desativar/ativar a partilha de dados sempre que quiser na secção de serviços do seu R-LINK Evolution: Menu principal / Serviços / Definições / Partilha de dados.
Nota: Os serviços conectados (Coyote, TomTom Traffic, etc.) requerem uma partilha de dados ativa para funcionarem corretamente.
Para aceder pela primeira vez à R-LINK Store e a todos os seus conteúdos:
ETAPA 1: Comece por criar a sua conta MY Renault
Nota: Se não receber nenhum e-mail de ativação, verifique a pasta de SPAM dda sua caixa do correio.
ETAPA 2: Registe o seu veículo Renault na sua conta MY Renault
Para aceder pela primeira vez à R-LINK Store e a todos os seus conteúdos:
ETAPA 1: Comece por criar a sua conta MY Renault
Nota: Se não receber nenhum e-mail de ativação, verifique a pasta de SPAM dda sua caixa do correio.
ETAPA 2: Registe o seu veículo Renault na sua conta MY Renault
Para gerir o conteúdo do seu sistema R-LINK de acordo com o espaço disponível:
Para adicionar conteúdo gratuito ou pago ao seu R-LINK (serviços, aplicações, mapas):
A R-LINK Store permite-lhe efetuar várias operações:
Criar uma conta MY Renault permite beneficiar de todos os serviços para o seu veículo.
A inscrição em MY Renault permite:
Para criar uma conta em MY Renault, clique aqui.
A atualização do seu sistema R-LINK / R-LINK Evolution ou Carminat TomTom é essencial para garantir o funcionamento da navegação e dos serviços conectados desde 6 de abril de 2019.
Os sistemas R-LINK 2 e TomTom Live não necessitam de ser atualizados.
Pode atualizar gratuitamente o seu sistema através do site Renault EASY CONNECT.
Os sistemas R-LINK 2 e TomTom Live não necessitam de ser atualizados.
Siga os passos abaixo:
1/ Selecione o sistema R-LINK Evolution;
2/ Introduza o número de série de 17 dígitos (VIN) do seu veículo (p. ex.: VF1RFA123ABC12345) .
Nota: Este número pode ser encontrado no documento único do veículo ou na parte inferior esquerda do para-brisas do seu veículo.
3/ Transfira o ficheiro de atualização para o seu computador;
Nota: Certifique-se de que a sua ligação à Internet está ativa durante todo o procedimento.
4/ Descompacte e copie o ficheiro de atualização para uma pen USB vazia (Tamanho da pen: 8-32 GB; formatação FAT 32).
5/ Ligue o motor e verifique se o seu sistema R-LINK / R-LINK Evolution está ligado
IMPORTANTE: Não desligue o seu sistema R-LINK / R-LINK Evolution. Mantenha o veículo parado com o motor ligado durante o processo de instalação.
6/ Insira a pen na porta USB do seu veículo e siga as instruções no ecrã.
Nota: - A atualização pode demorar cerca de 15/20 minutos
No final do processo de instalação, pode surgir a mensagem "Updating CanCoProcessor" no ecrã do R-LINK / R-LINK Evolution. Neste caso, aguarde alguns minutos até que o sistema seja completamente reiniciado.
Sim, pode atualizar o seu sistema R-LINK / R-LINK Evolution gratuitamente no site Renault EASY CONNECT. Clique AQUI para iniciar a atualização.
Nota: Para mais informações, pode consultar as Perguntas Frequentes "Como atualizar o meu R-LINK / R-LINK Evolution".
Para atualizar o seu R-LINK e o seu conteúdo (sistema, mapas, aplicações):
ETAPA 1: Comece por instalar o software de transferência R-LINK Toolbox
ETAPA 2: Atualize o seu sistema R-LINK
Se o seu TomTom Traffic em tempo real não estiver a funcionar corretamente, pode significar que o período de teste gratuito de 3 anos terminou.
Pode verificar se o seu contrato ainda está ativo na R-LINK Store (consulte as Perguntas Frequentes "Como aceder à R-LINK Store", se necessitar de ajuda).
Na R-LINK Store, vá à secção "As minhas aplicações e serviços" para ver o estado dos contratos dos seus serviços conectados.
Se o seu contrato TomTom Traffic em tempo real tiver expirado, pode comprar a versão completa disponível na secção Catálogo.
Se o seu contrato estiver ativo, mas o TomTom Traffic em tempo real não funcionar, verifique se a partilha de dados está ativa no seu sistema R-LINK Evolution: Menu principal / Serviços / Definições / Partilha de dados. A partilha de dados deve estar ativada para que o TomTom Traffic funcione.
Se o problema persistir, tente atualizar o seu software e os mapas na R-LINK Store na secção Atualizações. (Consulte as Perguntas Frequentes "Como atualizar a cartografia" se precisar de ajuda).
Se mesmo assim continuar com problemas, contacte o nosso Serviço de Apoio ao Cliente para obter assistência e indique que já seguiu este procedimento.
Para seguir o processo, necessita de um cartão SD do seu sistema R-LINK Evolution e um computador com acesso à internet.
Etapa 1: Retire o seu cartão SD - No seu veículo
Em primeiro lugar, dirija-se à sua viatura, ligue o motor e o seu sistema R-LINK Evolution. No menu principal, clique no ícone "+", pressione o botão "Remover cartão SD" e confirme. Agora pode remover com segurança o cartão SD do veículo. (Nota: o cartão SD está situado junto da porta USB).
Etapa 2: Transferir novo cartografia - No seu computador
Ligue o seu computador, aceda à Internet e inicie sessão na R-LINK Store (consulte as Perguntas Frequentes "Como aceder à R-LINK Store", se necessário).
Uma vez na R-LINK Store, surge uma janela instantânea se as atualizações estiverem disponíveis (Nota: se não for apresentada nenhuma janela instantânea, o seu mapa pode já estar atualizado, pode sempre verificar se está disponível um novo mapa na secção "Atualizações"). Selecione o elemento que pretende atualizar e clique em "Aceder a atualizações" e depois na atualização;
Insira o cartão SD no computador, inicie o programa da R-LINK Evolution Toolbox e comece a transferências das atualizações. (Nota: dependendo do tamanho dos mapas e da sua ligação à Internet, a transferência pode demorar algum tempo).
Quando a transferência terminar, pode retirar o cartão SD em segurança.
Nota : Em caso de mensagem de erro a indicar que não tem espaço disponível suficiente, reintroduza o cartão SD no veículo e suprima as aplicações não utilizadas para aumentar o espaço de memória disponível (exemplo, app e-Guide). Para fazer isso, vá ao menu “Serviço”, depois “Definições” e por fim “Gestor de Aplicação”. Selecione a aplicação que deseja suprimir, escolha a primeira tab, pressione “+” e depois “Suprimir aplicação”. Posteriormente, repita o processo a partir da etapa 1.
Etapa 3:Instalação de novo mapa no R-LINK Evolution - Na viatura
Dirija-se à viatura com o cartão SD que contém a nova cartografia descarregada. Ligue o motor e não o desligue durante o processo. Em seguida, insira o cartão SD e ligue o sistema R-LINK Evolution. O processo de instalação inicia automaticamente.
Nota: Não utilize o seu sistema R-LINK Evolution e deixe o motor ligado durante o processo de instalação.
Irá surgir uma mensagem a indicar que a instalação está concluída. Pode beneficiar imediatamente da nova cartografia.
Para iniciar a Navegação GPS a partir da página inicial do R-LINK Evolution, clique em Menu e, em seguida, pressione Navegação. No menu Navegação, pressione o botão "Ir para" para introduzir o seu destino.
Tem de introduzir:
Confirme o destino e a navegação irá iniciar dentro de alguns segundos.
Nota: No menu "Destino" poderá encontrar todos os seus destinos anteriores e locais de interesse próximos de si (estação de serviço, estacionamento, etc.).
ajuda online
SERVIÇOS Z.E. CONECTADOS
Descubra as respostas às suas perguntas sobre os serviços Z.E. conectados.
Nota: Atenção, o carregamento instantâneo não é possível no caso de planificação ativada.
Quando o carregamento é ativado, pode ver o próximo horário com data, hora e duração na página "O meu veículo".
Para iniciar instantaneamente o ar condicionado a partir da aplicação móvel MY Renault, clique no botão situado por baixo do estado da bateria e autonomia do seu veículo
Para planificar o ar condicionado, clique no separador "conforto" para aceder às opções de agendamento.
Se isso não funcionar, verifique se:
Para beneficiar dos serviços Z.E. conectados. na aplicação MY Renault, tem de ter um smartphone com uma das 3 últimas versões de software Android ou iOS.
Para saber qual a versão do seu smartphone e como atualizar, clique nas seguintes ligações:
Para aceder aos serviços Z.E.conectados, este é o procedimento a seguir a partir de um smartphone:
Não. É necessário criar uma conta através da aplicação smartphone MY Renault para aceder a estes serviços Z.E. conectados.
Para renovar os seus serviços ligados, visite o seu espaço de cliente no site MY Renault https://my.renault.pt e visite depois a Store.
Poderá então consultar o estado dos seus serviços e renová-los, se necessário, ou adquirir novos serviços.
A página web MY Z.E. já não está disponível. No entanto, pode aceder a todos os serviços Z.E. conectados a partir da aplicação MY Renault.
Para tal, tem de criar uma conta através da aplicação smartphone MY Renault para aceder aos seus serviços Z.E. conectados;
O código de ativação que lhe permite criar uma conta MY Renault pode ser encontrado por vários meios:
A aplicação My Z.E. evoluiu e está agora integrada na aplicação MY Renault.
Para aceder aos seus serviços, transfira a nova aplicação MY Renault e crie a sua conta. Se mesmo assim os seus serviços ainda não estiverem acessíveis, os seus contratos podem ter expirado.
Para voltar a beneficiar dos mesmos, pode renová-los todos os anos gratuitamente na R-LINK Store. Consulte as Perguntas Frequentes "Como renovar os meus serviços" na mesma secção de ajuda.
Sim, é possível subscrever ofertas através da rede ou através da R-LINK Store (para veículos equipados com R-LINK)
Para recuperar os serviços ligados Z.E.,contacte o Serviço de Apoio ao Cliente tendo na sua posse o comprovativo da compra e solicite a criação de um contrato em seu nome.
A partir da sua aplicação móvel MY Renault, pode preparar um itinerário, identificando as estações de carga mais adaptadas ao seu veículo ao longo de todo o percurso.
Preenchendo as informações do trajeto (nível da bateria, número de passageiros, número de bagagens, etc.), poderá obter uma estimativa de itinerário que simula o tempo de viagem e de carregamento.
Sendo estimado, não é possível garantir a disponibilidade dos pontos de carga no destino.
Para preparar a sua viatura para venda, siga estes passos:
No ecrã R-LINK:
• No ecrã R-LINK, clique no menu para aceder ao menu principal;
• Pressione o ícone Sistema;
• No menu Sistema, clique na seta para a direita e procure o ícone para reposição das definições iniciais;
• Pressione o ícone para iniciar a reposição
Nota: A reposição do sistema irá eliminar todos os seus dados pessoais a bordo (destinos anteriores, rádios memorizadas, dispositivos ligados por Bluetooth, etc.).
A sua viatura está agora pronta para ser vendida. Pode informar o novo proprietário que também pode beneficiar dos serviços conectados Z.E. Descarregue aqui o nosso guia de revenda de serviços conectados Z.E. para o partilhar com o novo proprietário.
Para beneficiar dos serviços conectados Z.E.necessita de um código de ativação. Siga os passos abaixo:
Transfira aqui (a localizar) o nosso guia de serviços conectados Z.E. e o veículo usado, para mais informações.
Para continuar a beneficiar dos seus serviços conectados Z.E., transfira gratuitamente a aplicação MY Renault na App Store ou em Google Play; Para aceder aos seus serviços, basta seguir estes passos:
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