o princípio da tecnologia E‑Tech hybrid
A Renault optou por desenvolver 2 tecnologias: a tecnologia E-Tech full hybrid, para os automóveis híbridos não recarregáveis, e a E-Tech plug-in hybrid, para os automóveis híbridos recarregáveis - propondo, assim, automóveis económicos e ecológicos que aliam o prazer de condução è simplicidade do dia a dia.
Têm um funcionamento idêntico, diferindo apenas em 2 elementos:
Designam-se "híbrido em série paralelo", por oferecerem a possibilidade de funcionar nos modos 100% elétrico, híbrido (elétrico + térmico) ou apenas térmico.
Integram 2 motores elétricos e um motor térmico como complemento.
As tecnologias inovadoras integradas no automóvel (caixa de velocidades inteligente, sistema de gestão de energia, travagem regenerativa) permitem aos diferentes motores revezarem-se ou funcionarem em simultâneo, quando necessário. Tal permite otimizar o desempenho e o consumo do automóvel.
As motorizações E-Tech oferecem uma grande capacidade de aceleração, arranques dinâmicos, redução das emissões de CO2 e do consumo de combustível.
Um motor híbrido é composto por 2 motores principais que se revezam ou funcionam em simultâneo para garantir a tração do automóvel. Descubra os diferentes modos de tração:
tração elétrica
No arranque, o motor elétrico apenas aciona as rodas, pelo que o consumo de combustível é inexistente. Arrancar sempre em silêncio e circular a uma velocidade de até 130 km/h e durante até 5 minutos no modo totalmente elétrico, consoante o seu estilo de condução e os modelos.
tração híbrida
Este modo implica a utilização simultânea das duas fontes de energia para a tração do automóvel.
No caso de uma condução dinâmica, o motor a gasolina auxilia o elétrico para manter o desempenho. Os dois motores trabalham em conjunto, para aumentar a potência do seu automóvel. Trata-se, aqui, de um funcionamento híbrido em paralelo.
Em determinados casos, quando a bateria está fraca, os 2 motores funcionam ao mesmo tempo, mas apenas o motor elétrico assegura a circulação. Neste caso específico, a gestão eletrónica ativa o motor térmico para otimizar o consumo global e regenerar a bateria. Trata-se, aqui, de um funcionamento híbrido em série.
tração térmica
Quando o motor térmico funciona sozinho, é solicitado na sua rotação ideal, para acionar as rodas do automóvel e para carregar a bateria. O consumo global do automóvel é otimizado, e a energia suplementar é armazenada, o que permite renovar a circulação elétrica.
de uma tração para outra
É possível passar de um modo de tração para outro de duas formas:
a bateria dos automóveis híbridos simples
carrega-se apenas enquanto circula, graças à energia cinética. Estes automóveis não requerem ligação à corrente elétrica, pois dispõem de um sistema que recupera energia ao travar e ao desacelerar. Isto basta para recarregar totalmente a bateria.
as bateria dos automóveis híbridos recarregáveis
é carregada sobretudo através da ligação do automóvel à corrente elétrica, mas também enquanto este circula (possibilidade de cerca de 10% do carregamento). Os automóveis híbridos recarregáveis integram uma portinhola adicional que permite carregar totalmente a bateria.
E-Tech full hybrid
Automóveis compostos por 2 motores elétricos e um motor térmico, que se carregam enquanto o automóvel circula e permite circular no modo 100% elétrico durante até 80% do tempo (ciclo WLTP urbano).
E-Tech plug-in hybrid
Automóveis compostos por um motor térmico e 2 motores elétricos com a possibilidade de carregamento da bateria, que permitem um tempo de circulação 100% elétrica durante até 50 km em utilização mista (ciclo WLTP correspondente a diversos tipos de estrada).
A alternância entre as trações elétrica, híbrida e térmica é automaticamente gerida pelo automóvel, através de um sistema eletrónico incorporado. Este tem em conta três critérios, para oferecer a melhor relação entre desempenho e consumo:
Basicamente, em fase de arranque, em condições de condução estável e de aceleração normal, o automóvel apenas utiliza o motor elétrico. Se for exercida uma pressão mais forte no pedal do acelerador, se a fisionomia do terreno exigir mais potência (por exemplo, no caso de uma subida íngreme) ou se a potência da bateria já não tiver carga suficiente, o automóvel solicita o motor térmico. Este último irá, consoante o caso, complementar o motor elétrico (tração híbrida) ou substituí-lo na totalidade (tração térmica).
Não, isso não é possível.
Um automóvel híbrido continua a mover-se mesmo quando a bateria de tração se encontra sem carga, graças ao motor térmico. No entanto, o contrário não é possível: os modos de tração híbrida e elétrica existem para funcionar em alternância com o modo térmico, mas não para substituí-lo por completo. Se o automóvel ficar sem gasolina, os outros modos de tração apenas poderão assumir o comando por breves instantes e deixam de funcionar.
A bateria elétrica não é solicitada em permanência, já que o motor também funciona também com um motor térmico. O desgaste da bateria é, por conseguinte, muito progressivo e não provoca uma perda de capacidade suficiente para impedir o funcionamento do automóvel.
Além disso, se a bateria for protegida contra temperaturas extremas, nomeadamente contra o frio, poderá durar até ao final da vida útil do automóvel híbrido.
Por outro lado, a bateria de tração de um automóvel híbrido Renault tem uma garantia de 8 anos ou 160 000 km.
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